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Gestor de Tráfego: O que é, o que faz e como se tornar um?

Gestor de Tráfego: O que é, o que faz e como se tornar um?

O gestor de tráfego é o profissional responsável por gerar tráfego para um site na internet.

Isto é, atrair mais visitantes para uma página através da veiculação de anúncios.

Dessa forma, ele é encarregado pela compra de cliques em canais pagos, como o Social Ads (Instagram, Facebook etc).

Além disso, o profissional precisa traçar estratégias de otimização, entender quais são os melhores canais de divulgação, e fazer análise de métricas para a obtenção de melhores resultados.

Hoje em dia, a gestão de tráfego é uma das áreas do Marketing Digital que mais cresce.

Isso porque, dentro do Inbound Marketing, ela se encontra na etapa de atração, uma das fases fundamentais para as estratégias de inbound.

Nesse sentido, pessoas capacitadas para exercer essa função são cada vez mais necessárias no mercado de trabalho.

Quais são as funções de um gestor de tráfego?

Entre as principais funções de um gestor de tráfego estão:

  • Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversas ferramentas ou canais;
  • Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas;
  • Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga;
  • Distribuir a verba entre os canais de Mídia Paga;
  • Analisar e acompanhar as campanhas de mídia, fazendo a gestão da verba das contas de anúncios e procurando oportunidades de melhoria;
  • Analisar o desempenho das campanhas e do seu impacto nas estratégias de marketing das contas;
  • Criar relatórios para mensuração de resultados das contas.

Contudo, essas funções podem variar de acordo com cada agência ou empresa.

Qual é a importância do gestor de tráfego?

Como foi dito anteriormente, dentro do Inbound Marketing, a gestão de tráfego se encontra na fase de atração, ou seja, ela está na primeira etapa do funil de vendas. E é no topo de funil que os anúncios impactam a maior parte dos possíveis clientes.

Nesse sentido, o gestor de tráfego está diretamente ligado à captura de leads e ao sucesso de vendas.

Quais são os tipos de gestor de tráfego?

Os gestores de tráfego podem ser divididos em:

1 – Social Ads

Nessa opção, o profissional é responsável por criar anúncios em redes sociais, como Instagram Ads, Facebook Ads etc.

Dessa forma, para gerar uma audiência qualificada, o gestor foca as suas atividades nos perfis dos potenciais clientes.

2 – Google Ads

Por sua vez, o gestor de tráfego Google Ads gerencia os anúncios para que eles possam ser exibidos nas buscas realizadas pela internet.

3 – Mídia Programática

Em síntese, a Mídia Programática é uma forma automatizada de comprar espaços publicitários na internet.

Ela é diferente dos processos tradicionais, mas podem ser excelentes estratégias para algumas empresas ou produtos.

4 – Multidisciplinar

O gestor de tráfego multidisciplinar é o profissional que consegue atrair visitantes e fazer a gestão de tráfego em diversos canais, como Google, Social Ads etc.

De forma geral, ele consegue ser mais estratégico, pois domina diversas ferramentas.

Como se preparar para ser um gestor de tráfego?

Se o seu objetivo é ser um bom gestor de tráfego:

1 – Faça cursos de gestão de tráfego

Geralmente, os cursos de gestão de tráfego ensinam as técnicas para Google Ads, e Instagram/Facebook Ads.

Contudo, é possível procurar cursos específicos para cada ferramenta.

2 – Busque certificações das plataformas

Existem redes sociais, como o Facebook, que oferecem cursos e certificações das próprias ferramentas.

De forma geral, os cursos são mais extensos, contudo, as certificações oferecidas por essas plataformas são um grande diferencial para a carreira dos gestores de tráfego.

3 – Desenvolva um perfil analítico

Como o gestor de tráfego lida diretamente com o investimento do cliente, é essencial que o profissional tenha um perfil minimamente analítico, e que saiba analisar e basear suas decisões em dados.

4 – Estude sobre Marketing Digital

É fundamental para um gestor de tráfego ter conhecimentos gerais em Marketing Digital e Inbound Marketing.

Isso porque ele atuará na linha de frente destas estratégias.

O que analisar na hora de contratar um gestor de tráfego?

Na hora de contratar um gestor de tráfego, é preciso analisar:

1 – O perfil, a experiência e as certificações

Se faça as seguintes perguntas:

  • O candidato possui um perfil analítico?
  • Ele tem experiência na área?
  • Quais são as suas certificações?

Elas podem te guiar na hora da sua decisão.

Isso porque o profissional precisa complementar a sua equipe, e, nesse sentido, é fundamental que ele seja capacitado para a função que vai exercer.

2 – O conhecimento em tráfego pago

Um bom gestor de tráfego deve conhecer toda a cadeia do tráfego pago, e não apenas sobre a criação de anúncios, ou sobre as ferramentas utilizadas para isso.

3 – A capacidade de elaborar estratégias

Converse com o profissional para descobrir se ele é capaz de elaborar boas estratégias de anúncios.

Por fim, faça perguntas para descobrir o seu conhecimento sobre métricas como ROI, CPC, CAC, etc, cases etc.

Dúvidas frequentes

1 – O que é gestão de tráfego?

Gestão de Tráfego é a estratégia de Marketing Digital que visa atrair mais visitantes para uma página na internet através da veiculação de anúncios.

2 – O que faz um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é o profissional encarregado pela compra de cliques em canais pagos, como o Social Ads (Instagram, Facebook etc).

3 – Como se tornar um gestor de tráfego?

Para se tornar um gestor de tráfego, faça cursos; busque certificações das plataformas; desenvolva um perfil analítico; e estude sobre Marketing Digital.

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Fonte: Resultados Digitais

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