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CPL no marketing digital: significado, como utilizar e otimizar

CPL no marketing digital: significado, como utilizar e otimizar

CPL no marketing digital é a sigla de Custo Por Lead, uma métrica que tem relação direta com o gasto que as campanhas têm a cada lead obtido.

O lead é um cliente em potencial, ele é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta etc.).

Contudo, como nem todo lead se transforma em cliente, o gasto com as campanhas precisa ser baixo o suficiente para manter as margens.

Isso porque, levando em consideração que para fechar um negócio, são necessários vários leads. Custos altos gerariam prejuízo.

Nesse sentido, o CPL é uma métrica extremamente relevante.

No entanto, é preciso saber interpretá-la, e o primeiro passo para isso é separar os leads MQL (contatos para marketing) de SQL (contatos para vendas).

Como calcular o CPL?

A fórmula para calcular o CPL no marketing digital é a seguinte:

CPL = Valor gasto na campanha / número de leads.

Para exemplificar, imagine que a sua empresa criou uma nova estratégia de Marketing de Referência e, para desenvolvê-la e aplicá-la, investiu o valor de 4 mil reais, tendo um retorno total de 3.190 cliques na landing page feita para a ação.

Agora, supondo que essa landing page tenha gerado um total de 429 leads, o cálculo a ser feito é:

CPL= 4.000 (Valor gasto na estratégia) /429 (Número de leads)

CPL= Aproximadamente R$ 9,32.

Ou seja, em média, este é o custo para captar um lead.

Como utilizar e interpretar o CPL?

Primeiro, separe os leads MQL (contatos para Marketing) de SQL (contatos para vendas), para, então, escolher qual deles você vai analisar.

Feito isso, analise a estratégia como um todo.

Isto é, públicos; personas; canais de marketing etc.

Contudo, preste atenção no objetivo de cada elemento na estratégia.

Além disso, é fundamental ter a visão do funil digital para compreender variações do custo por lead e qual o impacto disso na continuidade do funil até a conversão final (venda).

Como otimizar o CPL?

Para otimizar o CPL:

1 – Qualifique o público

Qualificar e ampliar o público, faz com que os algoritmos de inteligência artificial trabalhem com mais flexibilidade.

2 – Aumente o tráfego orgânico

Desenvolva estratégias orgânicas como SEO (otimização para mecanismos de busca), link Building etc. Isso garante uma redução do custo por lead no longo prazo.

3 – Crie uma base qualificada de remarketing

Feito isso, trabalhar este público como fonte primária de conversão de leads.

4 – Revise o destino das campanhas

Ou seja, a argumentação comercial do site ou landing page.

5 – Produza conteúdos que gerem engajamento

Isso porque, com o engajamento, o buscador interpreta que seu conteúdo continua atual e relevante para pesquisas naquele tema.

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Fonte: eKyte; Resultados Digitais; Rock Content

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