As diretrizes do TikTok são um conjunto de normas que tem como objetivo estabelecer um espaço seguro e acolhedor para todos os usuários da rede social. A princípio, a ideia é que a segurança, a diversidade, a inclusão e a autenticidade sejam pilares da comunidade. Garantindo, assim, que todos tenham uma boa experiência.

Como funciona?

Através de um controle proativo que combina tecnologia com moderação humana, o TikTok remove qualquer conteúdo que viola as diretrizes da plataforma. A rede social também disponibiliza ferramentas para que os usuários denunciem as ações que desrespeitam essas regras.

Quais são as diretrizes do TikTok?

O TikTok define como menor qualquer pessoa com menos de 18 anos de idade. Nesse sentido, qualquer conteúdo que apresente abuso, exploração ou perigo de menores, constitui violação da plataforma e é removido quando identificado.

1 – Segurança de menores

A plataforma proíbe conteúdos que apresentem, promovam, normalizem ou exaltem atos perigosos que possam resultar em lesões graves ou morte.

2 – Atos e desafios perigosos

Proibidas publicações que apresentem, promovam, normalizem ou exaltem atividades que possam induzir a suicídio, automutilação ou transtornos alimentares.

3 – Suicídio, autolesão e transtornos

A plataforma não permite nudez, pornografia ou conteúdo sexualmente explícito.

4 – Nudez e atividades sexuais de adultos

O TikTok não tolera que membros da comunidade sofram constrangimento, bullying ou assédio.

5 – Bullying e assédio

A rede social não permite conteúdos que contenham discurso de ódio ou envolvam comportamento de ódio.

6 – Comportamento de ódio

O TikTok não autoriza que pessoas utilizem a plataforma para ameaçar ou incitar violência. Promover organizações, indivíduos ou atos de extremismo violento, também é proibido.

7 – Extremismo violento

Atividades que possam prejudicar a integridade da plataforma ou a autenticidade dos usuários não são permitidas.

8 – Integridade e autenticidade

É proibido negociar e utilizar determinados bens regulamentados, bem como promover ou facilitar atividades criminosas, incluindo a exploração de seres humanos.

9 – Atividades ilegais

Embora a plataforma celebre a criatividade, ela não aprova conteúdos que promovam, normalizem, ou exaltem a violência e o sofrimento extremo.

10 – Conteúdo violento e explícito

A plataforma remove conteúdos que violem os direitos de propriedade intelectual de terceiros.

11 – Violação de direitos autorais

O TikTok não permite que os usuários acessem a plataforma usando métodos não autorizados, ou através de dados comerciais ou pessoais obtidos de forma indevida. Também é proibido qualquer tentativa de prejudicar ou abusar da segurança, integridade ou confiabilidade da plataforma e dos seus produtos e serviços.

12 – Segurança da plataforma

Desde que não violem leis locais, são permitidos os seguintes tipos de conteúdo: 1 - Promoção de cirurgias cosméticas para menores; 2 - Acrobacias e esportes perigosos; 3 - Conteúdo sexualizado; Entre outros. No entanto, esses conteúdos não são elegíveis para recomendação.

13 – Elegibilidade para o feed “Para você”

O que evitar?

A plataforma proíbe conteúdos que envolvam exploração sexual de menores; comportamento de aliciamento; nudez; atividade sexual; danos físicos e psicológicos; crimes contra crianças. E quaisquer outras atividades prejudiciais para menores.

1 – Conteúdo com abuso sexual infantil

Evite publicações que apresentem comportamentos perigosos ao dirigir um veículo; que promovam a ingestão de substâncias não destinadas ao consumo; e que descrevam instruções sobre como realizar uma atividade perigosa.

2 – Má utilização de objetos perigosos

É uma infração grave publicar conteúdos que forneçam instruções sobre como cometer suicídio e praticar autolesão; e que normalizem comportamentos perigosos de perda de peso associados a transtornos alimentares.

3 – Suicídio, autolesão e transtornos

A plataforma não permite atividades que apresentam exploração sexual; nudez; e atividade sexual envolvendo adultos.

4 – Conteúdo sexualmente explícito

O TikTok identifica e barra de forma imediata qualquer comportamento abusivo, incluindo assédio sexual e ameaças de hackeamento.

5 – Conteúdo que insulte ou deprecie 

Em suma, a rede social bane a conta dos usuários responsáveis por ataques e insultos com base em atributos protegidos.

6 – Conteúdo com discurso de ódio

O TikTok bane conteúdos que elogiem, promovam, exaltem ou apoiem atos violentos; organizações; e indivíduos extremistas.

7 – Ameaças ou incitação de violência

Em síntese, a rede social não permite vender/comprar curtidas e seguidores; ou se passar por outra pessoa/organização.

8 – Spam e interações falsas

A plataforma proíbe informações enganosas e comportamentos inautênticos coordenados, como usar contas para influenciar e mudar a opinião pública.

9 – Não publique informações enganosas

Não publique conteúdos que envolvam: Atividades criminosas; Armas; Drogas; Substâncias controladas; Álcool; Tabaco; Fraudes e golpes; Jogos de azar.

10 – Atividades que violem leis

Em síntese, não publique restos humanos desmembrados, mutilados, queimados ou carbonizados; violência física, brigas ou tortura no mundo real.

11 – Mortes ou acidentes explícitos

Publicações que violem os direitos autorais, as marcas registradas ou outros direitos de propriedade intelectual.

12 – Não infrinja os direitos autorais

É proibido criar versões enganosas da plataforma, assim como distribuir arquivos que contenham vírus; usar scripts automáticos e dar acesso às credenciais da sua conta a terceiros.

13 – Acesso de forma não autorizada

Ou seja, entenda que, desde que não violem leis locais, certos conteúdos podem ser buscados e visualizados nos feeds “Seguindo”, mas não são elegíveis para recomendação.

14 – Respeite o sistema de recomendação