A newsletter é um email informativo que é disparado por uma empresa de forma periódica. O seu objetivo é levar informações sobre a empresa para o público, composto tanto por clientes, quanto por potenciais clientes.
Desse modo, a importância da newsletter dentro do Marketing de Conteúdo está relacionada à sua capacidade de distribuir conteúdo relevante para engajar a audiência.
Nesse sentido, para que haja conversão de leads e engajamento de clientes já fidelizados, é preciso explorar essa ferramenta.
Qual a diferença entre newsletter e email marketing?
O email marketing tem como principal objetivo a atração e conversão de clientes.
Dessa forma, ele funciona como um apoio comercial no planejamento de comunicação.
Por sua vez, a newsletter tem como objetivo produzir conteúdos que fortaleçam a marca.
Nesse sentido, ela busca estabelecer uma conexão com o público-alvo através da sua relevância.
Como criar uma newsletter?
1 – Defina os seus objetivos
Quais resultados você espera com o envio da newsletter?
Ter isso em mente é fundamental para elaborar estratégias eficientes.
Por isso, determine as ações que você espera do seu público.
2 – Determine a frequência de envio dos emails
O importante é ter uma periodicidade constante.
Desse modo, seja quinzenalmente, ou uma vez por mês, não deixe de enviar a newsletter.
Não permita que a sua empresa caia no esquecimento.
3 – Escolha uma ferramenta de automação de email
Ou seja, não dispare a newsletter por provedores de email comuns.
Para atingir a caixa de entrada dos seus assinantes, opte por ferramentas como:
- Mailchimp
- RD Station
- Maillify
- Infusion Soft
- E-GOI
- Mad Mimi
- Litmus
- LeadLovers
- Optin Monster
- MailJet
Existem inúmeras outras, então escolha a que mais se adequa ao seu negócio.
4 – Crie o layout
Utilize apenas informações relevantes.
Por exemplo, os elementos de design do seu site e a sua logomarca.
Configure e otimize a versão de texto simples para garantir sucesso total na entrega da sua newsletter.
Por fim, escolha fontes populares, como Times New Roman e Arial.
5 – Defina o conteúdo
Em síntese, aborde temas que sejam interessantes para o seu público-alvo.
Por exemplo, convites para eventos e webinários; anúncios de promoções; white papers; guias; ebooks; checklists etc.
Seja criativo ao desenvolver o assunto.
Não se esqueça dos CTAs, pois são eles que levam o leitor a realizar alguma ação.
Por fim, não exagere na quantidade de links e use poucas imagens.
6 – Faça um envio de teste
Antes de disparar a newsletter, a envie para outra pessoa.
Em seguida, peça para ela revisar o conteúdo e clicar nos CTAs.
Essa ação pode evitar possíveis erros.
7 – Responda os seus assinantes
É importante que o público fique satisfeito com o seu atendimento.
Nesse sentido, nunca deixe um contato sem resposta.
8 – Fique de olho nas métricas
Analise métricas como taxa de entrega e taxa de abertura.
Elas servem como parâmetro para criar estratégias mais eficazes.
5 dicas para criar newsletters de sucesso
1 – Ofereça conteúdos úteis (não caia na caixa de spam)
Além de ter uma linguagem clara e objetiva, a sua newsletter precisa trazer novidades.
Emails que não oferecem nada de útil ao leitor, acabam caindo na caixa de spam.
Ou seja, não geram resultados.
Dessa forma, trabalhe conteúdos que sejam interessantes.
2 – Crie títulos atraentes
Usar temáticas genéricas é fazer mais do mesmo.
Por isso, seja original e ofereça para o seu público títulos que despertem o interesse.
Dessa forma, não tenha medo de usar a criatividade.
3 – Trate o seu público de forma única
Isto é, personalize o conteúdo. Isso gera muitos pontos para a empresa.
Assim, coloque o nome de cada usuário no título da mensagem.
4 – Dê ao seu público o poder de escolha
Ou seja, disponibilize a opção de cancelamento da assinatura.
Respeite a vontade dos seus leads e clientes.
Esse é o primeiro passo para que você estabeleça um relacionamento forte e duradouro com sua audiência.
5 – Experimente novas estratégias
A princípio, crie testes A/B para verificar quais são os elementos que trazem melhores resultados dentro da sua newsletter.
Dessa forma, você vai conseguir identificar aquilo que é mais atrativo para o seu público, e criar newsletters cada vez mais alinhadas às necessidades dos seus leads
E aí, gostou das dicas?
Aproveite e confira: Como escrever títulos impactantes e aumentar sua taxa de conversão
Fonte: RD Station Marketing