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Descubra como funciona e formas de ganhar dinheiro na Twitch

Descubra como funciona e formas de ganhar dinheiro na Twitch

Para você que ama jogos e plataformas digitais ou pretende utilizar esse meio quase inexplorado para impulsionar a sua marca, hoje vamos falar sobre o incrível mundo dos streamings e descobrir como funciona a Twitch, uma plataforma que tem revolucionado a forma como nos relacionamos com o conteúdo de jogos e entretenimento online.

A roxinha, como é carinhosamente chamada pelos streamers e espectadores, é uma plataforma de transmissões ao vivo que permite a jogadores, criadores de conteúdo e até mesmo músicos e artistas compartilharem seus talentos com o mundo.

Nela, você pode assistir a jogadas incríveis, compartilhar seus momentos mais engraçados e conhecer novos jogadores e criadores de conteúdo. E é aí que a mágica acontece: a Twitch oferece inúmeras formas de monetização, desde pagamento aos seus streamers e afiliados até parcerias com marcas e negócios.

Sobretudo, é uma plataforma em constante crescimento e pode ser a chave para o sucesso da sua marca. Então, vamos explorar como você pode aproveitar desse meio para impulsionar seus negócios e alcançar novos públicos. Vamos começar?

O que é a Twitch?

É uma plataforma de streaming ao vivo que foi fundada em 2011 por Justin Kan, como um spin-off da extinta Justin.tv (2007-2014) – que assim como o Youtube, possuía conteúdos de interesses gerais -, com o objetivo de permitir aos jogadores compartilharem suas performances com o mundo.

Portanto, não demorou muito para evoluir e incluir criadores de conteúdo de todos os tipos, desde pessoas comuns com transmissões IRL – In Real Life – expondo de seu dia-a-dia nas mais inúmeras situações, músicos, artistas e até celebridades. Atualmente, a Twitch é uma das plataformas de streaming mais populares do mundo, com milhões de usuários ativos diariamente.

Além de permitir que os usuários transmitam seus jogos, performance ao vivo, tutoriais e outras proezas – para uma audiência global -, a rede possui uma comunidade ativa de espectadores e criadores de conteúdo, que permite estabelecer novas conexões.

A plataforma, no entanto, também oferece recursos exclusivos para seus streamers, incluindo a possibilidade de monetizar suas transmissões. Os criadores podem ganhar dinheiro através de doações de seguidores, patrocínios de marcas e parcerias.

Além disso, a Twitch oferece programas de afiliados e parceiros, o que permite que os criadores ganhem comissões por vendas de produtos relacionados a jogos e bens de consumo, além de exibições de anúncios, entre outros.

Com a popularidade crescente, ela se tornou uma ótima oportunidade para marcas do mundo todo alcançarem um público jovem e engajado, principalmente entre pessoas de 16 à 34 anos.

A Twitch permite que as empresas criem parcerias com streamers e apareçam em transmissões ao vivo, o que pode ser uma forma eficaz de alcançar novos públicos e fortalecer a presença de seu negócio no mundo digital.

Como funciona a Twitch?

Primeiramente, é preciso criar uma conta no site, escolher um nome de usuário e começar a transmitir. A Twitch oferece recursos avançados para seus membros, incluindo a possibilidade de transmitir jogos a partir de consoles, como PlayStation e Xbox, além de oferecer suporte para vários softwares de transmissão.

Ela também oferece recursos exclusivos para a interação com a audiência, como bate-papo ao vivo, emojis personalizados, entre outros. Os streamers, então, podem ainda criar campanhas e arrecadarem fundos para causas específicas, ou simplesmente aceitarem doações de seguidores. Além disso, os criadores podem criar recompensas para engajarem a audiência em suas transmissões, e contam com o programa de inscrições, para fãs apoiarem o canal continuamente.

A Twitch também permite que as marcas e negócios criem parcerias com streamers, o que pode incluir patrocínios, anúncios e promoções. Essas parcerias podem ser uma ótima forma de se destacarem.

Além disso, a plataforma permite que empresas criem campanhas personalizadas, isso inclui anúncios patrocinados por outros streamers e em transmissões ao vivo. Durante as transmissões, é possível visualizar tanto o streamer (menos em canais faceless), quanto o conteúdo que ele está produzindo – em caso de jogos, artes ou conteúdo de terceiros -, de forma prática e completa. Isso só é possível por meio de softwares de transmissão.

Como transmitir na Twitch?

Para realizar suas transmissões, os usuários costumam utilizar um software de captura de tela, que permite que eles transmitam o conteúdo de seu jogo ou outra tela. Além disso, é importante que o streamer tenha uma boa qualidade de conexão à internet e uma configuração de hardware adequada para suportar a transmissão ao vivo, na maioria dos casos.

Os softwares mais populares entre os streamers, seja por oferecer configurações mais leves, exclusividade ou portabilidade, são:

  • OBS Studio: popular, gratuito e fácil de usar, oferece recursos avançados como suporte à múltiplas fontes de entrada, transmissão de vídeo ao vivo, gravação de tela e muito mais.
  • XSplit: completo com recursos gratuitos e pagos, permite transmitir, gravar e compartilhar seu conteúdo, além de edições ao vivo e suporte à múltiplas telas.
  • Prism Live Studio: gratuito e intuitivo, permite gravações, transmissões múltiplas e integração com app nativo para usar o celular como webcam.
  • Streamlabs OBS: um OBS com recursos premium, possui integração com aplicativo mobile e chatbots, alertas personalizados, overlays próprias, entre outras vantagens pagas.
  • Twitch Studio: desenvolvido pela própria Twitch, possui interface simplificada, oferecendo recursos básicos de transmissão, personalização e alertas.
  • StreamYards: apesar de possuir recursos pagos, desenvolvido para ser utilizado pelo navegador, possui recursos completos sem a necessidade de download e permite lives com convidados em diferentes localidades, além de multistream.
  • StreamElements Live.OBS: é uma versão customizada do OBS, cheia de recursos extras gratuitos, como efeitos visuais, bots de bate-papo, múltiplas fontes, integração com várias redes e muito mais.

8 Formas de monetizar na Twitch

A plataforma é conhecida por possibilitar muitas oportunidades para seus parceiros e afiliados ganharem dinheiro com suas transmissões ao vivo. Mas para receber pela própria Twitch, é necessário cumprir alguns requisitos antes de começar a monetizar. Para ingressar no programa de afiliados, os requisitos mínimos são: atingir 50 seguidores, ter 8 horas transmitidas, transmitir em 7 dias diferentes e ter, em média, 3 espectadores acompanhando suas transmissões.

Se for menor de idade, no entanto, precisará contar com a aprovação dos pais ou de um responsável. Para tornar-se parceiro da plataforma, os requisitos são mais rigorosos e específicos, porém a jornada começa no programa de afiliado.

Aqui está uma lista das formas mais comuns de monetização na Twitch:

1. Doações

A plataforma permite que os espectadores façam doações para os streamers em tempo real durante as transmissões. Esta é uma forma fácil e direta de apoiar o seu criador de conteúdo favorito. As doações podem ser feitas via PayPal, Pix, bits (tokens da plataforma), entre outras.

2. Assinaturas

Da mesma forma, os espectadores podem escolher o canal de um streamer e se inscrever por um valor mensal. Isso permite que eles tenham acesso a conteúdos exclusivos e outros benefícios. Em todo mês de setembro acontece a SUBtember, um programa com desconto nos valores das assinaturas para incentivar os criadores a serem mais ativos e engajarem a comunidade.

3. Anúncios na Twitch

A Twitch oferece aos streamers a possibilidade de ganhar dinheiro com anúncios veiculados durante as suas transmissões. Os criadores são pagos com base na quantidade de visualizações das propagandas. Com o Programa de Incentivo de Ads (AIP) aumentando a divisão da receita de anúncios com streamers para 55%, os resultados têm sido positivos para os criadores.

4. Parcerias com patrocinadores

Do mesmo modo, os streamers podem se juntar a programas de patrocínio da Twitch, onde eles recebem pagamentos em troca de promover produtos ou serviços.

5. Venda de produtos como camisetas e adesivos

Além disso, muitos criadores de conteúdo criam sua própria brand e vendem produtos relacionados a ela, como camisetas, adesivos e outros itens.

6. Participação em torneios patrocinados

De maneira idêntica, alguns streamers ganham dinheiro participando de torneios patrocinados, onde eles jogam ao vivo com inserções publicitárias.

7. Jogando com inserções publicitárias

Além de torneios patrocinados, alguns streamers ganham dinheiro jogando games com publicidade durante as suas transmissões.

8. Oferecendo aulas e tutoriais ao vivo

Alguns criadores oferecem aulas e tutoriais ao vivo sobre jogos e outros assuntos relacionados à Twitch e outras áreas. Eles podem cobrar pelos serviços prestados.

Cada uma dessas formas de monetização, portanto, tem suas próprias vantagens e desafios, e algumas são mais adequadas para certos streamers do que outras. No entanto, é importante lembrar que é preciso ter uma base sólida de seguidores e uma presença ativa no site para ter sucesso na monetização.

Como é o pagamento da Twitch?

A Twitch permite aos parceiros e afiliados ganharem dinheiro de cinco formas, que inclui então inscrições de seguidores, bits, publicidade, doações diretas e vendas de jogos e produtos anunciados.

Para fazer um saque, então, os afiliados ou parceiros deveriam ter, pelo menos, 100$ dólares na carteira da plataforma. Desde novembro de 2022, no entanto, esse valor mudou para 50$ dólares em diversos países, devido à feedbacks de criadores da comunidade.

O prazo para recebimento é até o dia 15 de cada mês, e o recebimento pode ser feito via PayPal, depósito direto/ACH, cheque, eCheck e transferência bancária (para receber por esse método o limite ainda é $100 dólares). Taxas e impostos podem ser aplicados dependendo da categoria (parceiro ou afiliado) e da localização demográfica. Há formas de pagamento para residentes nos EUA que são isentas de taxas ou possuem descontos reduzidos.

Receita com inscrições na Twitch

As inscrições de usuários da Twitch no grupo 1 custam, no Brasil, R$ 7,90 por mês, e se o inscrito for frequente, ganha desconto de 10% (R$7,17/mês) ao assinar por 3 meses e 15% (R$6,92/mês)para assinar por 6 meses. No grupo 2, os usuários desbloqueiam mais conteúdos exclusivos, e o valor muda para R$ 15,99 ao mês, com as mesmas porcentagens de desconto do grupo 1 ao assinar por mais meses. No grupo 3, com as mesmas possibilidades em assinaturas duradouras, os espectadores pagam R$39,99 ao mês, e desbloqueiam todo o conteúdo premium do streamer.

As vantagens nesses tipos de assinaturas, portanto, são os acessos a chats e conteúdos exclusivos do seu criador favorito, além de uma experiência sem anúncios, entre outras vantagens para apoiar seu ídolo.

Além disso, os usuários também podem se inscrever usando a Twitch Prime, por meio de uma assinatura da Amazon, que oferece ainda outras vantagens. Já os bits e os soundbits são itens virtuais que os usuários compram com dinheiro real e enviam ao streamer como forma de apoio.

É importante verificar com atenção as políticas de pagamento da Twitch antes de começar a monetizar seu canal.

Quais são as vantagens de usar a Twitch?

Além de ser uma plataforma de streaming ao vivo que tem se popularizado cada vez mais entre gamers, criadores de conteúdo e espectadores em geral, e uma ótima opção para quem procura entretenimento, ela também oferece inúmeras vantagens para marcas e empresas. Confira a seguir alguns benefícios em usar a roxinha como meio de alcançar uma nova audiência para a sua marca:

Público engajado

A Twitch tem uma comunidade extremamente engajada de jogadores e fãs, além de grande diversidade de criadores de conteúdo e espectadores em geral, tornando-a um local ideal para as marcas alcançarem o seu público-alvo de forma direta ou indireta.

Conteúdo exclusivo

Permite que as marcas e empresas também criem conteúdo próprio para seu público. Essa é uma ótima maneira de estabelecer uma conexão mais profunda e próxima com os seus consumidores.

Interação ao vivo

Promove interações ao vivo entre as marcas e seus seguidores, permitindo a realização de live commerce, mais um jeito eficaz de construir relacionamentos e aumentar a lealdade do cliente.

Análise de dados

A plataforma fornece uma série de ferramentas de análise de dados, o que lhes permite entender melhor o seu público de forma direta e melhorar as estratégias de marketing.

Patrocínios e parcerias

Oportunidade de patrocínios e parcerias com streamers populares, permitindo as marcas expandirem sua presença e alcançarem novos públicos por meio de terceiros.

Publicidade direcionada

Com a possibilidade de criação de anúncios direcionados ao público-alvo, se torna uma maneira eficaz de alcançar novos clientes e aumentar as vendas.

Ampla exposição

A plataforma tem uma base de usuários extremamente ampla. Isso significa que as marcas e empresas têm a oportunidade de alcançar um público global e expandir a sua presença para todo o mundo.

Agora você já sabe como a roxinha funciona e as inúmeras possibilidades de monetização que ela oferece. Comente conosco o que achou e compartilhe esse artigo com outra pessoa que também se interessa pelo assunto.

E confira também como as marcas podem usar a Twitch para impulsionarem os negócios.

Fonte: Twitch Blog Remessa Online MKT Esports Oficina da Net B2B Stack BlogRock Content

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