Um perfil profissional no Instagram pode ser entendido como uma conta voltada para fins comerciais, empresariais ou de prestação de serviços. Esses perfis são destinados a indivíduos ou marcas que desejam promover suas atividades, produtos ou serviços na plataforma.
Ao criar um perfil, você pode usar os recursos do Instagram, como as funções para análises de dados de vendas para obter um diagnóstico sobre o andamento do seu planejamento.
Deseja saber mais sobre como ter um perfil profissional de sucesso no Instagram? Continue com a gente!
Diferença entre perfil pessoal e profissional no Instagram
O Instagram permite aos usuários criar e gerenciar dois tipos de perfis distintos: o perfil pessoal e o perfil profissional. Ambos possuem vantagens, e a escolha entre eles depende dos objetivos do usuário.
Sendo assim, para quem busca promover um negócio, serviço ou marca, o perfil profissional oferece ferramentas e métricas mais direcionadas. Já para quem busca manter uma presença mais pessoal e interativa, o perfil pessoal é mais adequado.
No perfil pessoal você pode explorar:
- Privacidade: os perfis pessoais oferecem mais opções de privacidade, permitindo que os usuários controlem quem pode ver suas postagens e histórias. É possível configurar uma conta como privada, aceitando seguidores apenas coma sua aprovação.
- Recursos limitados de análise: as análises e estatísticas de contribuições são limitadas em perfis pessoais. Você pode ver o número de curtidas, comentários e visualizações, mas não possui ferramentas avançadas de análise.
- Informações limitadas na bio: na bio do perfil pessoal, há menos campos para inserir informações profissionais, como cargo, empresa, site oficial, etc.
Já no perfil profissional você vai explorar:
- Ferramentas de análise avançadas: os perfis profissionais oferecem análises detalhadas, incluindo análises de desempenho, insights sobre o público-alvo, engajamento, entre outros dados úteis para estratégias de marketing.
- Acesso a anúncios e promoções: perfis profissionais podem criar campanhas de anúncios patrocinados, publicações e acesso a ferramentas avançadas de segmentação para atingir públicos específicos.
- Mais informações na bio: há mais opções para preencher informações, a exemplo do endereço, categoria de negócio, telefones para contato etc.
15 dicas para ter um perfil profissional de sucesso no Instagram
Se você possui um e-commerce, ou quer oferecer cursos de determinado conhecimento, o Instagram oferece muitos recursos. Acompanhe as nossas dicas abaixo:
1- Mude de perfil
O primeiro passo para usar o Instagram de maneira profissional é mudar seu perfil para comercial.
Primeiramente, é preciso vincular o seu perfil com uma fan page do Facebook. Em seguida, mude seu perfil comum para comercial. Portanto, a partir desta mudança você pode dar informações sobre seu negócio de maneira bem detalhada.
Assim, você pode colocar telefone, endereço físico, além de mostrar seus produtos ou serviços e indicar planos e sistemas de vendas.
2- Conheça a concorrência
Depois da mudança de perfil e organizar suas informações, é hora de fazer estratégias estudando a concorrência. Neste sentido, é bom visitar páginas de empresas do mesmo segmento para ver as ações dos concorrentes.
Porém, a observação e análise do concorrente não são ações que irão recair na imitação, mas sim na diferenciação. Ou seja, você vai separar quais ações estão dando certo para poder se inspirar para criar estratégias originais.
3- Faça agendamento de posts
Recentemente, o Instagram permitiu a programação de posts. Assim, você pode otimizar tempo agendando suas postagens. Neste sentido, basta escolher um vídeo, colocar uma legenda e definir horários e data desejadas e o programa publica automaticamente.
A propósito, vale lembrar que esse recurso pode ser usado no feed e nos stories.
4- Mostre o que você faz de forma criativa
Para mostrar o que você faz de forma criativa, é preciso mostrar o que você fornece em soluções. Assim, precisa mostrar mais as soluções do que os produtos que você vende. O Instagram valoriza quando uma empresa agrega valor para os clientes.
Contudo, é preciso fazer essa amostragem por meio de imagens bonitas e bem produzidas. Lembre-se que o conteúdo visual é um fator de grande importância para essa rede.
Caso sua empresa seja uma prestadora de serviços, mostre a cultura de sua empresa. Ou seja, compartilhe a sua missão com o mundo ou até mesmo compartilhe algumas dicas e instruções.
Assim, você pode usar upload de fotos, vídeos curtos (Boomerangs), ou até vídeos de um minuto de duração.
5- Analise suas métricas
Através do perfil comercial no Instagram você pode medir os dados sobre acessos a seu perfil. Assim, você faz este procedimento através da ferramenta de negócios, onde você encontra relatórios com informações para gerenciar sua página.
Sendo assim, você pode saber o número de pessoas que viram suas postagens, além de saber o perfil do público de seguidores.
Nesse perfil estão dados como faixa etária, gênero e localização. Além disso, você saberá até de detalhes sobre curtidas e comentários de cada post.
Portanto, todos estes dados vão ser muito importantes para a criação de estratégias mais certeiras sobre conteúdos que mais agradam o seu público.
6- Invista na USP (Unique Selling Proposition)
A USP é uma breve descrição do diferencial de seu negócio. Ou seja, é aquele detalhe que faz você se diferenciar dos demais concorrentes. Lembre-se que com uma empresa você oferece muitas coisas. Contudo, não fique preso em encaixar tudo isso em 150 ou mais caracteres.
Assim, concentre-se na sua proposta principal ou até sua próxima novidade, seja um evento, promoção, ou lançamento de produto. Isto vai melhorar seu perfil profissional no Instagram
7- Divulgue seus bastidores
A maioria dos usuários tem curiosidade em ver como são as empresas e marcas. Ainda, eles têm curiosidades sobre a origem de seus produtos e você pode dar todo o ciclo de vida de sua marca.
Em seu perfil profissional no Instagram, essas amostragens irão dar uma relevância em públicos que valorizam questões ambientais, por exemplo.
Assim, o usuário pode ficar satisfeito em ver como os produtos são feitos desde o material de base até a produção e distribuição.
8- Publique imagens de qualidade
É preciso saber que o Instagram é uma rede social focada na imagem. Assim, para melhorar o perfil comercial no Instagram, é preciso investir em imagens.
Diante disso, evite postar fotos mal enquadradas, feitas em baixa resolução ou exibir vídeos com imagens distorcidas e ruídos.
Portanto, para isso, você pode usar recursos próprios ou usar os recursos da própria plataforma. No Instagram você pode usar filtros e alterações nos efeitos de luz.
9- Utilize hashtags
Para usar as melhores hashtags, esteja atento as que estão mais famosas em seu segmento. A propósito, as hashtags funcionam como um direcionamento para quem está procurando postagens sobre assuntos específicos. Assim, para melhorar seu perfil comercial no Instagram, um bom uso das hashtags é crucial.
Você pode usá-las na legenda de suas postagens, caso queira divulgar seu produto de forma mais ampla. Além disso, nas estratégias de hashtags, você pode se guiar por alguns aplicativos que mostram as melhores hashtags para cada segmento.
Alguns exemplos de ferramentas para a sua escolha são:
- Hashtagify: permite pesquisar e encontrar hashtags populares, além de oferecer insights sobre tendências e análises detalhadas.
- RiteTag: ajuda a identificar hashtags relevantes e fornece informações sobre sua popularidade, alcance e uso adequado em diferentes plataformas.
- Tagomatic: analisa as palavras-chave associadas ao seu conteúdo e gera hashtags relevantes com base nessa análise.
- Display Purposes: oferece sugestões de hashtags com base nas palavras-chave inseridas e também realiza uma análise de tendências.
- SeekMetrics: fornece insights sobre as melhores hashtags para aumentar a visibilidade de suas postagens em diferentes redes sociais.
Sendo assim, essas ferramentas podem ser úteis para identificar e selecionar hashtags relevantes para suas postagens, mas lembre-se sempre de garantir que as hashtags escolhidas sejam pertinentes ao seu conteúdo e público-alvo.
10- Faça collabs
Para destacar colaboradores e compartilhar histórias de sucesso, o Instagram é um dos canais de mídias mais fortes.
Assim, para melhorar seu perfil comercial no Instagram, você pode fazer parcerias. Nesse sentido, fazer menção de outras páginas pode ser um bom caminho, pois você pode conseguir também menções para a sua página.
11- Interaja com o público
Para fazer um perfil comercial no Instagram mais reconhecido, é ideal melhorar a interação. Assim, a dica é que você tente falar com seus seguidores de maneira empática.
Ou seja, se ponha no lugar de alguém que nunca consegue resposta sobre uma dúvida, porque o responsável de um perfil nunca responde. Isso pode contribuir, e muito, para pensar em melhorias e evitar situações como essa.
Sendo assim, é muito importante que você seja atencioso nos comentários e mensagens diretas.
12- Aproveite os melhores horário para postar
Uma boa estratégia para alcançar mais engajamento é entender quais os melhores horários para postar no Instagram.
É importante mencionar que cada grupo possui hábitos diferentes. Portanto, é muito importante postar os seus conteúdos com base nos dados desse comportamento.
13- Faça Stories
Essa é uma maneira interessante de ficar mais próximo do público. Você pode usar os Stories para contar um pouco mais sobre o dia a dia da empresa, mostrar a sua relação com os colaboradores e muito mais.
Logo, esse pode ser um recurso para conquistar cada vez mais a atenção de quem deseja consumir com você.
14- Patrocine posts
Patrocinar posts no Instagram pode ser uma estratégia crucial para expandir o alcance e o engajamento da sua marca ou negócio.
No entanto, é fundamental ter uma estratégia clara ao patrocinar posts, definindo objetivos específicos, compreendendo seu público-alvo e criando conteúdo relevante e atraente.
Por fim, também é essencial monitorar e ajustar constantemente suas campanhas para maximizar os resultados.
15- Publique em diferentes formatos
Uma das grandes vantagens do Instagram é que essa ferramenta possibilita diversos formatos de publicações: stories, fotos, vídeos. Essa diversidade é uma mão na roda para todo empreendedor.
Para isso, seja criativo e explore ao máximos os recursos que estão presentes nessa plataforma.
E então, gostou da matéria? Continue com a gente!