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Ghost Writer: entenda como trabalha um escritor-fantasma

Ghost Writer: entenda como trabalha um escritor-fantasma

Ghost writer é o termo em inglês para “escritor fantasma”, isto é, um profissional que não recebe créditos de autoria pelo texto que escreveu.

Nesse sentido, o escritor vende os direitos autorais da obra que redigiu para uma pessoa (física ou jurídica).

Então, a publicação desse texto sob a autoria de outra pessoa não viola nenhum direito.

Atualmente, essa é uma ocupação que tem crescido bastante no mercado de trabalho, pois as oportunidades de ganho são grandes.

Quer saber as vantagens dessa profissão?

Vem com a gente!

Quais são as vantagens de ser um ghost writer?

Dentre as principais vantagens de ser um ghost writer, estão:

1 – Receber a renda compatível com o trabalho

Geralmente, o ghost writer é contratado por obra, livro ou texto que escreve.

Dessa forma, você ganha exatamente pelo trabalho que faz.

Contudo, os contratos celebrados para serviços de escrita ghostwriting são pagos antecipadamente ou por pacotes fechados.

2 – Ter controle das suas finanças

O regime de trabalho do ghost writer permite, por exemplo, que você planeje retiradas mensais que se assemelham aos salários convencionais do regime CLT.

3 – Praticar a sua escrita

O trabalho do ghost writer permite que você melhore a sua escrita.

Isso porque, quanto maior o fluxo de trabalho, mais regularidade você terá para praticar sua escrita em frente ao computador.

Dessa forma, você aprimora as suas habilidades.

4 – Aprender a se distanciar emocionalmente e comercialmente dos textos

Como o ghostwriter não é vinculado à autoria dos textos que escreve, a tarefa de se distanciar emocionalmente das obras se torna mais fácil, o que possibilita uma escrita mais livre.

Além disso, o ghostwriter não precisa se preocupar com a gestão comercial dos textos, e isso significa mais tempo para se concentrar na produção de conteúdo.

5 – Aproveitar a tendência de expansão do mercado

Existe uma demanda crescente na área em que os ghostwriters estão inseridos.

Desse modo, são muitas as possibilidades de atuação como escritor.

E as desvantagens?

1 – Ter que adaptar a sua linguagem aos textos dos clientes

Como o texto não é seu, você precisa encontrar a voz dos seus clientes, o que pode ser um processo cansativo.

2 – Incerteza profissional

A princípio, o ghostwriter é contratado como freelancer, o que pode gerar uma relativa incerteza profissional.

Nesse sentido, é necessário ter em mente que esse regime de trabalho exige muito planejamento e disciplina financeira.

3 – Necessidade de fazer comercial

Ou seja, você vai precisar negociar e colocar preço em sua produção.

Desse modo, é preciso se preparar para ouvir contrapropostas que desvalorizam o seu trabalho.

4 – Lidar com a concorrência

Você terá que disputar clientes com agências de conteúdo grandes e outros profissionais mais experientes.

Como trabalhar como ghostwriter?

Para trabalhar como ghostwriter, você precisa:

1 – Ganhar experiência

Ou seja, escrever muito para ganhar ritmo e prática.

Para isso, você pode se oferecer para escrever um post gratuito em um portal de grande visibilidade, por exemplo.

2 – Ser paciente

Como já diz o provérbio, não coloque a carroça na frente dos bois.

Não adianta produzir muito, mas não entregar textos de qualidade.

Seus clientes e contratantes primeiramente vão querer ver sua qualidade e comprometimento.

3 – Ler e estudar muito

É muito importante manter o seu conhecimento atualizado.

Logo, leia e estude bastante, pois isso também pode te ajudar a descobrir novos estilos de escrita.

4 – Pesquisar sobre as personas dos seus clientes

É para as personas dos seus clientes que você precisa escrever.

Dessa forma, crie um conteúdo que seja relevante para elas.

5 – Escolher o mercado que mais se adapta a você

Escolha a linha de redação que mais se adapta ao seu estilo.

Além disso, também é importante levar em consideração qual opção te dará mais oportunidades de ganho e aprendizagem.

Em qual mercado investir?

Invista naquele que mais fizer sentido para o seu momento atual:

1 – Redação de blog post

As publicações para blog são aquelas que adotam estratégias de otimização do conteúdo.

Nesse sentido, é preciso estar atento a aspectos como SEO; persona; e tipos de linguagem.

2 – Produção de biografias

Sabe aquelas pessoas públicas que querem escrever as suas próprias histórias, mas não sabem nem por onde começar?

Os ghostwriters costumam ser muito solicitados por elas.

Apesar de possuírem conteúdos maiores, que exigem muita pesquisa, as biografias são uma ótima fonte de renda para os ghostwriters.

3 – Artigos e matérias com autores iniciantes

Essa é uma ótima oportunidade para transmitir os seus conhecimentos, pois, apesar do autor iniciante possuir o domínio do conteúdo, é você que sabe desenvolvê-lo.

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Fonte: Rock Content

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