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Web Stories: saiba o que são e como ativar esse recurso

O recurso dos stories é bem popular e já é usado por diversas empresas em várias redes sociais. Contudo, você está familiarizado com os Web Stories do Google? Essa é uma ferramenta criada pelo Google que busca incitar a criação de conteúdos dinâmicos e rápidos também para os sites.

Essa forma mais rápida de consumir os conteúdos é bastante apreciada nessa era de internet. Portanto, é sempre bom usar cada vez mais os recursos disponibilizados para você. Dessa forma, venha conhecer tudo sobre os Web Stories, e como você pode usar a ferramenta para seu marketing digital.

O que são Web Stories?

Como o nome já diz, são stories voltados para a Web. Ou seja, aparecem na aba Discover do Google, em aparelhos iOS e Android. Essa aba mostra conteúdo de acordo com os interesses do usuário. Sendo assim, é uma boa ideia investir nessa plataforma, para atingir os clientes que já lhe acompanham e buscar novos consumidores.

Quais são as vantagens dos Web Stories?

Às vezes as pessoas querem passar o tempo, enquanto estão em pé em uma fila, dando uma pausa nos estudos, aguardando um atendimento… e qual a primeira coisa que fazem? Pegam o celular para acompanhar as redes sociais. Além disso, um dos principais recursos acessados são os stories, que estão presentes em plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp. Além de atingir um grande público, os stories tem outras vantagens, como:

  • Versatilidade e dinamismo do conteúdo;
  • Mais oportunidades de engajar o seu público;
  • Fonte extra de tráfego.

Como fazer Web Stories?

Ficou interessado em usar essa ferramenta? Então fique sabendo que é possível criar Web Stories através do WordPress. Tudo que você precisa é instalar o plugin na plataforma após acessar o painel de administrador. Para instalar, basta você acessar a área de plugins e clicar em “adicionar novo”. Depois, é só ativar e começar a criar. O processo de criação é bem simples, similar à plataforma Canva.

Além disso, existem outras ferramentas de criação de Web Stories, fora do WordPress. Entre elas estão o Newsroom AI e o MakeStories. Essas ferramentas te ajudam no momento da criação dos stories, com templates prontos e outras aplicações que irão ajudar a montar o story perfeito.

5 dicas e macetes para criar ótimos Web Stories

Formato

Uma das coisas mais importantes no momento da construção do seu story é definir o formato. Você deve analisar qual o conteúdo que você quer divulgar, e definir se é melhor que seja com imagens, vídeos ou textos. Geralmente, o formato que mais gera retorno são os vídeos. Contudo, alguns conteúdos se dão bem com imagens e textos. Portanto, decida com cuidado o formato que será utilizado.

Narrativa

Uma ótima ideia para os Web Stories é a criação de uma narrativa. Ou seja, interligar todos os cards, para que se complementem e o usuário visualizar todos até o final. Por isso, você precisa de uma narrativa interessante, que instigue o usuário a ir para o próximo card com interesse.

Design

Os stories precisam ser agradáveis visualmente, para que o usuário consiga captar todas as informações. Sendo assim, o título não deve ser muito grande, tampando a imagem. Além disso, o texto dos stories seguintes também não podem ser muito extensos, atrapalhando na visualização das imagens e vídeos. Portanto, escolha um design que seja de seu gosto e que se adeque à essas observações.

Coloque legendas

É importante colocar legendas em todo seu conteúdo. Isso porque nem sempre as pessoas vão conseguir ver o seu conteúdo com o áudio ativado. Sendo assim, para que você não perca aquele usuário, o ideal é que coloque as legendas no seu conteúdo.

SEO para Web Stories

Certamente não poderia faltar o SEO (Search Engine Optimization) para Web Stories, já que esta também é uma página na web e pode ser otimizada. As recomendações para essa ferramenta são:

  • Títulos curtos;
  • Legenda nos vídeos;
  • Texto alternativo nas imagens;
  • Permita a visualização em desktop.

E aí, curtiu saber mais sobre essa nova ferramenta do Google? Então se ligue nesses artigos:

Tráfego qualificado: o que é e como gerar conteúdo de alto impacto na web

Storytelling: o que é, técnicas e como criar histórias incríveis

O que significam as métricas de retenção do Instagram Stories?

Fontes: Conversion, Rock Content, Link Nacional

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