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CRO: o que e como funciona a otimização de conversão?

CRO: o que e como funciona a otimização de conversão?

Você já ouviu falar em CRO? Essa sigla em inglês significa Conversion Rate Optimization, ou “Otimização de Taxa de Conversão” e se trata de uma estratégia digital muito importante para quem deseja aumentar seus resultados de conversão online. Mas, afinal, o que é a otimização de conversão e como ela funciona?

O que é a otimização de conversão?

A otimização de conversão tem por objetivo melhorar o desempenho de uma página ou site, aumentando a quantidade de conversões realizadas. Isso pode ser feito por meio de técnicas e estratégias que visam tornar a experiência do usuário mais atrativa e fácil, aumentando as chances de ele realizar a ação desejada, seja uma compra, um cadastro ou uma simples visita a uma landing page ou página específica.

Um bom exemplo de como funciona é imaginar o seguinte: sua página sobre um app promovido de produtividade recebe 10.000 visitas diárias, mas apenas 2% desses cliques são convertidos, ou seja, 200 pessoas baixam seu aplicativo. Com a aplicação das estratégias de conversão, realização de alterações na landing page, modificações de estrutura e design, corrigindo algumas informações de acordo com dados coletados, a taxa de conversão aumentou para 7%, gerando agora um total de 700 downloads diários.

É assim que a otimização de conversão atua.

Importância da otimização de conversão

Investir em CRO é fundamental para qualquer empresa ou negócio digital que busca resultados efetivos na internet. Afinal, é muito mais vantajoso ter aumento em conversões com menos tráfego do que muito tráfego com poucas conversões. Além disso, o CRO permite identificar pontos de melhoria na jornada do cliente potencial e, assim, oferecer uma experiência ainda mais satisfatória e eficiente.

Como funciona a otimização de conversão?

A otimização de conversão pode ser feita por meio de diversas técnicas e estratégias, de forma a alcançar as metas estabelecidas. São elas:

  • Análise de dados e métricas:  É a coleta e análise de dados relevantes sobre o comportamento dos usuários no site para identificar pontos de melhoria e tomar decisões para promover mudanças.
  • Testes A/B: É a comparação de duas versões de uma página para determinar qual tem melhor desempenho em relação à uma métrica específica, nesse caso, a taxa de conversão.
  • Otimização de landing pages: É o processo de aperfeiçoar a página de destino para maximizar as conversões, geralmente incluindo ajustes no design deixando-o mais responsivo, criando copywriting, melhorando a estrutura da página e realizando ofertas.
  • Design de conversão:  É a aplicação de princípios psicológicos como gatilhos mentais e técnicas de design para gerar uma experiência de usuário que estimula a ação desejada, como fazer uma compra.
  • Personalização de conteúdo: É a exibição de conteúdo personalizado para o prospect com base em suas informações pessoais, comportamento e interações passadas com o site.
  • Otimização de processos de compra: É o processo de simplificar e aperfeiçoar o caminho de compra para torná-lo mais rápido, fácil e atraente para os usuários, aumentando assim as taxas de conversão.
  • Entre outras.

6 pontos essenciais de CRO

Para garantir sucesso na implementação de uma estratégia de CRO, é importante seguir alguns pontos essenciais, como:

1. Compreender o comportamento do usuário

É fundamental entender como os usuários interagem com o site para identificar pontos de melhoria. Isso pode ser feito por meio de ferramentas, como o Google Analytics, ou por meio de pesquisas diretas com os clientes.

2. Testes A/B

Testar hipóteses é uma parte fundamental do processo de otimização de conversão, permitindo identificar as mudanças mais eficazes. É possível então testar diferentes elementos do site, como a posição de um botão de compra ou a cor de um cabeçalho.

3. Foco nas métricas

É importante ter claro quais são os objetivos de negócio do site e quais são as métricas que indicam o sucesso, para que o processo de otimização seja direcionado corretamente. Algumas das métricas mais comuns incluem a taxa de conversão, o tempo médio na página e a taxa de rejeição.

4. Proporcionar uma boa experiência de usuário

O design e a navegação de um site são fundamentais para a taxa de conversão. É importante garantir que a experiência de usuário seja simples, intuitiva e agradável.

5. Utilizar técnicas de persuasão

As técnicas de persuasão, como o uso de CTAs, gatilhos mentais ou o destaque de garantias de segurança, podem ajudar a aumentar a confiança dos visitantes no site e, consequentemente, a taxa de conversão.

6. Fazer constantes melhorias

O processo de otimização de conversão é contínuo e nunca termina. É importante continuar testando e implementando melhorias para manter e aumentar a taxa de conversão.

Como aplicar a otimização de conversão?

A aplicação do CRO é feita em etapas, começando então com a coleta e análise de dados e a identificação de pontos de melhoria. Em seguida, você determina objetivos claros de negócio para que a otimização seja corretamente direcionada.

Pode ainda realizar testes A/B para determinar qual versão de uma página é mais efetiva em converter visitantes. Por meio da coleta de dados, você identifica novas informações sobre tempo na página, taxa de conversão, taxa de rejeição e consegue entender o que precisa de otimização e o que está adequado.

Por fim, você pode implementar as melhorias identificadas, incluindo ajustes no design e na mensagem de seu site. Mas não pare por aí: tudo está em constante mudança, e o que deu certo com seu público hoje, amanhã pode estar ultrapassado. Monitore as informações coletadas o tempo todo, para continuar otimizando sua taxa de conversão.

Vantagens em usar a otimização de conversão

Aumento das conversões

A principal vantagem de usar o CRO é o aumento das conversões em seu site. Isso significa mais vendas ou leads para a sua empresa.

Experiência do usuário melhorada

O CRO, de maneira idêntica, ajuda também a melhorar a experiência do visitante em seu site, o que pode aumentar a fidelidade do cliente e o engajamento com a sua marca.

Maior retorno sobre o investimento

Ao aumentar as conversões, você também aumenta o retorno sobre o investimento em marketing e publicidade.

Decisões baseadas em dados

O CRO permite que você tome decisões baseadas em dados e experimentos, em vez de meras suposições. Isso garante que você esteja fazendo as melhores escolhas para maximizar suas conversões.

Agora que você já sabe como o CRO pode transformar a experiência de conversões e vendas da sua marca e impulsionar o seu negócio, que tal comentar conosco o que achou e compartilhar essa matéria com mais alguém que se interessa pelo tema?

Entenda também sobre como um programa de fidelidade funciona e como ele contribui para a sua taxa de conversão.

Fonte: Rock Content Lumis Resultados Digitais Neil Patel Leadster

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