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Customer marketing: o que é, importância e por que investir

Customer marketing: o que é, importância e por que investir

Você já ouviu falar em customer marketing? Pode ser que não por este nome, mas já deve ter escutado sobre retenção e fidelização de clientes, certo?

A função dessa estratégia é manter o engajamento dos clientes existentes, em vez de fazer eles optarem pela concorrência ou deixarem a marca de lado após um negócio fechado.

Adquirir novos clientes, quase sempre, pode ser um alto investimento, chegando a custar cinco vezes mais do que um consumidor existente, e que nem sempre é possível obter um retorno à altura.

No entanto, manter os clientes que já utilizaram sua solução antes consumindo seus produtos e serviços, e advogando em favor da sua marca não só é mais econômico, como solidifica sua audiência base e funciona como vitrine para atrair novos leads.

Portanto, implantar essa filosofia em seu negócio pode trazer inúmeras vantagens, como aumentar o ticket médio por cliente, a divulgação da sua marca e até mesmo melhorar a reputação da sua empresa, entre várias outras que você descobrirá ao longo do texto.

Aqui você vai conferir, além dos benefícios da aplicação dessa estratégia, a maneira correta de inseri-la em seu empreendimento e quais as diferenças entre marketing do cliente e customer success. Boa leitura!

O que é customer marketing?

O Customer Marketing (CM) ou marketing voltado ao cliente se refere a um conjunto de estratégias focadas em manter os clientes existentes fiéis e adeptos de uma determinada marca.

Em outras palavras, é um processo de reter e manter o engajamento dos consumidores recorrentes de um produto ou serviço, atendendo sempre às suas expectativas e demandas para que não haja desejo de optar pela concorrência.

Uma vez que o cliente não sente necessidade de buscar algo que deseja em outro lugar porque sua marca favorita oferece essas possibilidades a ele, o trabalho do CM está funcionando corretamente.

Quais são as vantagens de aplicar o customer marketing?

Criar uma nova base de clientes pode ser um investimento alto, custando mais do que reter os existentes, e nem sempre retornando os custos em lucratividade. Enquanto o consumidor fiel tende a aumentar o lucro de um negócio em até 25%, segundo uma pesquisa da Bain & Company.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com as vantagens de aplicar o customer marketing em seu negócio e, assim, reduzir custos com captação de clientes e ao mesmo tempo aumentar o ROI de campanhas estratégicas focadas em CM. Então, confira:

Clientes mais engajados

Um cliente existente, que foi fidelizado pela empresa, tende a ser mais engajado com a marca, participando de promoções, adquirindo outros produtos e soluções, oferecendo feedbacks e se tornando um defensor da marca, fazendo o marketing boca a boca e divulgando a empresa para outros consumidores em potencial.

Retenção de clientes

Reter clientes, além de fidelizá-los e passar a mensagem de que são importantes e indispensáveis para a sua empresa, é ao mesmo tempo econômico e valioso, uma vez que esse grupo de consumidores tendem a gastar mais dinheiro com a marca, e custam menos.

Crescimento empresarial saudável

Ao focar em customer marketing, também é possível alcançar um crescimento empresarial mais saudável, pois é possível identificar oportunidades de venda cruzada, upselling e outras formas de oferecer produtos e serviços adicionais aos clientes fidelizados.

Aumento de conclusão de vendas

A aplicação de estratégias de customer marketing pode ainda resultar em um aumento na conclusão de vendas, visto que os clientes existentes já conhecem a empresa e confiam na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, facilitando a conversão de novas vendas.

Lifetime Value (LTV)

Como os clientes fiéis tendem a gastar mais na empresa, eles também tendem a manter um relacionamento duradouro com a mesma, aumentando assim seu LTV, o que é uma ótima vantagem, sobretudo para negócios em desenvolvimento.

Redução do custo de aquisição de clientes

Ao economizar nos custos de aquisição de clientes (CAC), a empresa pode focar seus recursos financeiros no desenvolvimento de outras áreas do negócio, e assim melhorar a reputação da marca, suas estruturas e ofertas de produtos e serviços.

Como implementar o customer marketing?

Para implementar o customer marketing, é preciso entender que ele tem como foco a fidelização e o relacionamento com os clientes que já foram efetivados. Algumas etapas a seguir para inseri-lo em sua estratégia são:

Principais estratégias do customer marketing

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas no customer marketing para que sua empresa obtenha sucesso na aplicação da estratégia. Algumas das principais incluem:

Segmentação de mercado

A segmentação de mercado consiste em dividir o público-alvo em grupos com características semelhantes, com o objetivo de oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento busca construir uma relação duradoura com os clientes, oferecendo atendimento personalizado e soluções que atendam às suas necessidades.

Marketing de fidelização

O marketing de fidelização consiste em oferecer recompensas e benefícios aos clientes que se mantêm fiéis à marca. Essas bonificações podem ser descontos, brindes e programas de pontos, entre outros benefícios.

Marketing de referência

O marketing de referência busca transformar os clientes em defensores da marca, por meio de estratégias que incentivem a indicação da empresa para outras pessoas.

Diferenças entre customer marketing e customer success

É importante destacar que customer marketing não é sinônimo de sucesso do cliente, embora ambos estejam interligados. O sucesso do cliente se refere a como a empresa ajuda o cliente a alcançar seus objetivos com o uso de seus produtos ou serviços.

o customer marketing é uma estratégia de marketing que se concentra em manter os clientes existentes engajados e satisfeitos com a marca. Isso ocorre com a oferta de soluções e conteúdos relevantes que atendam suas necessidades e desejos.

Ambos os conceitos são importantes e devem ser considerados para criar uma experiência positiva para o cliente. Assim, é possível passar a mensagem da importância do cliente, levando a uma maior retenção, satisfação e lucratividade para a empresa.

Investir em customer marketing pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, desde a fidelização e o engajamento dos clientes, até o aumento da lucratividade e da reputação da marca.

Portanto, lembre-se de que a estratégia deve ser personalizada e adaptada às necessidades da sua audiência. Só assim é possível garantir que seja efetiva e gere resultados positivos a longo prazo.

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Fonte: Hubspot CS Academy Agendor Rock Content

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