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Os 8 "Ps" do marketing digital: quais são eles?

Os 8 “Ps” do marketing digital: quais são eles?

Os 8 Ps do marketing são uma estratégia muito importante para o sucesso de qualquer negócio no ambiente digital. Isso porque representam as principais ferramentas que as empresas precisam utilizar para alcançar seus objetivos de prospecção, tais como aumentar a visibilidade, atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Você vai conferir ao longo desse artigo os 8 Ps do marketing:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção
  • Pessoas
  • Processos
  • Posicionamento
  • Performance

Além de explicar o que são eles, nós vamos te mostrar a importância que os 8 Ps têm para as estratégias de Marketing da sua empresa.

Quais são os 4 “Ps” do marketing?

São um conceito clássico que se referem aos quatro pilares básicos das estratégias de marketing, e eles são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Esse conceito foi criado em 1960, pelo professor Jerome McCarthy, como uma estrutura para que as empresas possam tomar melhores decisões de marketing, que incluem desde o desenvolvimento de um produto até a sua distribuição e venda.

Cada um desses 4 “Ps” representa um elemento crucial para que uma campanha publicitária ou estratégia de marketing seja bem-sucedida, e são eles:

Produto

O produto é o elemento central do marketing. Ele é o que a empresa vende e precisa ser cuidadosamente pensado para atender às necessidades e desejos do público-alvo. Isso inclui desde o desenvolvimento até o seu design, embalagem e marca.

Preço

O preço é o que a marca cobra pelos seus produtos ou serviços. Ele deve ser cuidadosamente pensado para atender ao que mercado está pedindo. O preço deve ser competitivo e atraente, e ao mesmo tempo, garantir o lucro da empresa.

Praça

A praça se refere ao local onde o produto é vendido. Isso inclui desde a localização da loja até a forma como o item ou serviço é distribuído. É importante garantir que esteja disponível nos ambientes certos e no momento exato, para que o cliente possa encontrá-lo facilmente.

Promoção

A promoção se refere às atividades de marketing que a empresa utiliza para promover o seu produto ou serviço. Isso inclui desde propaganda até relações públicas, vendas pessoais e marketing direto. É importante escolher as atividades de promoção certas para alcançar o público-alvo e atingir os objetivos de marketing da empresa.

E quais são os 8 “Ps” do marketing digital?

O marketing digital é uma área em constante evolução, e com isso surgem novas estratégias e conceitos que são essenciais para o sucesso de uma empresa na internet. Uma dessas estratégias é o conjunto dos “8 Ps”, que é uma evolução dos 4 Ps do conceito original. A demanda por mais Ps surgiu com o passar dos anos porque era preciso garantir planos de marketing cada vez mais integrados e completos. Confira:

1. Produto

Aqui, é preciso entender e definir o que será entregue no produto que você quer vender. Nesse sentido, é necessário determinar, dentre outras coisas, o conceito do item; quais funções ele deve desempenhar; como o cliente pode utilizá-lo etc. É ele que define o sucesso ou o insucesso do seu negócio.

2. Preço

A princípio, quando se fala em preço, a primeira coisa que vem à nossa mente é dinheiro, certo? Pois é, mas esse pilar não se trata só disso. O custo de um produto também está ligado com o valor agregado pela marca. Isto é, não adianta estipular grandes preços para um produto que não entregar qualidade.

3. Praça

Esse pilar diz respeito à colocação do seu produto no mercado. Nesse sentido, é importante saber como o seu cliente chega até você. Essa percepção é essencial para entender qual é a melhor forma de distribuir sua solução. Isto é, se é por loja física; loja virtual etc.

4. Promoção

Por fim, a promoção de um produto está ligada ao marketing dele e como ele será promovido. Dessa forma, pense no seu público-alvo para entender como ele gostaria de saber sobre o que você oferece. Determine quais são os melhores canais de consumo; os meios ideais para divulgar a marca etc.

5. Pessoas

Esse pilar diz respeito ao estudo do comportamento da persona do seu negócio. Você precisa entender como a sua marca chega à sua audiência, e para isso, é preciso ouvir as suas necessidades, criar empatia. Nesse sentido, o atendimento é essencial, e ter uma equipe de pessoas preparadas para lidarem com esse aspecto é fundamental.

6. Processos

Os processos representam, acima de tudo, os fluxos de trabalho. Nesse sentido, todos os procedimentos e metodologias, e até trâmites administrativos da empresa estão inclusos. Essa etapa é importante para que a sua marca atinja um nível de padronização necessário nas entregas, internas e externas.

7. Posicionamento

O posicionamento é a forma como a empresa vai interagir com a comunidade. Por isso, é preciso observar o ambiente onde o serviço é prestado ou o produto vendido. Desde a apresentação visual, até a forma de interagir com o cliente, são aspectos extremamente importantes para estabelecer a sua marca perante o público-alvo.

8. Performance

Para saber a performance que a sua empresa está tendo, é preciso usar alguns indicadores chaves. É importante mensurar ao longo de cada ciclo (seja diário, mensal, trimestral etc), pois, só assim, é possível saber se a sua empresa está conquistando ou não os seus objetivos. Dessa forma, esses indicadores te mostrarão o que fazer ou pelo menos te darão uma ideia de para onde ir.

Importância desse conceito

Os “8 Ps” são um conceito muito importante para o sucesso de qualquer negócio, pois fornecem uma estrutura clara para a análise e planejamento de todas as áreas essenciais de uma empresa.

Ao seguir esses princípios, as marcas podem identificar melhor as necessidades de seus clientes e desenvolver estratégias eficazes para atendê-las, melhorar a eficiência operacional, aumentar a satisfação do cliente e, em última análise, aumentar o lucro.

Além disso, ajudam as empresas focarem em seus objetivos de negócios e garantem que todas as partes se alinhem com a estratégia geral da marca. Isso é essencial em um mercado que compete cada vez mais, no qual as marcas precisam ser ágeis e capazes de se adaptarem rápido ao que os clientes anseiam.

Se você gostou da nossa matéria, comente conosco e compartilhe com outros interessados em melhorarem suas estratégias de marketing através da implementação dos 8 Ps.

Fonte: Rock Content Hubspot Digital Business Orgânica Digital

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