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Marketing de guerrilha: o que é, tipos e exemplos

Marketing de guerrilha: o que é e exemplos de sucesso

Marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing pouco convencional que foca na criatividade e na originalidade para promover um produto ou serviço, e busca criar uma experiência única e memorável para o consumidor.

Essa tática alternativa tem como objetivo gerar impacto através de ações inesperadas e surpreendentes que chamem a atenção do público-alvo.

Para ser bem-sucedido, não exige um grande orçamento, e pode ser realizado em diferentes plataformas, como mídias sociais, eventos, ruas, entre outros.

O termo “marketing de guerrilha” foi criado por um publicitário americano no final dos anos 70, inspirado pelas táticas alternativas utilizadas na Guerra do Vietnã. A ideia era utilizar estratégias de marketing pouco convencionais para atingir o público-alvo de forma mais efetiva.

Neste artigo você verá o que é marketing de guerrilha, além de receber dicas e conferir exemplos dessa estratégia na prática, continue a leitura.

O que é Marketing de Guerrilha?

O marketing de guerrilha é uma abordagem criativa, diferenciada e de baixo custo de marketing que tem como objetivo promover produtos ou serviços de forma inovadora e impactante, buscando chamar a atenção do público de maneira diferenciada.

O termo foi inspirado na tática utilizada pelos vietnamitas durante a Guerra do Vietnã, que consistia em utilizar estratégias inovadoras e disruptivas para superar os adversários.

O publicitário Jay Conrad Levinson criou o conceito de marketing de guerrilha na década de 70, inspirado nessas táticas, buscando lançar campanhas publicitárias com orçamentos limitados que fossem capazes de gerar grande impacto na mente dos consumidores.

Algumas características dessa abordagem são:

  • o uso de meios alternativos de comunicação, como ações em locais públicos, eventos e intervenções urbanas;
  • a busca por causar surpresa e curiosidade na audiência;
  • a utilização de elementos criativos e inesperados para despertar a atenção dos consumidores;
  • e a criação de experiências marcantes e memoráveis para a clientela.

É, por isso, uma estratégia que não exige grandes investimentos financeiros, porém requer planejamento e criatividade para criar ações impactantes e eficazes.

Quais são os tipos de táticas do marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha apresenta diversas táticas que podem ser usadas isoladas ou combinadas a outras para ter o efeito desejado. Confira abaixo algumas dessas táticas e analise se elas podem ser úteis a sua empresa.

Marketing de rua

O marketing de rua tem o objetivo de promover produtos ou serviços em locais com alta circulação de pessoas, sendo uma forma de publicidade distante dos ambientes convencionais, como televisão, redes sociais e rádio.

Uma das maneiras de realizar essa publicidade envolve shows improvisados, arte de rua, jogos, entre outras estratégias.

Marketing de experiência

O marketing de experiência visa construir uma relação com potenciais clientes através de experiências reais deles com os seus produtos. Você pode realizar atividades ou promover uma degustação de seus produtos para provar ao público o que você tem de valioso para oferecer. Use a criatividade para que seja o mais convidativo e envolvente possível.

Astroturfing

O Astroturfin, que significa grama sintética, é uma tática que visa apresentar a ideia de espontâneo, ou natural, ao formular as publicidades. Uma forma de realizar essa prática é através de perfis falsos nas redes sociais, de modo que eles sejam responsáveis para exaltar a marca desejada, ao mesmo tempo que critica a concorrência.

Marketing viral

Essa estratégia tem como objetivo promover informações sobre produtos e serviços na internet. Isso é feito pelos próprios clientes que consomem os produtos, os quais são incentivados pelas próprias empresas a fazer a divulgação. O recurso pode ser implantado de várias formas, como através de vídeos, aplicativos, ou sites.

Marketing ambiental

No marketing ambiental, o objetivo é usar cenários que jamais seriam levados em consideração para fazer uma publicidade. É uma estratégia que leva em consideração um alto grau de criatividade.

Ele tem um único objetivo: surpreender as pessoas para que se familiarizem com a sua marca. Esses anúncios são criados com a intenção de capturar a atenção do telespectador, afinal, é isso que se espera de um bom anúncio, não é mesmo?

Por que investir em marketing de guerrilha?

Justamente por ser uma alternativa criativa e de baixo custo frente ao marketing tradicional, a abordagem “de guerrilha” se destaca tanto para empresas que desejam conquistar seu lugar ao sol quanto àquelas já consolidadas. Pensando nisso, separamos alguns motivos que justificam essas escolhas, e podem te ajudar a decidir por essa abordagem:

Chama a atenção do público

As campanhas de marketing de guerrilha se definem em ações inesperadas e surpreendentes, que provocam uma reação imediata no público. Ao investir em uma estratégia desse tipo, a empresa pode se destacar em meio à concorrência e gerar buzz nas redes sociais.

Gera engajamento

Quando uma dessas é bem-sucedida, ela tende a gerar um alto nível de engajamento por parte do público. Isso ocorre porque a surpresa gera curiosidade e estimula a participação dos consumidores, que podem compartilhar a experiência nas redes sociais e contribuir para a viralização da publicidade.

Baixo custo

Ao contrário de outras estratégias de marketing, que envolvem altos investimentos, a realização do marketing de guerrilha é de baixo custo. Isso porque a criatividade e a originalidade são os principais recursos utilizados nessa técnica, e não o dinheiro.

Cria empatia com o público

As ações que seguem essa estratégia tendem a gerar uma reação emocional no público, que se sente impactado pela criatividade da campanha. Ou seja, quando é bem-sucedida, ela cria uma empatia entre a empresa e a audiência, que passa a enxergar a marca de um modo mais positivo.

9 dicas para desenvolver um marketing de guerrilha eficaz

O marketing de guerrilha busca criar experiências memoráveis e impactantes para os consumidores, mesmo com baixo investimento financeiro. Portanto, para ajudar na criação de uma campanha eficiente, listamos abaixo algumas dicas relevantes:

1. Foque na audiência

O primeiro passo para uma campanha eficiente é conhecer em detalhes as pessoas que serão impactadas por ela. Por isso, é importante levar em conta as personas do seu negócio e identificar as necessidades e desejos dos clientes atuais e potenciais, para garantir que a ação entregue valores que sejam do interesse deles.

2.  Interaja com o seu público

Depois de estudar o comportamento do público, é hora de atacar. Você quer ter notoriedade em um nicho? Então vai ser preciso estar presente. A interatividade com o cliente é fundamental para criar um laço entre produto e consumidor.

Para gerar buzz, é preciso ter canais e formas de contato direto com o público. Porém, atenção, pois até o tom de voz pode ser considerado uma marca registrada. Por exemplo, é possível escolher uma linguagem mais séria ou engraçada, tudo vai depender do que você pretende transmitir para as pessoas. 

3. Pratique a simplicidade

Primeiramente, vale destacar que, ao contrário do que muitos imaginam, a melhor propaganda não é aquela que vale milhões, mas sim a que marca alguém. Ou seja, às vezes, ter simplicidade pode fazer sua marca ser relevante por longos anos, desde que ela alcance o emocional do consumidor e fique em sua memória por um bom tempo, trazendo boas lembranças.

Exemplos disso são a divulgação do filme “It: A coisa” amarrando bexigas vermelhas com barbantes em grades de esgoto, ou da Rock Radio americana, que distribuía “air guitars” gratuitamente, com direito a um estande para as guitarras invisíveis.

4- Utilize as mídias sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta para ampliar o alcancede uma campanha de guerrilha. Utilize as mídias para divulgar a ação, criar engajamento com o público e compartilhar conteúdo gerado pelos próprios consumidores. Quem é mestra em fazer esse tipo de marketing é a Netflix Brasil, que sempre interage com o público ou até mesmo com a concorrência, sendo bem humorada e participando das principais tendências da época.

5- Seja criativo e inovador

O objetivo do marketing de guerrilha é se destacar da concorrência e surpreender os consumidores. Para isso, é preciso ser criativo e inovador na concepção das ações. Utilize elementos surpreendentes, inesperados e que chamem a atenção do público. Não precisa lançar mão de orçamentos caríssimos ou fazer campanhas mirabolantes com uma equipe gigantesca.

Às vezes, um único detalhe pode fazer toda a diferença, como a campanha da Nívea, que pegou um sofá de estilo clássico, com seus relevos e furinhos, e deixou metade dele liso e sem ranhuras, a fim de mostrar a eficácia do creme em uma pele com celulites.

6- Desenvolva um site e um blog

Além das redes sociais, é importante ter em mente que a internet vai muito além do Instagram. É preciso criar um site para demonstrar credibilidade para o seu público.

Uma das coisas que mais estão acontecendo nesses últimos anos é acrescentar uma parte de blog no site da marca. Dessa forma, é possível adicionar informações e dicas sobre determinado assunto, educando o mercado.

7- Aproveite as oportunidades do ambiente

Aproveite o ambiente em que a campanha será realizada para criar ações impactantes e relevantes para o público. Considere o local, o momento e o contexto para criar uma experiência única para os consumidores.

Por exemplo, a KitKat fez campanhas ao ar livre em locais públicos ou de grande circulação de pessoas para colocar seus bancos em formato de chocolate.

8- Use corretamente o humor e a emoção

O marketing de guerrilha busca provocar emoções nos consumidores, mas é preciso tomar cuidado para ter a dosagem certa. Ou seja, por mais que ações bem-humoradas e descontraídas sejam mais simples de executar, é preciso avaliar se o humor é adequado para o público-alvo e se não há riscos de ofensas ou desentendimentos. Além disso, é importante evitar emoções negativas, como o medo ou a tristeza. Em vez disso, é bom focar em situações inusitadas e divertidas, que evoquem humor, felicidade e nostalgia.

9- Faça barulho

Se você não chamar a atenção na internet, não será ouvido. Então, faça barulho! É claro que tudo tem um limite, o ideal é chamar atenção sem incomodar as pessoas, e sim destacar o seu produto de uma forma positiva.

Uma forma de fazer isso é incorporando sua campanha à uma tendência do TikTok, ou realizando postagens nas plataformas de microblogs, como a Netflix faz, e interagindo com a sua audiência.

6 exemplos de cases de sucesso do marketing de guerrilha

Essa estratégia geralmente é usada por pequenas empresas que querem aumentar a visibilidade e conquistar novos clientes. Contudo, a seguir trazemos exemplos famosos de cases de sucesso da abordagem para você se inspirar e aplicar em seu negócio. Confira:

1. Frontline

A Frontline é uma empresa de produtos para pets, como remédios antipulgas, que teve uma ideia genial. Isso ocorreu porque colocaram um adesivo gigante com a imagem de um cachorro se coçando no primeiro piso de um shopping na Indonésia. Desse modo, as pessoas poderiam caminhar normalmente sobre a figura e, ao serem vistas de cima, mimetizavam as pulgas.

2. Netflix

Em setembro de 2017, a gigante do streaming espalhou outdoors com a frase “Netflix é uma piada” ao redor dos Estados Unidos. Logo, as pessoas acreditaram que era um ataque de seus concorrentes. Contudo, na realidade, era a divulgação da parceria com grandes nomes da comédia como Jerry Seinfeld, Ellen DeGeneres e Chris Rock.

3. Volkswagen

Para promover o novo modelo de carro, a montadora instalou um escorregador ao lado das escadas de um metrô, na Alemanha. Dessa forma, as pessoas poderiam descer mais rápido e se divertirem no processo. É óbvio que a iniciativa chamou bastante a atenção do público, gerando grande impacto e conteúdos nas redes sociais.

4. Ikea

Ikea é uma conhecida marca de móveis e decorações com preços acessíveis, principalmente na América do Norte e Europa, que tem a fama de ter produtos descartáveis. Para provar o contrário, a empresa então decidiu decorar partes do metrô de Paris com suas mobílias, que ficaram disponíveis para o uso público ao longo de duas semanas. Desse modo, a Ikea provou a durabilidade de suas fabricações.

5. Adobe Photoshop

A Adobe, detentora de produtos voltados para o design decidiu, em 2013, divulgar o novo Photoshop na campanha #CreativeDay, chamando um renomado artista da manipulação digital, Erik Johansson, para ficar escondido em uma van próxima a um ponto de ônibus, fotografando e pregando peças nos transeuntes.

A campanha consistia em colocar uma TV de tela plana no lugar de um painel publicitário para exibir as manipulações fotográficas engraçadas de Johansson em tempo real, causando surpresa e risos nos pedestres, que fotografavam a tela e buscavam curiosos pelo responsável.

6. McDonald’s

A mega rede de fastfood da Arcos Dourados, que é especialista em marketing de guerrilha, vive promovendo ações que são compartilhadas ao redor do mundo. O exemplo de campanha da vez é da imagem no início desse artigo, onde a faixa de pedestres que foi pintada para parecer com as batatas fritas da empresa.

Como usar o marketing de guerrilha no digital?

Com o surgimento da internet e das redes sociais, o marketing de guerrilha ganhou ainda mais espaço no mercado, permitindo que as empresas criem publicidades ainda mais criativas e incríveis, utilizando recursos digitais para alcançar um público maior e mais diversificado. A seguir, apresentamos algumas dicas para usar o essa estratégia no ambiente digital:

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma campanha de marketing de guerrilha é conhecer bem o seu público-alvo. É importante entender quais são seus interesses, necessidades e desejos, para que a campanha possa ser direcionada de maneira eficiente.

2. Seja criativo e ousado

É importante pensar fora da caixa e criar campanhas que sejam diferentes do que o público está acostumado a ver. Para isso, é preciso surpreender e chamar a atenção do público de forma positiva. Imagine uma propaganda de restaurante onde você convida o cliente a comer para que ambos não “passem fome”? Pois é, isso foi feito por um estabelecimento americano.

3. Utilize recursos digitais

A internet e as redes sociais oferecem uma infinidade de recursos para criar campanhas de marketing de guerrilha. É possível utilizar vídeos, imagens, memes, hashtags e outras ferramentas para criar ações criativas e impactantes. Ambientes online ou locais físicos possibilitam criar campanhas inusitadas e impactantes para divulgar seus serviços digitais sem gastar muito.

4. Aproveite eventos e datas comemorativas

Eventos e datas comemorativas são ótimas oportunidades para promover campanhas surpreendentes. É possível utilizar o tema do evento ou da data para criar uma ação criativa e surpreendente, que chame a atenção do público. O Burger King, por exemplo, em um Halloween lá nos EUA, se fantasiou de fantasma com a palavra “McDonald’s” escrita no tecido branco e até suas embalagens continham o humor da marca com a data.

5. Mensure os resultados

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, é importante mensurar os resultados da campanha de marketing de guerrilha. É preciso saber se ela gerou o impacto desejado, para que seja possível ajustar a estratégia e melhorar os resultados futuros.

Agora que você entendeu como funciona o marketing de guerra, conferiu dicas valiosas e cases de sucesso, utilize esse aprendizado para promover seu negócio e sair à frente da concorrência hoje mesmo.

Se gostou desse artigo, então comente conosco e compartilhe com publicitários que estão buscando romper com as tradições e com o “marketing engessado”.

Fonte: Intuit mailchimp Resultados Digitais Rock Content Dinamize

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