A atualização de conteúdo útil do Google traz para os usuários exatamente o que eles estão procurando. Ou seja, são atualizações para otimizar a informação que o usuário procura. Dessa forma, uma dessas atualizações aconteceu há pouco tempo, e trouxe algumas novidades consigo.
Sendo assim, é preciso que os criadores de conteúdo se adequem às novas regras do Google. Apesar de não haver necessidade para pânico, saiba que a cada nova atualização, a pesquisa fica mais criteriosa. Portanto, se você quer saber tudo sobre a nova atualização e como se adaptar a ela é só continuar com a gente!
O que é a atualização de conteúdo útil e seus objetivos?
Como dito anteriormente, a atualização de conteúdo útil são alterações no algoritmo que visam otimizar a experiência dos usuários. Sendo assim, o Google anunciou no último mês de agosto uma alteração no algoritmo. Assim, a chamada atualização de conteúdo útil do Google, passou a dar preferência para conteúdos úteis. Ou seja, a atualização foi projetada para exibir materiais com a melhor qualidade possível nos resultados de pesquisa.
Mas o que exatamente é conteúdo útil? Bem, segundo a plataforma de pesquisa Google, é um conteúdo informativo, que dá para os usuários exatamente o que eles estão procurando. Sendo assim, é um conteúdo relevante. Essa atualização, provavelmente, terá um impacto importante nos resultados de pesquisa. Portanto, é imperativo que você aprenda a se adaptar às novas regras.
O que mudou?
A principal mudança causada pela nova atualização é o impacto nos resultados de pesquisa, como dito anteriormente. Atualmente, a plataforma Google disse que a preferência será dada à conteúdos úteis através de outros fatores. Ou seja, se dá prioridade ao bom uso de palavras-chave e backlinks. Além disso, o conteúdo mais relevante e original possível terá prioridade nos resultados da plataforma.
Dicas para os criadores de conteúdo se adequarem à atualização
Faça conteúdo que priorize as pessoas
O principal objetivo da atualização de conteúdo útil é oferecer uma experiência mais satisfatória aos visitantes. Sendo assim, o conteúdo que não atender às expectativas dos usuários, não terá um bom desempenho. Para definir uma maneira eficiente de produzir esse conteúdo, você e sua equipe podem responder algumas perguntas:
- A pessoa que ler seu conteúdo irá sentir que aprendeu o suficiente?
- Existe um público-alvo que acharia o conteúdo útil ao entrar em contato direto com ele?
- Seu conteúdo representa uma experiência com fundamentos e conhecimento?
- Ao lerem seu conteúdo, terão uma experiência satisfatória?
Se a resposta para essas questões for sim, você está trilhando um bom caminho!
Evite pensar nos mecanismos de pesquisa ao criar seu conteúdo
As práticas de SEO, certamente, são recomendadas durante a criação do seu conteúdo. Porém, ao tentar priorizar as pessoas, essas práticas não devem ser o foco de sua equipe no momento da criação. O ideal é escrever de uma maneira que as pessoas compreendam seu conteúdo, sem desrespeitar as principais regras.
E aí, conseguiu entender tudo sobre a nova regra da Google? Então fique ligado nesses artigos:
Redação para SEO: o guia definitivo conforme o Google
SEO x SEM: conheça as diferenças entre as estratégias
Links Internos: o que são, por que usar e 7 dicas de SEO
Fontes: Imma, Webshare, Central da Pesquisa Google