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Produtos intangíveis

Produtos intangíveis: saiba o que são e como vendê-los

Um produto se define como algo que passa por uma produção, que é feito com uma finalidade. No comércio, os produtos são itens tangíveis ou intangíveis, que satisfazem a necessidade dos consumidores. Dessa forma, é um conjunto de atributos, ou um serviço, ou um item, que apela para os desejos das pessoas.

Contudo, hoje nós iremos falar especificamente sobre os produtos intangíveis. Como foi dito anteriormente, os produtos se referem a itens e serviços. Dessa forma, os produtos intangíveis são caracterizados majoritariamente por serviços. Assim, existe uma certa dificuldade em vender esse tipo de produto. Porém, estamos aqui para te mostrar tudo sobre essa questão! Vamos lá?

O que são os produtos intangíveis?

Como já ressaltamos anteriormente, produtos são uma espécie de benefício, fornecido para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. O foco aqui são os produtos intangíveis, mas para compreender melhor o que é um produto intangível, precisamos primeiro falar dos produtos tangíveis.

Os produtos tangíveis são itens materializados que os consumidores conseguem visualizar. Ou seja, são objetos que todos conseguem observar o design, a embalagem, as cores, tamanho e outros detalhes. Dessa forma, é algo que você consegue expor em uma vitrine, tocar e experimentar.

Já os itens intangíveis são exatamente o oposto disso. Sendo assim, não é algo físico, não pode ser tocado, visto ou experimentado antes de ser adquirido. Dessa maneira, apenas se reconhece o valor da mercadoria após a prestação de serviço. Vamos ver alguns exemplos?

Produtos tangíveis:

  • imóveis;
  • itens de vestuário;
  • alimentos;
  • livros;
  • eletrodomésticos;
  • carros.

Produtos intangíveis:

  • consultorias;
  • agências de marketing;
  • assinaturas de streaming;
  • consultas médicas;
  • shows de música;
  • produtos digitais.

Como tornar os produtos intangíveis mais tangíveis?

Uma das maiores dificuldades do comércio de produtos intangíveis é o fato de que, se a pessoa não consegue ver o valor do produto previamente, ela tende a não consumir. Dessa maneira, o primeiro passo é começar agregando o devido valor ao produto. Sendo assim, estimular o cliente é uma forma de tangibilizar o seu serviço.

Serviços devem ser vendidos como experiências, momentos. Portanto, o cliente precisa ser convencido a comprar o que está sendo oferecido, sem saber de fato o que é. Uma dica é fornecer um gostinho do serviço, como uma consultoria prévia, para que o consumidor entenda o que você está oferecendo.

Dicas para vender produtos intangíveis

Preço

Uma das principais formas de vender é mostrar para o cliente que a experiência que ele vai ter com você não será encontrada em nenhum outro lugar. Dessa forma, ele sentirá que o valor que será pago está sendo valorizado. Uma das abordagens mais clássicas é a “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”. Ou seja, caso o serviço não esteja de acordo com o oferecido, a empresa está disposta a devolver o dinheiro.

Equipamentos

Os clientes se mostram interessados em diversos aspectos das empresas. Um deles são os equipamentos. Caso sejam de qualidade, isso pode ser um atrativo a mais para os clientes. Um exemplo são os salões de beleza. Ou seja, se os equipamentos são profissionais e de boa qualidade, o valor agregado acaba sendo superior ao de um salão que usa equipamentos populares.

Funcionários

Já que os consumidores não tem a oportunidade de visualizar os elementos dos produtos, uma boa ideia é fazer com que os funcionários sejam “a cara” da empresa. Assim, eles precisam repassar a mensagem da empresa. Além disso, é interessante que eles usem uniforme, para sempre identificados. O modus operandi para atendimento e abordagem também devem ser padronizados.

Identidade visual

Essa talvez seja a dica mais importante de nossa lista. Como não é possível visualizar detalhes importantes dos seus serviços, é preciso que você desenvolva uma identidade visual condizente com a qualidade dos seus serviços. Por exemplo, uma firma de advocacia geralmente usa cores sólidas para demonstrar credibilidade. Agora, uma empresa do segmento infantil usa cores alegres para ajudar na identificação.

E aí, gostou de saber mais sobre os produtos intangíveis? Então se liga nesses artigos:

12 dicas de produtividade para aumentar o rendimento no trabalho

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Marketing promocional: o que é e como tornar a estratégia eficaz

Fontes: Pedro Luiz Santiago Ferreira – LinkedIn, Yard, Naked Nuts

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