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Jornada do Cliente: o que é e como estruturar esse processo?

Jornada do Cliente: o que é e como estruturar esse processo?

A jornada do cliente é o caminho que o consumidor percorre durante o seu relacionamento com uma empresa – desde o primeiro contato, até o pós venda de um produto ou serviço.

Tendo isso em vista, os profissionais de Marketing criam uma narrativa – valendo-se de elementos como a persona – para ajudá-los a entender o público em cada etapa dessa jornada.

Desse modo, fica mais fácil desenvolver estratégias capazes de atrair os clientes, pois – mais que produtos e serviços – os consumidores buscam uma boa experiência.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

Os quatro estágios essenciais da jornada do cliente, são:

1 – Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o consumidor ainda não compreende muito bem o seu problema, então realiza, por exemplo, pesquisas em mecanismos de busca usando palavras-chave relacionadas à sua dor.

A partir disso, o cliente espera encontrar conteúdos mais gerais, e informações que solucionem o seu problema.

Dessa forma, é importante que a sua empresa crie blog posts; infográficos e outros conteúdos focados nessa solução.

Mas, lembre-se, ainda não é a hora de falar sobre a sua marca.

2 – Consideração da solução

Aqui, os clientes em potencial já estão cientes do problema.

Logo, é provável que eles pesquisem quais são as melhores soluções para as suas dores esperando encontrar conteúdos mais específicos.

Desse modo, você pode oferecer infoprodutos como eBooks e webinars, que os orientem a respeito da solução ideal.

Além disso, você pode citar o seu produto ou serviço, contanto que esse não seja o foco principal.

3 – Decisão de compra

Na decisão de compra, os clientes em potencial estão analisando as soluções disponíveis.

Dessa forma, eles pesquisam as melhores opções e esperam encontrar recomendações e outros conteúdos que comprovem que ele está tomando a melhor decisão.

Por isso, crie conteúdos focados em comprovar para o potencial cliente que a sua marca é a melhor opção.

Por exemplo, demonstrações; cases de sucesso; testes grátis etc.

Ou seja, fale muito sobre o seu produto/serviço.

4 – Fidelização

A fidelização é a última etapa, e é aqui que o cliente em potencial se torna, de fato, cliente.

Desse modo, use as informações de contato para nutrir o relacionamento de vocês; e se baseie nas escolhas que ele fez durante a jornada para definir quais sãos os melhores conteúdos pós-compra.

Além disso, o incentive a comprar mais através da confiança que você já conquistou.

Qual é a relação entre a jornada do cliente e o funil de vendas?

As etapas ilustradas nos dois modelos são equivalentes.

Contudo, a jornada do cliente apresenta o processo do ponto de vista do consumidor; enquanto o funil de vendas apresenta o processo do ponto de vista da empresa.

As fases do funil de vendas se dividem em:

1 – Atrair

Isto é, trazer potenciais clientes para o seu site ou blog por meio de conteúdos relevantes.

2 – Converter

Ou seja, transformar seus visitantes em leads (contatos de relacionamento e venda).

3 – Vender

Nutrir e converter prospects em clientes.

4 – Encantar

Em síntese, investir em ações de relacionamento e pós-venda para fidelizar seus clientes.

Consegue perceber a diferença?

O objetivo do funil de vendas é orientar a empresa em aspectos como produção de conteúdo; atendimento; e vendas.

Enfim, o importante é que a sua empresa esteja preparada para atender consumidores em diferentes fases da sua jornada.

Como mapear a jornada do meu cliente?

Definir as personas do seu negócio é essencial para o processo de mapeamento da jornada do cliente.

Isso porque, através da persona, é possível orientar a produção de conteúdo, bem como ajustar a linguagem e o tom de voz da sua marca.

Feito isso, chegou a hora de mapear as melhores ações para cada etapa do processo de compra do seu público.

1 – Aprendizado e descoberta

Como você já sabe, na primeira fase da jornada, o seu cliente em potencial ainda não compreende muito bem o problema que possui.

Dessa forma, aposte na publicação de conteúdos mais amplos e didáticos com o objetivo de ajudar o seu público a identificar seu problema e passar a buscar por soluções.

Para isso, use as redes sociais; faça blogposts; vídeos; infográficos etc.

2 – Consideração da decisão

Nessa etapa, embora o foco do seu cliente em potencial já comece a mudar para a solução, o seu ainda será a educação do público.

Isso porque a sua persona ainda não está pronta e há muitas dúvidas para serem resolvidas.

Desse modo, a sua aposta da vez deve ser em materiais mais aprofundados, ou seja, conteúdos mais técnicos e completos.

Um formato de consideração muito comum são os artigos e vídeos de comparação.

3 – Decisão de compra

Agora que o seu cliente em potencial já está na fase de analisar as soluções disponíveis, chegou a hora de revelar os detalhes do seu produto ou serviço e deixar claro para a sua persona porque a sua solução é melhor para ela.

Nesse sentido, você pode apresentar as histórias de clientes bem-sucedidos, ou disponibilizar áreas de avaliação no seu site.

4 – Fidelização

Não suma após a compra!

O pós compra é o momento certo para fidelizar o seu cliente.

Para isso, mantenha um relacionamento forte com ele, seja pelo seu blog, seja por email ou rede social.

Clientes fidelizados geram mais engajamento para a sua marca; além de aumentar as vendas; o LTV; e reduzir o CAC.

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Fonte: Rock Content

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