O copy para Marketing Digital é a parte principal de uma estratégia de marketing.
Isso porque o conteúdo tem poder de gerar impacto nas pessoas, e isso influencia de forma direta a decisão de compra desses consumidores.
Desse modo, é essencial que o copy para Marketing Digital seja bem elaborado.
Para isso, nada melhor do que a prática, pois é através do exercício da escrita que as ideias surgem e as técnicas são aprimoradas.
Como deve ser o copy para Marketing Digital?
A princípio, a intenção do copy é fazer o leitor converter em alguma ação.
Essa ação pode ser a compra de algum item, ou até mesmo o preenchimento de algum formulário.
Nesse sentido, o texto deve ter objetivos específicos e ser voltado para os consumidores.
Dessa forma, o copy precisa ser persuasivo.
Contudo, jogue limpo, não use dados ou informações que não condizem com a realidade do seu negócio só para atrair o público.
Por fim, adote uma linguagem mais direta e aposte nos gatilhos mentais.
11 dicas de copy para Marketing Digital
Para produzir um bom copy para Marketing Digital, é importante adotar algumas práticas:
1 – Entenda a sua persona
O seu leitor precisa pensar que o texto foi escrito exclusivamente para ele.
Nesse sentido, é preciso entender a sua persona e segmentar os leads. Só assim é possível criar um copy personalizado.
Para isso, olhe dados demográficos dos seus clientes.
2 – Use verbos de ação
Como o próprio nome já diz, os chamados para ação (CTA) exigem verbos de ação, pois eles condicionam o leitor a realizar o que lhe foi oferecido.
Dessa forma, use expressões como “assine aqui”; “baixe agora”; “experimente grátis”; “entre em contato” etc.
3 – Defina a palavra-chave
Quando você tem em mente a palavra-chave do seu texto, o trabalho de atrair o público de forma orgânica fica mais fácil.
Nesse sentido, insira palavras-chave nas postagens do seu blog, tanto ao longo do texto, como no título; intertítulos e url.
Além disso, não esqueça de colocá-las nas suas landing pages; nos anúncios de médias pagas; e nas redes sociais.
4 – Conheça bem o seu produto
Para que a sua escrita flua, entender o produto ou serviço que você oferece é fundamental, pois isso te dá propriedade sobre o assunto.
Dessa forma, busque compreender os detalhes das suas entregas.
5 – Pense como o seu público
Quando as pessoas fazem buscas na internet, elas esperam encontrar uma solução.
Nesse sentido, se coloque no lugar desse público, pense nas principais dores que ele busca resolver e, logo em seguida, crie a solução.
6 – Abandone a impessoalidade
Ou seja, sempre use “você” para se referir ao público.
A ideia é ficar o mais próximo possível das pessoas para não perder a sua atenção.
Por isso, fale diretamente com o leitor.
7 – Use a narrativa de um vendedor
Isto é, ressalte os pontos positivos do produto ao ponto das pessoas se questionarem o que pode acontecer se elas não fecharem o negócio.
Se for possível, traga depoimentos de clientes fidelizados da sua marca.
8 – Use sempre a voz ativa
A princípio, sentenças que possuem voz passiva são mais complexas.
Por isso, para trazer mais clareza ao seu texto, utilize a voz ativa.
9 – Seja direto
Trechos muito longos podem cansar o seu leitor, pois eles não tiram as dúvidas existentes de forma imediata.
Nesse sentido, sintetizar é fundamental.
Em outras palavras, seja direto.
10 – Utilize gatilhos mentais
Estude bem cada gatilho e determine quais são os que mais se encaixam no seu texto – uma vez que não é necessário usar todos eles de uma vez só na sua estratégia.
Os gatilhos de escassez, por exemplo, são os mais comuns no Email Marketing quando o assunto é promoção.
11 – Revise o seu texto
Pode parecer besteira, mas revisar o seu copy é indispensável para ter um projeto de sucesso.
Dessa forma, revise com cuidado tudo o que você produziu e, se possível, também peça para outra pessoa da sua equipe fazer a correção.
Uma boa dica é passar o texto por uma ferramenta de ortografia e gramática.
Gostou das dicas?
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Fonte: Resultados Digitais