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SEO para E-commerce: o que você precisa saber para vender mais

SEO para E-commerce: o que você precisa saber para vender mais

O SEO para e-commerce é o processo de otimização que possui o objetivo de colocar uma loja virtual no topo das listas de pesquisa.

Isso significa que investir dinheiro para anunciar a sua página é apenas mais uma opção – uma vez que o processo se dá de forma orgânica.

Além disso, apenas 10% dos cliques são destinados a anúncios.

A maior parte das pessoas clicam nos resultados orgânicos.

Nesse sentido, investir em técnicas de SEO pode ser essencial para o seu e-commerce, pois, quanto mais visitas a sua loja virtual receber, maiores são as chances de o seu número de vendas aumentar.

Quais são as melhores estratégias de SEO para e-commerce?

Para começar a otimizar o seu e-commerce:

1 – Pesquise palavras-chave

Uma lista consistente de termos relevantes para o seu negócio é o ponto de partida a partir do qual todo o resto se desdobrará.

2 – Crie uma URL amigável

Isto é, utilize palavras claras, evite códigos e caracteres especiais e não se esqueça do protocolo SSL, que confere segurança ao seu visitante.

3 – Crie um título e uma descrição atraentes

Essas informações são o seu cartão de visitas.

Isso porque são elas que serão exibidas na SERP.

Por isso, conquiste os seus clientes com um título e uma descrição atraentes.

4 – Hierarquize o seu conteúdo

Em síntese, separar os conteúdos com marcadores H1, H2 e H3, ajuda o crawler a compreender com mais clareza qual é o assunto tratado pela sua página.

Dessa forma, sempre que possível, utilize esses marcadores.

5 – Fique atento às imagens

Isto é, mantenha seus tamanhos sempre abaixo de 100kb e inclua a alt tag descritiva.

6 – Estruture os dados

Os dados estruturados Schema.org também complementam o seu cartão de visitas e fornecem informações mais completas ao seu visitante.

Dessa forma, não deixe essa etapa de lado.

7 – Produza conteúdo para cada etapa da jornada de compra

Ou seja, desde a descoberta do produto até a conclusão do pedido, entregue boas descrições.

Isto é, liste os benefícios dos seus produtos; explique as formas de uso; insira informações técnicas; inclua as avaliações dos clientes; use boas imagens dos itens etc.

8 – Adote estratégias de Link Building

Em síntese, adquira links qualificados e relevantes de outros sites.

Isso aumenta a autoridade e reputação da sua página nos mecanismos de busca, além de melhorar o seu posicionamento orgânico.

Contudo, não esqueça de que você também precisa apontar links para endereços externos.

Mas, claro, desde que eles levem para páginas de qualidade.

9 – Adote métricas de avaliação

Por fim, para medir a receptividade dos seus conteúdos, adote métricas de avaliação.

Métricas como tráfego; taxa de rejeição; tempo médio na página; compartilhamento/interação etc, podem te ajudar a entender a eficiência do seu conteúdo e o comportamento do seu público.

Os principais erros do SEO para e-commerce

Alguns erros podem prejudicar o SEO da sua página.

Entre eles, estão:

1 – Conteúdo duplicado

Conteúdos copiados, seja de outras páginas, ou até mesmo dos fornecedores ou fabricantes dos produtos, dificulta o trabalho do mecanismo de busca na identificação de qual endereço é mais relevante.

Por isso, sempre desenvolva conteúdos originais e desenvolvidos exclusivamente para a sua loja.

Lembre-se o Google sempre priorizará conteúdos únicos e inéditos.

Nesse sentido, ferramentas como CopyScape e CopySpider auxiliam a encontrar sites com o mesmo conteúdo que o seu.

2 – Links quebrados

Sabe quando você entra em uma página e aparece a notificação “erro 404”, ou “página não encontrada”?

Esses são os links quebrados, e eles podem comprometer temporariamente a passagem do crawler.

Por isso, faça constantes varreduras para identificar esses erros o quanto antes.

3 – Compra de links

O Google condena essa prática, o que pode desencadear punições graves para a sua página quando identificada, incluindo banimento da SERP.

Quais são as melhores ferramentas de SEO para e-commerce?

As ferramentas mais populares de SEO do mercado, são:

1 – Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que oferece ideias de palavras-chave, visão geral do domínio, volume de busca, tráfego e outras informações importantes para quem está começando.

2 – SEMrush

O Semrush traz:

  • Dados gerais de domínio;
  • Informações sobre backlinks;
  • Palavras-chave;
  • Tráfego e relatórios específicos sobre aspectos como SEO local, redes sociais e markerting de conteúdo.

No entanto, ele é um software pago.

3 – Ahrefs

O Ahrefs é imprescindível para quem deseja fazer análises profundas sobre backlinks e concorrentes.

Além disso, o seu trabalho de link building também pode ser beneficiado pela ferramenta.

4 – Screaming frog

Em síntese, o Screaming frog simula o robô do Google e faz uma auditoria completa nos sites, gerando dados muito relevantes na hora de identificar falhas técnicas.

5 – Pingdom

Por sua vez, o Pingdom analisa a velocidade de carregamento de uma página e ainda oferece a possibilidade de compará-la com seus concorrentes.

A ferramenta ainda traz dados sobre o que deve ser corrigido para que a velocidade do seu site possa ser turbinada.

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Fontes: Neil Patel; Conversion.

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