Começarei este texto com uma pergunta: porque você precisa conhecer qual a rede social mais usada no Brasil? Bem, saber das redes sociais mais usadas no Brasil em 2021 pode aumentar as chances de sucesso no marketing digital.
Portanto, este conhecimento fará com que você consiga criar estratégias mais eficazes e voltadas para cada rede.
No entanto, você sabe que em primeiro lugar ainda continua o Facebook. A princípio, o que você vai tirar de tudo isso é o conhecimento de sua relevância e de seu formato para aplicar em seu negócio.
Ou seja, entender a importância do Facebook para aplicar em sua estratégia digital.
Redes sociais mais usadas no Brasil
Muitas redes sociais no Brasil estão crescendo e cada uma com suas propostas singulares. Você pode divulgar e aumentar o alcance de sua marca com estas redes sociais mais usadas em 2021:
1- Facebook
Para você entender a história, importância e alcance de cada rede social é necessário entender alguns pontos.
Primeiramente, é preciso saber que algumas redes sociais iniciaram de maneira restrita. Neste sentido, podemos comparar o Facebook com o Orkut. As duas redes nasceram em âmbitos bem restritos para poucas pessoas e depois se expandiram bastante.
O Facebook surgiu em 2004, em um projeto interno de Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Todos eles eram estudantes de Harvard e o início desta rede era restrita a esta faculdade.
Neste sentido, o Facebook era como um álbum digital que continha fotos e informações dos alunos, era um livro de caras em uma tradução livre.
A partir deste início, a rede se ampliou para outras faculdades e não parou mais de crescer.
No entanto, o que realmente importa se sou um empresário, é em que pé as coisas estão hoje. Para você ter uma ideia, hoje o Facebook atinge 69,9% dos brasileiros, o que significa um número de 150 milhões de pessoas.
Porém, outra informação importante para o seu negócio, é que o brasileiro fica em média 3:34 horas nas redes sociais. Para aproveitar este movimento, muitos empresários investem em anúncios no Facebook.
2- Linkedin
O Linkedin está entre as redes sociais mais usadas no Brasil. Basicamente, o Linkedin nasceu como uma proposta corporativa. No entanto, hoje já atinge 700 milhões de usuários no mundo. No Brasil, esta rede social tem um público de 45 milhões de pessoas.
Atualmente, o crescimento desta rede se deu pela pandemia, pois muitas pessoas começaram a buscar recolocações profissionais.
O funcionamento do Linkedin é bastante semelhante ao Facebook, só que em um perfil mais profissional.
Neste sentido, se você vai fazer seu perfil, é importante puxar para seu lado profissional e empresarial.
Além disso, o linkedin é usado por empresas que estão atrás de profissionais e também por empresários que vendem produtos e serviços.
3- Instagram
Para continuar a estudar as características e história de cada rede, é importante saber que o Instagram nasceu como uma rede focada para fotos e vídeos. No entanto, se transformou e ganhou outros recursos.
Assim, hoje você pode usar os stories que lhe dão chance de usar perguntas, enquetes, sequências de vídeos e GIFs animados.
No entanto, o dado mais importante se você tem um negócio e quer expandir é quantos brasileiros utilizam esta rede.
Neste sentido o Instagram é a quarta rede preferida pelos brasileiros, atingindo 99 milhões de usuários, segundo o site Statista.
Porém, as mudanças que são feitas nesta rede fazem dela uma rede do futuro dos empresários. Portanto, muitos empresários a utilizam para promover sua marca e aumentar seu alcance.
4- WhatsApp
Neste texto você está estudando as redes sociais mais usadas no Brasil, mas você pode levantar uma questão: o WhatsApp é uma rede social ou aplicativo?
No entanto, se olharmos para a sua origem, o WhatsApp nasceu como aplicativo, mas hoje toma proporções de rede social por causa dos grupos.
Porém, deixando um pouco fora as questões de nomes, o que mais nos importa é que o WhatsApp tem 2 bilhões de usuários, com 99 milhões só no Brasil.
Se você olhar para a sua história, o WhatsApp surgiu em 2009, criado por Brian Acton e Jan Koum, ex-funcionários da Yahoo. Posteriormente, ele recebeu investimentos, o que permitiu sua disponibilidade para smartphones.
Os investimentos da empresa Sequoia Capital e de outras empresas de capital de risco fizeram o WhatsApp crescer muito, despertando o interesse do Facebook, que comprou o WhatsApp por US$19 bilhões.
5- YouTube
O YouTube foi fundado em 2005 e seu formato é basicamente vídeo, pois seu nome é sinônimo de vídeo na web.
Porém, se você é empresário ou quer vender cursos, o YouTube é uma imensa ferramenta de alcance, divulgação e engajamento. Nela, você pode promover tutoriais gratuitos para divulgar sua marca, investir em anúncios e fazer um canal de cultura e conhecimento.
A princípio, só para ter uma ideia, o YouTube está disponível em mais de 100 países e atinge 2 bilhões de usuários.
Neste sentido, se você está pensando em começar ou ampliar um negócio, é impossível dispensar o YouTube.
Basicamente, além de muitas outras vantagens, tem 2 principais para justificar o uso do YouTube. Primeiramente, o YouTube é o segundo maior site de busca, perdendo apenas para o Google.
Além disso, 105 milhões de brasileiros usam o YouTube. Lembrando que esse levantamento foi feito considerando a faixa entre 18 e 65 anos de idade.
6- Pinterest
Dentre as redes sociais mais usadas no Brasil, o Pinterest atinge 37 milhões de usuários. No entanto, no mundo a cifra corresponde a 460 milhões.
Ainda, se focarmos na origem e estilo desta rede, ela nasceu como um site de interesse. Ou seja, você dispõe de um conjunto de interesses, a partir daí a rede aponta pessoas que têm os mesmos interesses para seguir.
Contudo, mesmo sendo a proposta da rede unir pessoas com interesses semelhantes, isso não é uma condição de restrição.
Outra característica importante desta rede interessante para quem tem um negócio é que ela atinge mais o público feminino.
Assim, estima-se que 77% dos usuários são mulheres e 34% estão em uma faixa etária de 18 e 29 anos.
Além disso, 35% destas mulheres têm entre 30 e 49 anos e 27% entre 50 e 64 anos.
Outro dado importante para você saber é que o Pinterest é uma rede que atinge usuários da geração “Y” ou millennials. Assim, 86% deste público usa esta rede para descobrir novas marcas.
7- Twitter
Dentre as redes sociais mais usadas no Brasil, o Twitter é bem procurado. Para termos uma ideia, tem uma média de 315 milhões de usuários no mundo e 22, 5 milhões estão no Brasil.
Basicamente, o Twitter é uma rede de postagem de conteúdo escrito em que você segue um perfil. Por causa desta característica, no Brasil as pessoas criam perfis para seguir personalidades famosas.
No entanto, os pontos-chave desta rede que interessa aos comerciantes são as ferramentas de retweet, que consiste na republicação de uma mensagem para seus seguidores.
Os retweets são a causa em que assuntos polêmicos ficam famosos e passam a fazer parte dos trending topics, ou tópicos do momento.
Para quem é empresário, e quer lançar um produto, não pode deixar de observar os assuntos do momento.
Além disso, você pode usar a rede para divulgar promoções, lançamentos e serviços.
8- Tik Tok
O que podemos aprender desta rede é a velocidade em seu crescimento. Dentre as redes sociais mais usadas no Brasil, esta atingiu mais de 3 milhões de downloads.
O Tik Tok nasceu na China e lá tem nome de Doujin, considerada a caçula das redes sociais.
O seu formato é ser um aplicativo para plataformas android e iOS, onde você cria e compartilha vídeos curtos de 15 segundos na internet.
A popularidade do Tik tok no Brasil é muito grande, além dele estar já em 141 países e em 75 idiomas.
Para você que quer expandir seus negócios e está de olho nos gastos dos usuários em serviços e em produtos, o Tik Tok é uma rede que impulsiona muitos comércios.
9- Snapchat
Basicamente, a característica principal desta rede é o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens. Contudo, este conteúdo desaparece do aplicativo de quem recebeu depois de um tempo. Porém, este tempo é estipulado por quem compartilhou o conteúdo.
Esta forma de compartilhamento dá segurança para quem compartilhou o conteúdo, pois garante que quem recebeu não irá compartilhar novamente.
Esta rede ficou bastante popular entre usuários que enviam nudes. Atualmente, muitos recursos popularizaram esta rede, dentre eles: filtros de fotos para efeitos exclusivos, e o criador de stories.
Em relação ao mundo, esta rede atinge 250 milhões de usuários. Porém, entre as redes usadas no Brasil, ela não está entre as maiores, pois somente 4% deste total atinge os brasileiros.
10- Facebook Messenger
O Messenger é um aplicativo incorporado ao Facebook em 2011, porém foi separado da plataforma em 2016.
No entanto, essa separação fez com que o aplicativo se tornasse obrigatório para quem usava a rede social via smartphone.
Contudo, o Messenger vai além de ser um app de mensagens por ter uma função stories exclusiva.
Se você é empresário, pode usar alguns recursos como Bots e respostas inteligentes.
Estima-se que os usuários do Messenger estão na casa de dezenas de milhões, mas a empresa não divulga os números oficiais.
E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: Como ter um perfil profissional no Instagram?