O SEO para e-commerce é o processo de otimização que possui o objetivo de colocar uma loja virtual no topo das listas de pesquisa.
Isso significa que investir dinheiro para anunciar a sua página é apenas mais uma opção – uma vez que o processo se dá de forma orgânica.
Além disso, apenas 10% dos cliques são destinados a anúncios.
A maior parte das pessoas clicam nos resultados orgânicos.
Nesse sentido, investir em técnicas de SEO pode ser essencial para o seu e-commerce, pois, quanto mais visitas a sua loja virtual receber, maiores são as chances de o seu número de vendas aumentar.
Quais são as melhores estratégias de SEO para e-commerce?
Para começar a otimizar o seu e-commerce:
1 – Pesquise palavras-chave
Uma lista consistente de termos relevantes para o seu negócio é o ponto de partida a partir do qual todo o resto se desdobrará.
2 – Crie uma URL amigável
Isto é, utilize palavras claras, evite códigos e caracteres especiais e não se esqueça do protocolo SSL, que confere segurança ao seu visitante.
3 – Crie um título e uma descrição atraentes
Essas informações são o seu cartão de visitas.
Isso porque são elas que serão exibidas na SERP.
Por isso, conquiste os seus clientes com um título e uma descrição atraentes.
4 – Hierarquize o seu conteúdo
Em síntese, separar os conteúdos com marcadores H1, H2 e H3, ajuda o crawler a compreender com mais clareza qual é o assunto tratado pela sua página.
Dessa forma, sempre que possível, utilize esses marcadores.
5 – Fique atento às imagens
Isto é, mantenha seus tamanhos sempre abaixo de 100kb e inclua a alt tag descritiva.
6 – Estruture os dados
Os dados estruturados Schema.org também complementam o seu cartão de visitas e fornecem informações mais completas ao seu visitante.
Dessa forma, não deixe essa etapa de lado.
7 – Produza conteúdo para cada etapa da jornada de compra
Ou seja, desde a descoberta do produto até a conclusão do pedido, entregue boas descrições.
Isto é, liste os benefícios dos seus produtos; explique as formas de uso; insira informações técnicas; inclua as avaliações dos clientes; use boas imagens dos itens etc.
8 – Adote estratégias de Link Building
Em síntese, adquira links qualificados e relevantes de outros sites.
Isso aumenta a autoridade e reputação da sua página nos mecanismos de busca, além de melhorar o seu posicionamento orgânico.
Contudo, não esqueça de que você também precisa apontar links para endereços externos.
Mas, claro, desde que eles levem para páginas de qualidade.
9 – Adote métricas de avaliação
Por fim, para medir a receptividade dos seus conteúdos, adote métricas de avaliação.
Métricas como tráfego; taxa de rejeição; tempo médio na página; compartilhamento/interação etc, podem te ajudar a entender a eficiência do seu conteúdo e o comportamento do seu público.
Os principais erros do SEO para e-commerce
Alguns erros podem prejudicar o SEO da sua página.
Entre eles, estão:
1 – Conteúdo duplicado
Conteúdos copiados, seja de outras páginas, ou até mesmo dos fornecedores ou fabricantes dos produtos, dificulta o trabalho do mecanismo de busca na identificação de qual endereço é mais relevante.
Por isso, sempre desenvolva conteúdos originais e desenvolvidos exclusivamente para a sua loja.
Lembre-se o Google sempre priorizará conteúdos únicos e inéditos.
Nesse sentido, ferramentas como CopyScape e CopySpider auxiliam a encontrar sites com o mesmo conteúdo que o seu.
2 – Links quebrados
Sabe quando você entra em uma página e aparece a notificação “erro 404”, ou “página não encontrada”?
Esses são os links quebrados, e eles podem comprometer temporariamente a passagem do crawler.
Por isso, faça constantes varreduras para identificar esses erros o quanto antes.
3 – Compra de links
O Google condena essa prática, o que pode desencadear punições graves para a sua página quando identificada, incluindo banimento da SERP.
Quais são as melhores ferramentas de SEO para e-commerce?
As ferramentas mais populares de SEO do mercado, são:
1 – Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que oferece ideias de palavras-chave, visão geral do domínio, volume de busca, tráfego e outras informações importantes para quem está começando.
2 – SEMrush
O Semrush traz:
- Dados gerais de domínio;
- Informações sobre backlinks;
- Palavras-chave;
- Tráfego e relatórios específicos sobre aspectos como SEO local, redes sociais e markerting de conteúdo.
No entanto, ele é um software pago.
3 – Ahrefs
O Ahrefs é imprescindível para quem deseja fazer análises profundas sobre backlinks e concorrentes.
Além disso, o seu trabalho de link building também pode ser beneficiado pela ferramenta.
4 – Screaming frog
Em síntese, o Screaming frog simula o robô do Google e faz uma auditoria completa nos sites, gerando dados muito relevantes na hora de identificar falhas técnicas.
5 – Pingdom
Por sua vez, o Pingdom analisa a velocidade de carregamento de uma página e ainda oferece a possibilidade de compará-la com seus concorrentes.
A ferramenta ainda traz dados sobre o que deve ser corrigido para que a velocidade do seu site possa ser turbinada.
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Fontes: Neil Patel; Conversion.