Quer saber como criar um infoproduto e como lucrar com ele?
Hoje, nós vamos te ensinar a criar um infoproduto do zero, e te mostrar quais são as principais estratégias para ganhar dinheiro através dele.
Mas, antes disso, vamos nos atentar à sua definição.
O que é um infoproduto?
Um infoproduto é um produto digital focado em levar informação e conhecimento. Ele pode ser distribuído de forma gratuita ou paga na internet, e é uma excelente alternativa para aumentar a sua renda.
Isso porque, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, sete dos 15 negócios mais promissores para 2022 estão 100% no digital. O infoproduto faz parte desse grupo, o que nos permite afirmar que investir nesse segmento é bastante promissor.
Entre os principais tipos de infoproduto estão os eBooks; podcasts; audiobooks; vídeo-aulas; programas de mentoria online etc.
A princípio, o infoproduto oferece vantagens como a possibilidade de atuar com diferentes tipos de produto e meios de consumo; e a facilidade de realizar vendas em escala.
Quanto custa fazer um infoproduto?
Segundo a Assessoria Digital, o preço de lançamento de um produto ticket baixo, como um eBook, pode variar de R$ 27 a R$ 197.
Por sua vez, o valor de lançamento de um produto ticket médio, como um curso online, varia de R$ 197 a R$ 797.
Por fim, o preço de lançamento de um produto principal, como um curso completo, pode variar de R$ 997 a R$ 2597.
Contudo, é importante lembrar que, independentemente de suas escolhas, criar um infoproduto quase sempre é muito mais barato do que criar um produto físico parecido.
Como vender um infoproduto?
Antes de tudo, é preciso ter um planejamento e uma visão estratégica.
Nesse sentido, além de definir o seu nicho de mercado, é necessário conhecer e estudar o seu público-alvo.
Dessa forma, é possível criar estratégias efetivas para construir uma audiência qualificada.
Entre as estratégias que podem ser aplicadas estão a construção de sites; o envio de email marketing; e a divulgação através das redes sociais.
Quais são os infoprodutos que mais vendem?
Os infoprodutos que mais vendem são os:
1 – eBooks
A princípio, os eBooks são uma ótima alternativa para quem quer começar a investir em produtos digitais.
Isso porque eles são mais fáceis de criar e comercializar.
Nesse sentido, escolher o conteúdo certo e tomar cuidado com a questão visual desse produto pode te gerar bons resultados.
Para isso, seja criativo e aposte em inovação.
2 – Webinar
Entre as principais possibilidades de webinar estão as aulas online e as mentorias coletivas.
Porém, apesar de o webinar ser uma boa opção, você precisa, primeiro, ficar atento à ao seu público, pois esse formato exige que você já tenha uma audiência qualificada.
3 – Curso online
O curso online é, sem dúvidas, um dos tipos de infoproduto que mais têm sucesso.
Contudo, ele exige bastante esforço e dedicação.
Dessa forma, se você tem muito conhecimento sobre algum tema e possui disciplina para compartilhá-lo, esse produto pode ser recompensador.
Em síntese, as atividades que envolvem a criação de um curso online são o planejamento das aulas; a produção de conteúdo; a elaboração de estratégias de venda; e a escolha de uma boa plataforma para hospedar o curso.
4 – Serviço por assinatura
Produtos digitais que oferecem conteúdo exclusivo apenas para membros são uma ótima forma de instigar o seu público a realizar a assinatura.
Isso porque, na internet, fazer parte de uma comunidade é o que mais engaja.
Desse modo, ofereça um conteúdo de valor e o atualize com frequência.
5 – Mentoria
A mentoria é ideal para as pessoas que são especialistas em algum assunto. Ela pode ser feita tanto individual como em grupo.
Uma dica é propor uma sessão gratuita para ativar o gatilho da reciprocidade.
Como criar um infoproduto do zero?
Para criar um infoproduto do zero:
1 – Conheça o seu público
Isto é, defina o nicho do seu infoproduto; o seu público-alvo; e tenha em mente quais são as suas principais dificuldades e desejos.
Além disso, uma boa dica é fazer uma pesquisa por palavras-chave.
2 – Crie pontes para a audiência
Em síntese, o infoproduto precisa ser a ponte entre a posição atual do seu cliente (com a dor que ele tem hoje); e a posição onde ele pretende chegar (com o problema resolvido).
3 – Faça uma coprodução
Caso você não consiga resolver as dores do público-alvo apenas com seu conhecimento, fazer uma coprodução pode ser uma boa saída.
Ou seja, convide especialistas de outras áreas para enriquecer o seu produto.
4 – Defina o nome do produto
A princípio, os nomes de um infoproduto podem ser descritivos; sugestivos; e arbitrários.
Os nomes descritivos dizem exatamente qual é a promessa do seu produto; enquanto os nomes sugestivos sugerem com originalidade qual é a sua promessa.
Por fim, os nomes arbitrários não deixam claro qual é a promessa do produto, o que gera curiosidade.
No entanto, esse tipo de nome é mais indicado para o infoprodutor que já tem uma certa autoridade.
5 – Defina o formato do infoproduto
Para isso, leve em consideração o que será preciso para produzir o infoproduto.
Por exemplo, se você escolher um formato de podcast, se atente à gravação e à edição. Por sua vez, se você pretende solucionar uma dor mais simples, talvez o eBook seja ideal.
6 – Defina o preço do produto
Para definir o preço do produto, pense no quanto seu público-alvo está disposto a pagar para ter seus problemas solucionados.
Em seguida, avalie os concorrentes.
Por fim, considere a sua margem de lucro com cada venda.
7 – Crie uma proposta de valor
O seu produto precisa proporcionar ao cliente a sensação de que ele é a melhor solução para o seu problema.
Dessa forma, crie uma proposta de valor.
Quais são as melhores plataformas para infoprodutos?
As melhores plataformas para lançar o seu infoproduto são:
1 – Hotmart
A Hotmart é uma plataforma para quem quer vender, promover ou comprar cursos online, vídeos, assinaturas, e-books etc.
Nesse sentido, ela é uma boa escolha para quem quer ensinar o que têm de melhor.
2 – Monetizze
Em síntese, essa plataforma trabalha com dois modelos de negócio: produtores e afiliados.
Contudo, ela não é exclusiva para infoprodutos.
3 – HeroSpark
Na HeroSpark você pode concentrar desde a sua estratégia de marketing, até o recebimento dos pagamentos pelas vendas.
Além disso, a plataforma tem checkout exclusivo, o que garante mais segurança e agilidade.
Qual é a principal vantagem dos infoprodutos?
A vantagem principal dos infoprodutos está ligada à quantidade de investimento.
Isso porque eles permitem um único investimento em produção.
Dessa forma, após produzi-los, a sua única tarefa será a divulgação.
Nesse sentido, os infoprodutos possuem um potencial escalável que podem aumentar o seu faturamento, sem aumentar as despesas.
Quanto ganha um infoprodutor?
Infoprodutores de produtos de ticket alto ganham uma média de R$ 300 mil no mês, ou até mais.
Isso porque existem cursos e treinamentos que custam 5, 6 ou até 10 mil reais.
Nesse sentido, os ganhos mensais podem variar, pois eles dependem do preço final do infoproduto e de como será o fluxo de vendas.
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