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O que é Marketing de Relacionamento e por que ele importa?

O que é Marketing de Relacionamento e por que ele importa?

Marketing de Relacionamento é o conjunto de estratégias adotadas por uma empresa com o objetivo de criar um relacionamento positivo e duradouro com os seus clientes.

Para isso, a empresa oferece vantagens, como brindes e acompanhamento personalizado, em busca não só da fidelização dos clientes, mas também da disseminação da marca. E da criação de autoridade no mercado.

Contudo, o foco principal é fazer com que os clientes se tornem defensores da marca.

Nesse sentido, é preciso, por exemplo, manter uma comunicação próxima com o público, e criar interações com ele em diferentes canais de Marketing Digital.

E sabe por quê?

Essas ações aproximam as pessoas da sua empresa e, desse modo, as chances de o público perceber o valor da solução que a sua marca oferece são maiores.

O bom relacionamento pode ser o fator determinante no momento de decisão de compra de cada cliente.

Por isso, é importante reforçar essa relação de proximidade.

Mas como fazer isso?

É simples, a gente te explica.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento na minha empresa?

1 – Propague a cultura de fidelização dos clientes entre os seus colaboradores

A relação entre a empresa e o cliente já se inicia no primeiro contato.

Por isso, a sua equipe deve estar preparada para oferecer um bom atendimento.

Os clientes precisam ser cativados para que a relação seja concluída com a venda de um produto/serviço.

2 – Construa um banco de dados

É através da análise desses dados que a sua empresa vai conseguir criar campanhas eficientes.

Só assim é possível entender quem são os seus clientes e como se relacionar com eles a longo prazo.

Além disso, a análise de dados permite que a sua empresa identifique o padrão de compras de cada pessoa. Sendo possível, assim, identificar quais clientes possuem grande relevância no faturamento da marca.

Desse modo, será possível fornecer a esses clientes, um tratamento diferenciado que estreite a relação entre eles e a sua empresa.

Por isso, é essencial que você crie as personas da sua empresa, ou seja, as representações dos melhores clientes.

3 – Utilize o Email Marketing como ferramenta

O Email Marketing é fundamental no Marketing de Relacionamento.

Por ser altamente personalizável, ele permite que você crie uma relação de proximidade com os seus leads.

Por exemplo, você pode parabenizar os clientes em datas comemorativas. Enviar campanhas de construção da marca. Oferecer promoções especiais. Divulgar novos produtos, etc.

4 – Aproveite as redes sociais

As redes sociais fazem parte das estratégias básicas de Marketing de Relacionamento.

Ou seja, elas são indispensáveis na hora de construir um relacionamento com o público.

Por isso, saiba aproveitar esses espaços para divulgar a sua marca e produzir conteúdo de valor.

Faça com que os seus clientes se sintam únicos e conquiste novos públicos.

No entanto, não esqueça que a comunicação muda de acordo com a rede social.

Uma comunicação massificada é desvantajosa para a sua empresa.

5 – Use a Automação de Marketing a seu favor

A Automação de Marketing é uma forma de escalar o seu trabalho de relacionamento, ainda de forma personalizada.

Desse modo, é possível enviar conteúdos alinhados com as necessidades dos clientes, de forma automática.

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para essa função.

6 – Desenvolva um programa de fidelidade

Ofereça benefícios para que os seus clientes consumam os seus produtos/serviços.

Contudo, certifique-se de que a bonificação adotada não traga prejuízos financeiros para a sua empresa.

7 – Avalie os resultados

Utilize métricas para avaliar se a sua estratégia está indo bem.

Esses são indicadores, lá na frente, podem indicar a relação com o nível de fidelização de clientes.

Vale a pena investir em Marketing de Relacionamento?

Sim, vale a pena.

Criar um relacionamento positivo e duradouro com os clientes é uma estratégia que pode levar a sua empresa a um outro patamar.

Nesse sentido, não tenha medo de investir em ações que promovam o bem estar do seu público. A satisfação do cliente reflete no faturamento da sua empresa.

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Fonte: RD Station Marketing

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