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Pessoa jogando xadrez em um tabuleiro iluminado com referências ao mundo digital

Estrategista Digital: o que faz e o que precisa saber?

Nos dias de hoje, em que a presença online é fundamental para elimpresas de todos os setores, a figura do estrategista digital se tornou cada vez mais importante.

Isso porque este profissional é responsável por definir as melhores estratégias para empresas se destacarem na internet e atrair clientes para o seu negócio.

Mas afinal, por que ele é tão relevante? Vamos descobrir neste artigo, assim como as funções que desempenha e quais são as habilidades exigidas para se destacar no mercado com esse cargo.

O que faz um estrategista digital?

Um estrategista digital é o profissional que atua na área de marketing digital e é responsável por criar e implementar estratégias para melhorar a presença online de uma empresa. Para isso, ele deve entender do mercado digital, conhecer as tendências e saber como as marcas podem se destacar nesse ambiente. Além disso, precisa ser capaz de desenvolver planos de ação que sejam efetivos e possíveis de medir.

Entre as principais funções desse profissional, podemos destacar:

  • Identificar oportunidades no mercado digital: o estrategista digital deve estar atento às tendências e inovações do mercado e identificar oportunidades para a empresa se destacar online.
  • Criar planos de ação: com base nas necessidades e objetivos da companhia, o profissional deve criar um plano de ação que inclua estratégias para melhorar a presença digital.
  • Analisar resultados: Após a implementação das estratégias, é preciso analisar os resultados obtidos e fazer ajustes necessários para melhorar a performance da empresa na internet.

O estrategista digital ainda:

Além disso, ele trabalha diretamente com clientes para definir metas de negócios e métricas de sucesso.  Por esse motivo, é possível dizer que todas as atividades executadas por um estrategista digital se desenrolam com foco no planejamento de projetos de marketing.

Quais são as habilidades desejáveis para esse profissional?

Como vimos no tópico anterior, para ser um bom estrategista digital, portanto, é necessário ter algumas habilidades específicas. Então entre elas, podemos destacar:

SEO e Inbound marketing

O conhecimento em SEO é essencial para que o estrategista digital possa melhorar o posicionamento da empresa nos resultados de busca. Além disso, é importante ter conhecimento em Inbound Marketing, uma estratégia que visa atrair clientes através de conteúdos relevantes, valorosos e personalizados.

Comunicação oral ou escrita

O profissional precisa ser um bom comunicador, tanto na escrita quanto na fala. Ou seja, ele deve saber conversar com diferentes públicos e ter habilidades para escrever textos persuasivos, além de criar campanhas de marketing atraentes para o público.

Organização

Por fim, ele deve ser organizado e ter habilidades para gerenciar projetos e tarefas de forma eficiente. Deve ainda ser capaz de criar um plano de ação detalhado e acompanhá-lo para garantir que as estratégias estejam sendo implementadas de forma correta.

Liderança

Um estrategista digital, além de planejar campanhas, vai ter que passar as orientações para os demais colaboradores. Logo, deseja-se que esse profissional tenha um perfil de liderança, adotando as melhores condutas para conseguir executar o projeto.

Criatividade

A criatividade é essencial no processo de criação, tendo em vista que é a responsável por veicular as intenções e valores de um empresa.

Pensamento analítico

Aqui, o pensamento analítico é responsável por reunir diversos fatores para que a melhor estratégia seja adotada. Alguns desses fatores são: os desejos dos consumidores, experiência com outras campanhas etc.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é fundamental para alcançar o sucesso, principalmente porque envolve a colaboração de diversas áreas, como designers gráficos, criadores de conteúdo, entre outros. Reconhecer a importância de cada um no projeto pode tornar o processo mais eficiente e resultar em melhores outcomes.

Grande conhecimento de marketing digital

Isso é de extrema importância, pois o profissional terá de dominar vários conceitos da área, além de estar por dentro das estratégias. Alguns exemplos são as técnicas de SEO e funil de vendas.

Gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos depende da magnitude da empresa. Por isso, saber como gerenciar projetos simultaneamente é essencial.

Habilidade com diferentes tipos de programas/ferramentas

Alguns desses programas, que exigirão um nível maior de habilidade do estrategista, incluem o Microsoft Excel e o Word, Adobe Illustrator e Photoshop, entre outros. Além disso, outros programas relevantes podem ser:

  1. Google Analytics
  2. Canva
  3. Hootsuite
  4. SEMrush
  5. Buffer
  6. Trello

Boa interpretação de dados

Fundamental para que o estrategista analisar comportamentos que são padrões, e a partir disso medir o impacto das ações elaboradas.

Como se tornar um estrategista digital?

Para se tornar um estrategista digital, você vai precisar investir em conhecimento técnico. No entanto, isso não significa dizer que esse conhecimento precisa ser necessariamente na área, até porque muitas vagas não vão cobrar uma experiência ou conhecimento técnico de marketing digital. Porém, vale mencionar que isso pode ser um diferencial. Veja abaixo:

Experiência com marketing digital

Para ganhar algum tipo de experiência como estrategista digital, você poderá fazer alguns cursos para obter conhecimento e garantir a sua posição no mercado. Investir é essencial.

Logo, quando estiver um pouco mais afiado, você poderá se candidatar a vagas para adquirir experiência como auxiliar de marketing, por exemplo.

Formação

Ter um diploma não é necessariamente um pré-requisito para trabalhar na área. No entanto, existem alguns cursos que podem ajudar, são eles:

  • Jornalismo;
  • Publicidade;
  • Tecnólogo ou bacharelado em comunicação;
  • Tecnológo em marketing digital;
  • Bacharelado ou tecnólogo em Administração;

Outra opção é investir em cursos livres, como:

  • Rock Content;
  • ESPM;
  • RD Station

Existem também cursos complementares, essenciais para um bom estrategista digital:

  • Adobe InDesign
  • Adobe Illustrator
  • Adobe Photoshop
  • Microsoft Excel

Importância do estrategista digital

O estrategista digital é extremamente importante nos dias de hoje, sendo fundamental para o sucesso dos negócios. Algumas das razões pelas quais esse profissional é tão importante incluem então:

Aumento da concorrência

Com o aumento da concorrência, é fundamental que as empresas tenham estratégias efetivas para se destacarem na internet. Ademais, o estrategista digital é o profissional que ajuda a empresa a criar um plano de ação incluindo as melhores práticas do setor, para garantir que a empresa se diferencie dos concorrentes e conquiste seu espaço no mercado.

Melhoria da presença online

Ter uma presença online forte é essencial para o sucesso dos negócios. Portanto, o profissional pode ajudar a empresa a melhorar sua imagem no mundo digital por meio de estratégias de SEO, campanhas de marketing digital e outras ações que visam aumentar a visibilidade da marca na web.

Aprimoramento da experiência do usuário

O estrategista digital também pode ajudar a empresa a melhorar a experiência do usuário em seu site ou em outras plataformas online. Isso então inclui a criação de uma página responsiva e fácil de navegar, a criação de conteúdo relevante e a implementação de estratégias para melhorar o engajamento do público.

Aumento do ROI

O ROI é um fator extremamente importante para as empresas. Com a ajuda do estrategista digital, a empresa a criar campanhas de marketing digital mais eficazes, que geram um retorno maior sobre o investimento. Isso pode incluir a utilização de ferramentas de análise de dados para medir o desempenho das campanhas e fazer ajustes para melhorar os resultados.

Maior alinhamento com os objetivos da empresa

O estrategista digital pode ajudar a empresa a alinhar sua presença online com os objetivos corporativos. Isso inclui a criação de metas específicas para o site ou outras plataformas online, como aumentar as vendas ou melhorar a visibilidade da marca. Com uma estratégia clara e bem definida, ela pode alcançar suas metas de forma mais eficaz.

Quando contratar um estrategista digital?

Um estrategista digital é alguém que tem grande experiência sobre como usar a internet para divulgar e vender o seu produto ou serviço. Com esse conhecimento, ele pode te ajudar a:

  • Conhecer melhor a sua audiência, ou seja, as pessoas que podem se interessar pelo que você oferece;
  • Se destacar entre a concorrência;
  • Mostrar o que seu negócio tem de diferente e especial que pode atrair os clientes;
  • Criar uma boa relação com os seus clientes, fazendo com que eles gostem da sua marca e confiem em você;
  • Comunicar de forma integrada e multicanal, usando desses meios para falar com os seus clientes de forma coerente e eficaz.

É hora de contratar esse tipo de profissional quando você sentir que precisa dessas melhorias em seu negócio.

O profissional então vai te orientar sobre o que, como e onde fazer para alcançar os seus objetivos. Ele também vai mostrar como resolver problemas que possam surgir e como medir os resultados das suas ações.

Como conseguir oportunidades de trabalho?

Se você está interessado em seguir carreira como estrategista digital, existem algumas maneiras de conseguir oportunidades de ingressar nesse mercado de trabalho:

  • Educação e certificações: uma das maneiras mais eficazes de conseguir trabalho como estrategista digital é investir em sua educação e obter certificações na área. Existem muitos cursos online e presenciais que oferecem treinamento em marketing digital, SEO, mídias sociais e outras áreas relacionadas.
  • Networking: o networking é extremamente importante no mercado de trabalho atual. Procure participar de eventos e conferências da área de marketing digital, fazer conexões com outros profissionais da área e compartilhar seu trabalho e experiências nas redes sociais.
  • Procurar oportunidades de estágio: se você ainda não tem experiência na área, pode ser útil procurar estágio ou trabalho voluntário em empresas de marketing digital. Isso pode ajudá-lo a ganhar experiência e construir um portfólio que pode ser usado para buscar oportunidades remuneradas.

O estrategista digital é um profissional cada vez mais importante no mercado de trabalho atual. Com habilidades em SEO, comunicação e organização, esse profissional pode ajudar as empresas a melhorarem suas presenças online, aumentar o ROI e alcançar seus objetivos de negócio.

3 dicas para conseguir uma vaga de estrategista digital

Agora que já sabemos um pouco sobre essa área, que tal acompanhar algumas dicas para conseguir uma vaga como estrategista digital:

Dica 1 – Faça networking: se conecte com profissionais na área para aumentar a sua visibilidade;

Dica 2 – Elabore um curriculum destacando as suas habilidades: destaque experiências que você teve em outras empresas. Além disso, descreva o impacto de suas ações nós projetos;

Dica 3 – Aposte nas suas habilidades de redes sociais: use o seu conhecimento na área e abuse com muita criatividade nas suas redes sociais;

Se você está interessado em seguir carreira como estrategista digital, invista em sua educação, networking e procure oportunidades de estágio ou trabalho voluntário para ganhar experiência na área.

Agora que você sabe tudo sobre o profissional da área de estratégia digital, comente conosco o que achou e compartilhe esse conteúdo com outros interessados em aderir à essa profissão ou contratarem profissionais qualificados da área.

Fonte: Herospark LinkedIn InfoMoney Núcleo Expert Indeed

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