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O que é trabalho remoto? [e 4 vantagens]

O que é trabalho remoto? [e 4 vantagens]

O trabalho remoto, também conhecido como home office, é a prestação de serviços feita à distância, isto é, fora da empresa.

Mas, ao contrário do que sugere o termo em inglês, o trabalho remoto pode ser realizado de qualquer lugar, não apenas de casa.

Por que o trabalho remoto é tão popular?

O trabalho remoto já é conhecido e adotado por algumas empresas há algum tempo. No entanto, o advento da pandemia de COVID-19 fez com esse regime de trabalho se tornasse cada vez mais popular.

Isso porque, por motivos de saúde e segurança, ele era a opção mais adequada.

O que muitos empregadores e funcionários não esperavam era que o trabalho remoto fosse tão vantajoso. Com benefícios como tempo de deslocamento reduzido/eliminado; aumento de produtividade etc.

Como funciona o trabalho remoto?

Não existe apenas um sistema de funcionamento para o trabalho remoto, pois ele pode variar de empresa para empresa.

No entanto – de forma geral – para que o trabalho tenha um bom andamento, aspectos como cultura, processos e tecnologia precisam estar alinhados.

Nesse sentido, forças de trabalho remoto bem-sucedidas geralmente apresentam características como:

1 – Conectividade forte e confiável

Isto é, internet rápida e tecnologias móveis que suportam o uso intensivo.

2 – Ferramentas de comunicação e colaboração

Ou seja, aplicativos e plataformas seguros e de alta qualidade para tecnologias como chat, videoconferência; compartilhamento de arquivos; desktops remotos etc.

3 – Cultura saudável

Uma cultura que inspira confiança nos funcionários; que promove um gerenciamento sustentável; e capacita os indivíduos e as equipes a serem bem-sucedidos nesse estilo de trabalho.

Quais são as vantagens do trabalho remoto?

Entre as principais vantagens do trabalho remoto, podemos citar:

1 – Deslocamento reduzido ou eliminado

Os profissionais que trabalham em regime remoto, geralmente, optam por trabalhar de dentro da própria casa; ou de lugares próximos às suas residências.

Dessa forma, eles tendem a gastar menos tempo (e dinheiro) indo e voltando do local de trabalho, e isso permite que eles recuperem um tempo significativo a cada semana.

2 – Continuidade de negócios aprimorada

O trabalho remoto beneficia o planejamento da continuidade de negócios, pois as equipes virtuais costumam ser mais adaptáveis, já que elas não precisam estar no mesmo local para realizar seu trabalho.

3 – Menor necessidade de espaço físico em escritórios

Isto é, quanto mais funcionários trabalhando de forma remota, menor a necessidade de espaço físico no escritório, o que gera economia.

4 – Vantagens de recrutamento e contratação

Se você é um recrutador ou gerente de contratação que opera em um mercado de trabalho local muito competitivo, contratar uma força de trabalho remota pode expandir a sua lista de candidatos potenciais.

Isso porque, como eles não precisam se deslocar, a empresa não precisa oferecer pacotes de realocação caros.

Quais são as principais práticas recomendadas de trabalho remoto?

1 – Diretrizes e políticas claras

Os profissionais precisam entender de forma clara quais são as diretrizes e políticas da sua empresa para aquele regime de trabalho.

Isto é, quais horários seguir? Quais dispositivos e aplicativos são aprovados para uso comercial? Como se mede o desempenho?

 2 – Consolidação da equipe

As equipes são essenciais dentro de uma empresa.

Nesse sentido, para que elas permaneçam sólidas, é importante realizar atividades integradoras, como, por exemplo, reuniões presenciais ocasionais.

3 – Tecnologias de ponta

É preciso investir em boas tecnologias para que as equipes remotas tenham bom desempenho.

Dessa forma, invista em aplicativos confiáveis e fáceis de usar; banda larga de alta velocidade; desktops remotos etc.

Desafios do trabalho remoto

Uma vez que as práticas recomendadas não são seguidas, é natural que os problemas comecem a aparecer. Entre eles, é possível destacar:

1 – Diminuição da produtividade

Sem diretrizes e políticas claras, os funcionários podem perder a motivação e prejudicar a produtividade.

2 – Desconfiança

Observar cada movimento dos funcionários para ter a certeza de que eles estão cumprindo suas tarefas, pode aumentar a ansiedade e diminuir a disposição.

3 – Tecnologia não confiável

Ou seja, conexões de banda larga insatisfatórias, aplicativos não confiáveis, hardware desatualizado etc.

Esses elementos podem arruinar a produtividade de uma equipe.

Qual é a diferença entre trabalho remoto e trabalho de casa?

Enquanto os profissionais do trabalho remoto exercem as suas funções em um local externo ao escritório tradicional – na maior parte do tempo, ou o tempo todo –; o profissional que “trabalha em casa” exerce as suas funções em casa, de forma ocasional, por motivos excepcionais.

Dessa forma, “trabalhar em casa” pode se referir a uma versão temporária ou menos frequente de trabalho remoto.

Como otimizar o trabalho remoto?

Para otimizar o trabalho remoto, é importante adotar algumas rotinas típicas de escritórios tradicionais, como as reuniões.

Elas podem ser feitas por videoconferência, sendo necessário apenas que elas sejam marcadas com antecedência e em um horário adequado para que todos possam participar.

Nesse sentido, também é fundamental que a empresa faça a transição e estruture como irão funcionar as políticas que já são aplicadas no ambiente presencial.

Por fim, é importante lembrar que as avaliações de clientes e feedback entre o chefe e o colaborador devem continuar existindo.

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Fonte: VM Ware; Encontre um Nerd

 

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