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8 dicas de como fazer Gerenciamento de Instagram [2022]

8 dicas de como fazer Gerenciamento de Instagram

O gerenciamento de Instagram é a forma que um usuário organiza as suas atividades dentro da rede social.

Nesse sentido, gerenciar a plataforma envolve ações como agendamento de publicações; resposta de mensagens e comentários; e acompanhamento dos resultados de campanhas por meio de métricas.

Desse modo – para essas tarefas – o trabalho humano é essencial, uma vez que o contato direto com o público exige habilidades que ferramentas robóticas não possuem.

No entanto, isso não descarta o uso dessas ferramentas como forma de auxílio.

De forma geral, uma boa estratégia de marketing demanda um bom gerenciamento das redes sociais.

Isso porque, através do monitoramento, é possível entender o comportamento do público.

Consequentemente, descobrir as preferências desses usuários e traçar uma estratégia eficiente para se comunicar com eles se tornará uma tarefa mais simples.

Em síntese, o gerenciamento de Instagram é fundamental para a criação de estratégias de comunicação eficientes.

Além disso, ele é importante para a geração de leads e fidelização de clientes já potencializados.

Por que o gerenciamento de Instagram é importante?

O gerenciamento de Instagram é importante porque, através da análise de algumas métricas, ele permite que a sua empresa trace objetivos e metas; e conheça os seus concorrentes; leads e consumidores.

Desse modo, é preciso que você tenha em mente quais métricas são mais importantes para o seu negócio, como por exemplo, o alcance e o engajamento das publicações; a taxa de cliques etc.

Nesse sentido, o gerenciamento de Instagram pode ser interpretado como uma forma de análise do mercado e da própria empresa na plataforma.

No entanto, essa atividade demanda tempo e dedicação.

Por isso, é necessário investir em profissionais destinados especificamente para essa função.

O que faz o profissional que é responsável pelo gerenciamento de Instagram?

As principais funções do profissional ou agência responsável pelo gerenciamento, são:

  • Agendar postagens (feed, stories, Reels ou IGTV);
  • Responder os comentários dos clientes/leads feitos nas publicações;
  • Monitorar a concorrência e os assuntos do momento;
  • Conversar com os seguidores através do Direct;
  • Buscar parcerias;
  • Realizar campanhas;

Além disso, o profissional também pode ficar responsável por analisar o mercado de influenciadores e traçar objetivos de campanhas junto a estes influenciadores.

Dicas de como fazer gerenciamento de Instagram

Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar na hora de gerenciar o Instagram:

1 – Defina quais métricas são mais importantes para o seu negócio

Ter essas métricas em mente é uma grande vantagem para quem pratica o gerenciamento de Instagram.

2 – Evite atritos

Um posicionamento errado ou mal interpretado pode acabar com a reputação da sua empresa.

Dessa forma, tome bastante cuidado ao gerenciar.

3 – Não ignore comentários negativos

Em síntese, eles devem ser encarados como um feedback relacionado a algum erro da sua empresa.

4 – Não dê respostas genéricas

Esse tipo de resposta dá a impressão de que um robô está respondendo.

Nesse sentido, é importante falar de uma maneira humanizada e preocupada em melhorar o atendimento.

5 – Escolha uma boa ferramenta de gerenciamento

Ou seja, opte por uma ferramenta que seja funcional e que conte com uma central de atendimento que possa te ajudar com retorno rápido.

Contudo, verifique se o custo dessa ferramenta é coberto pelos ganhos com os clientes ou se dá prejuízo.

6 – Monitore palavras-chave

As palavras-chave são as frases e expressões mais utilizadas nas barras de busca dos mecanismos de pesquisa.

Dessa forma, você pode integrar a busca por palavras-chave no seu gerenciamento de Instagram para entender quais são os assuntos mais buscados dentro do seu segmento de atuação.

7 – Conte com a ajuda de uma agência especializada em gestão de redes sociais

Como foi dito anteriormente, o gerenciamento de Instagram demanda tempo e dedicação.

Por isso, o ideal é investir em profissionais destinados especificamente para essa função.

8 – Acompanhe os resultados das suas campanhas

Com isso, é possível identificar erros e acertos de postagens, vendo qual tem maior tendência de gerar engajamento.

Gostou das dicas?

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Fonte: Agência Imma

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