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Tráfego pago no Instagram: o que é e como fazer? [2023]

Tráfego pago no Instagram: o que é e como fazer? [2023]

Sabia que o Instagram é uma ótima ferramenta para o seu negócio? Você já deve ter encontrado algum anúncio enquanto via stories ou assistia reels, daí talvez tenha se perguntado como esses anúncios surgiam. O tráfego pago no Instagram é possível de fazer por meio de um investimento que impulsiona publicações através do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Então além de elevar o patamar da sua marca, essa estratégia também aumenta o alcance das suas postagens para chegar até a sua audiência qualificada e gerar leads, conversões e vendas.

Se você quer adquirir mais clientes e melhorar seus resultados, então continue a leitura e descubra com a gente como esse investimento pode ser uma ótima opção para o seu negócio.

O que é o tráfego pago no Instagram?

Tráfego pago é uma estratégia de marketing pay-per-click utilizada nas redes sociais para criar publicações chamativas não intrusivas direcionadas para alcançar um público alvo que ainda não te segue.

É assim chamado por exigir um investimento financeiro para que o conteúdo escolhido pela marca seja colocado em destaque na plataforma e impulsionado para potenciais interessados, de acordo com métricas analisadas pela rede em relação ao seu público orgânico, e se baseia em informações como demografia, faixa etária, gênero e interesses.

No Instagram, funciona da mesma forma. Suas publicações podem ser patrocinadas por meio da ferramenta da Meta (antigo Facebook). Conhecer seu público é apenas parte da construção do anúncio. Por meio dessa análise é que se decide como ajustar a linguagem e a forma que seu impulsionamento tomará. A partir disso, de acordo com a análise mais contas poderão ser alcançadas. Outra coisa importante é que você também pode optar por promover um conteúdo já existente.

Como fazer campanhas de tráfego pago no Instagram?

Para gerar tráfego pago no Instagram, você conta com duas formas disponíveis: o Instagram Ads, acessando pelo próprio aplicativo, e o Facebook Ads, que pode ser encontrado dentro do Meta Business Suite, uma espécie de gerenciador de negócios da empresa Meta, antigo Facebook.

Então o primeiro passo para criar anúncios no Instagram é definir o objetivo da criação da campanha. Qual a sua meta? Alcançar mais pessoas? Diversificar seu público? Divulgar um novo bem ou serviço? Com a resposta em mãos, crie a publicação que você deseja impulsionar. Dessa forma, além de ter em consideração o público-alvo e o objetivo do anúncio, sua marca economiza tempo e reduz custos, afinal, não desperdiçará recursos tentando alcançar alguém fora da sua audiência.

Além disso, considerando o direcionamento atual do mundo para a interação por meio da tecnologia, essa abordagem se mostra altamente eficaz para alcançar resultados significativos em seu negócio.

No entanto, utilizar táticas persuasivas com muito suspense, apenas revelando informações sobre o produto no final, não é a dinâmica ideal para essa plataforma. Isso ocorre porque a era digital e as redes sociais têm cultivado uma preferência por conteúdos rápidos, claros e objetivos. Portanto, o mesmo princípio se aplica à forma como você deve criar impulso em sua presença no Instagram: é essencial deixar claro que o conteúdo pertence à sua marca desde o início.

1. Pelo Instagram Ads

Para criar um anúncio pelo Instagram, você precisa alterar a sua conta pessoal para uma conta do tipo comercial, ou criar uma nova. Perfis pessoais não são qualificados para utilizar o recurso.

Feito isso, nas configurações acesse Ferramentas para anúncios. Selecione a publicação desejada ou crie uma nova para promover. Selecione a meta, no menu de informações do canto superior direito você consegue saber detalhes sobre cada uma. Em Avançar > Categoria de anúncio especial > Crie o seu, você definirá a sua audiência e outras informações relevantes.

Agora chegou o momento de definir duração e orçamento, vincular a forma de pagamento e conferir se está tudo de acordo com o pretendido. Então é só clicar em Turbinar publicação e pronto!

2. Pelo Facebook Ads

Pelo Facebook Ads, o caminho será um pouco diferente. Por meio do Meta Business Suite, acesse sua conta de anúncios. Antes de definir a rede social para qual o anúncio será destinado (as opções são Facebook e Instagram), escolha os objetivos.

Um aspecto importante é o de que a plataforma divide seu anúncio em três partes, ou passos: a campanha é onde você define o objetivo, o orçamento e leilão; conjunto de anúncios define sua audiência, otimização e cronograma; e por fim, anúncio onde você define se o que será mostrado para o usuário final será imagem ou vídeo.

Quais são as vantagens de investir no tráfego pago no Instagram?

Anunciar no Instagram tem muitas vantagens. Configura algumas abaixo.

1. Segmentação de público

A ferramenta de anúncios do Instagram é extremamente poderosa. Isso porque, além de contar com um rico banco de dados de usuários próprios, a plataforma divide o mesmo banco de informações que o Facebook e o WhatsApp juntos, o que permite segmentar de forma mais detalhada a sua audiência.

2. Resultados rápidos

O tráfego pago no Instagram oferece resultados imediatos. Isso acontece porque o anúncio pago é enviado diretamente, e no momento certo, para as pessoas que se interessam por seu produto ou serviço.

3. Pixel de rastreio

O “pixel da Meta” permite o rastreamento comportamental de um usuário dentro de sua página na web. Isso significa que você tem acesso às informações exatas que levaram ao clique e potencial conversão daquele prospect.

Além disso, o pixel permite que você crie listas de visitantes em páginas específicas do seu site e faça remarketing ao utilizar os dados de segmentação em suas futuras campanhas.

4. Alcance alto e direcionado

O alcance dos produtos ou serviços anunciados através do tráfego pago é notável. Isso porque ao surgir no feed, stories e explorar do Instagram para potenciais clientes, então você tem mais chances de mostrar que a sua marca tem exatamente aquilo que eles buscam.

5. Estabelecer conexão com usuários

Uma importante característica do Instagram é as diversas possibilidades de se comunicar com o usuário. Sendo assim, você pode criar uma conexão ao responder a um comentário no seu post, ao responder mensagem no direct e mais.

6. Expansão de negócio

Uma outra vantagem dessa plataforma é que ela permite expandir o negócio. Quanto mais pessoas conhecerem o seu produto, mais a sua empresa vai expandir.

Quanto custa campanhas de tráfego pago no Instagram?

A plataforma pede um valor mínimo a ser investido de 1$ dólar por dia, o que dá, em média, entre R$ 5,12 e R$6,00, a depender da cotação, ou ainda de 29$ dólares ao mês, mais taxas para ambas modalidades.

Ao criar uma publicação promovida, você insere um valor e um tempo que pode investir e a própria ferramenta fará o cálculo de quanto será impulsionado por dia para que seu conteúdo seja entregue e o marketing gere retorno para você.

As formas de pagamento são variadas, para facilitar o processo, que pode ser efetuado pela Meta Business Suite e pelo próprio Instagram. Basta acessar as configurações de pagamento e contratar, via PIX, cartão de crédito, débito, PayPal ou boleto.

9 dicas para otimizar suas campanhas de tráfego pago

Para conseguir tirar o máximo proveito da ferramenta de anúncios do Instagram e impulsionar a sua marca, confira essas dicas que preparamos para você:

Copywriting

Você deve conhecer o conceito de copy, certo? É uma forma de escrita persuasiva direcionada à converter o interlocutor. Criar um texto envolvente que entregue o valor de seu produto ou serviço no primeiro impacto é essencial. E com poucas linhas para trabalhar, não será difícil.

Call to Action

Não esqueça de chamar o potencial cliente para conferir mais sobre o que você está oferecendo. Com as CTAs certas para cada objetivo, as chances de conversão são bem maiores. Então não negligencie a chamada para a ação, pois fazê-la do jeito certo pode fazer a diferença entre uma redução de custos significativa e o prejuízo.

Conheça a concorrência

Pesquise e saiba o que seus concorrentes estão oferecendo. Isso não é errado. A própria ferramenta do Meta Business Suite permite fazer isso.

Ao acessar a conta de seu concorrente, em Transparência da página, lá no final, tem a opção de ver mais e anúncios ativos. Quase tudo fica visível para o público, exceto as métricas de performance do anúncio, já que ter todo o trabalho de segmentar para vir outra pessoa tomar sua audiência seria bem chato, certo?

Estimule a interação em publicações

Isso pode ser feito através de curtidas, comentários e compartilhamentos dos seus posts. Procure ficar mais próximo dos usuários, com publicações divertidas e descontraídas.

Use a bio do Instagram

Apesar de a Bio do Instagram ser uma ferramenta que limita falar um pouco mais sobre o seu negócio, você pode ir além reunindo informações e disponibilizando em um link de acesso. Isso é importante para que os usuários conheçam um pouco mais sobre a sua empresa.

Crie conteúdo de relevância

Esteja atento às curiosidades do seu público e aumente os esforços para que o seu conteúdo agregue valor na vida dos seus clientes.

Use Hashtags

Escolha Hashtags que estejam relacionadas ao seu perfil de negócio para aumentar a visibilidade e engajamento do seu perfil.

Monitore diariamente

Monitorar sua performance diariamente é essencial. Então entre o risco de configurar errado ou alcançar poucas pessoas, melhor analisar todos os dias para saber se o seu investimento se sustenta, não é? Se o alcance está baixo, pode ser que sua segmentação esteja muito restrita. Se a taxa de conversão está abaixo do esperado, então há algo errado com o criativo de seu anúncio. Para evitar prejuízos financeiros e de imagem, monitore sempre seus anúncios, independente da quantidade lançada.

Tenha uma boa página web

A Meta sempre busca implementar cada vez mais melhorias, e isso inclui o destino dos usuários. Se a página para a qual sua rede direciona não segue os protocolos adequados de segurança, como o https://, ou é mal otimizada, com carregamento lento, entre outros pontos problemáticos, a possibilidade de sofrer shadowban por parte da plataforma é bem alta. Isso porque a rede prefere impedir seus usuários de terem más experiências, e barrar destinos ruins é a única forma que encontra para fazer isso.

E o que é e como funciona o tráfego orgânico?

Oposto ao tráfego pago, o tráfego orgânico é todo tipo de acesso gerado de forma natural e gratuita. Ocorre de forma lenta, porém espontânea. Alcança principalmente a sua própria audiência, composta por seguidores, e são eles os principais responsáveis por divulgar seu conteúdo a terceiros.

Para ser efetivo no tráfego orgânico, adote medidas de divulgação persuasiva. Postagens com copys, CTAs, links na bio – se houver mais de um, opte por encurtadores ou landing pages como as criadas pelo smartlink linktree – e links nos stories por meio de stickers são algumas formas de aumentar seu tráfego orgânico.

Vale a pena investir em tráfego pago no Instagram?

Como já conferimos, investir em tráfego pago no Instagram pode ser algo bom ou ruim. Isso porque as chances de errar alguma configuração e desperdiçar recursos existe.

Porém, você também viu que o Instagram conta com um dos melhores bancos de dados do mundo, o que permite uma segmentação bem detalhada e direcionamento inteligente. Logo, se você precisa divulgar a sua marca e alcançar mais da sua audiência, a ferramenta com certeza é um investimento rentável para você!

Gostou de saber como usar o Instagram para impulsionar o seu negócio? Então aproveite para compartilhar essa postagem com alguém que também gosta do tema.

Além de divulgar produtos e serviços, aproveite para conhecer mais sobre o Instagram Shopping e vender ativamente na plataforma.

Fonte: Ecommerce na prática Gravity SEBRAE Anota.Ai Acelera Perfomance Leadster

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