A redação para SEO nada mais é do que a escrita otimizada para melhorar o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca.
Em síntese, o SEO (Search Engine Optimization) engloba diversas estratégias que, além do fator de ranqueamento, impulsionam o tráfego e aumentam a conscientização nos motores de busca.
Dessa forma, para deixar o texto otimizado, é preciso conhecer algumas dessas técnicas.
Estratégias de redação para SEO
1 – Pesquise palavras-chave
As palavras-chave te ajudam a descobrir os pensamentos, medos e desejos do seu público-alvo.
Isso, além de gerar mais tráfego para o seu cliente, também os ajuda a ficar à frente da concorrência.
Para a pesquisa, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google, pois, para usá-lo, basta se conectar com sua conta do Google Adwords.
2 – Verifique se a palavra-chave está no título
O título deve conter a palavra-chave principal que vai ser usada no texto.
Além disso, ele precisa prender a atenção do leitor.
3 – Pesquise tendências de palavras-chave
As redes sociais são o lugar ideal para pesquisar tendências de palavras-chave.
Isso porque, através delas, é possível saber os assuntos do momento e identificar o comportamento do público.
Dessa forma, essas informações podem ser úteis para o redator que procura tendências atuais de consumo e novas formas de se envolver com o público online.
4 – Faça link building
Ou seja, obtenha links de outro site para aumentar a popularidade da sua página.
Contudo, fique atento às regras para essa prática.
Não use links comprados/vendidos; evite fazer spam pedindo por cross-links; não insira hiperlinks de palavras-chave que não fazem sentido no conteúdo etc.
O ideal é que você crie links para sites e blogs relevantes; e evite ter muitos links externos.
5 – Otimize a estrutura geral do seu texto
Isto é:
5.1 – Escreva uma introdução breve
Os leitores precisam entender de imediato sobre o que você vai falar.
Introduções muito longas cansam o público, e eles podem acabar abandonando o texto.
Por isso, seja breve, escreva uma introdução interessante e não se esqueça de incluir palavras-chave para melhorar o ranqueamento.
5.2 – Use subtítulos (e escreva parágrafos curtos)
Como já dito anteriormente, períodos muito longos tornam o texto maçante.
Dessa forma, é aconselhável manter os parágrafos mais curtos.
Por sua vez, os blocos de texto muito grandes também tornam a leitura tediosa.
Nesse sentido, os subtítulos são muito úteis, pois eles dividem o texto em partes menores, o que o torna mais escaneável.
Além disso, os intertítulos ajudam no ranqueamento.
5.3 – Escreva na voz ativa
A voz ativa deixa o texto mais persuasivo, pois é direta e energética.
Por outro lado, a voz passiva deixa a leitura do texto mais difícil, e isso não gera uma boa experiência para o leitor.
5.4 – Adote a linguagem do seu público-alvo
Isso gera identificação, além de deixar a leitura do texto mais leve.
Desse modo, o leitor se sente atraído.
5.5 – Não se esqueça do call-to-action
O CTA é o que chama os seus leitores para realizarem a ação que você deseja, seja ela compartilhar o seu artigo nas redes sociais, ou baixar um e-book.
Dessa forma, é preciso usar palavras-chave fortes.
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Fonte: Rock Content