Tráfego qualificado é aquele que vai trazer retorno sobre o investimento feito para atraí-lo. Ele é composto por visitantes interessados no conteúdo e com grande potencial para comprar/contratar um produto/serviço oferecido por uma empresa. Um exemplo disso são os visitantes que interagem positivamente, retornam para consumir mais conteúdos, compartilham, etc. Conquistar tráfego qualificado significa gerar engajamento; elevar a autoridade do negócio; e adicionar valor ao conteúdo.

Quais são os tipos de tráfego?

O tráfego orgânico é gerado sem a necessidade de impulsionamentos pagos.

1 – Tráfego orgânico

O tráfego pago é gerado a partir de cliques em anúncios em buscadores e mídias pagas.

2 – Tráfego pago

É aquele em que o visitante digita o endereço na barra de pesquisa, e, como no conceito de vendas diretas, não há intermediários que o tenham direcionado para aquele conteúdo.

3 – Tráfego direto

O tráfego geral é aquele gerado a partir das redes sociais.

4 – Tráfego social

Já o tráfego de referência é originado a partir de um link em outro blog ou página.

5 – Tráfego de referência

Por fim, o tráfego de email marketing é aquele em que o visitante do site assina a newsletter e continua usufruindo do conteúdo a partir dos links selecionados para avançá-lo no funil de vendas.

6 – Tráfego de email marketing

Importância do tráfego qualificado

Além do poder de conversão de vendas, o tráfego qualificado faz com que o seu site ganhe relevância nos buscadores. Quando o seu público-alvo interage com os seus estímulos, eles estão dizendo para o algoritmo que o seu conteúdo pode ser valioso para outros usuários que venham a fazer a mesma pesquisa.

Faça uma curadoria. Para isso, considere os principais questionamentos e necessidades do lead em cada etapa do funil de marketing. Considerar a jornada de decisão da persona e as suas principais dores nesse processo também vai ajudar na escolha das palavras-chave ideais.

1 – Escolha as palavras-chave certas

Como aumentar sua qualificação

Revisar a persona permite que você alinhe a comunicação com as novas demandas e necessidades do público-alvo. Isso porque os valores e as necessidades das pessoas mudam com o tempo, assim como as ferramentas e mecanismos do Marketing Digital. É necessário adequar suas personas e conteúdos para aproveitar o tráfego qualificado que elas podem gerar.

2 – Revise a persona com frequência

Co-marketing é a união de duas empresas para a promoção de um conteúdo valioso para os dois negócios. Elas podem, por exemplo, compartilhar as despesas de impulsionamento. Dessa forma, a associação com uma empresa que tenha personas semelhantes ajuda a atrair um tráfego qualificado para o seu negócio.

3 – Faça co-marketing

O link building faz com que o visitante permaneça mais tempo no site da empresa. Contudo, é possível otimizar essa prática para que ela atraia ainda mais tráfego qualificado. Para isso, use palavras exatas para formar os links; priorize os conteúdos pilares; use links para sites externos que são considerados referências ou autoridades etc.

4 – Faça link building

É importante atualizar os conteúdos antigos. Para realizar essa tarefa de forma eficiente, é preciso utilizar os dados do Google Analytics para criar uma ordem de urgência. O recurso de comparar (compare to) da ferramenta permite que você faça uma análise usando os dados do tráfego do ano anterior e o atual.

5 – Atualize seus conteúdos mais antigos

Conteúdos como storytellings de clientes satisfeitos ou páginas com cases de sucesso têm ótimas aplicações em uma estratégia de Marketing Digital. Isso acontece porque eles ajudam o visitante a vislumbrar o seu futuro positivamente usando determinado produto ou serviço.

6 – Aposte no storytelling

É muito importante fazer uma boa segmentação do impulsionamento. Nesse sentido, pense bem na hora da escolha do canal, na definição do público-alvo, na escolha da palavra-chave a ser patrocinada, no período da campanha e em outros detalhes do investimento.

7 – Faça a segmentação correta

Embora seja um resultado bruto, para avaliar a qualidade da campanha de marketing, a quantidade de leads é um número importante. Contudo, esse indicador precisa ser trabalhado com outras referências.

1 – Quantidade de leads gerados

Analise a eficácia das suas estratégias

Quando o volume de tráfego e taxa de rejeição estão em sintonia, isso indica que a qualidade dos visitantes atraídos é boa: eles estão interagindo e gostando do conteúdo.

2 – Tráfego total e taxa de rejeição

O ROI é o indicador que traz a visão do retorno gerado com a estratégia de tráfego. Quanto maior o ROI, melhor terá sido a qualificação do tráfego gerado.

3 – Retorno sobre o investimento (ROI)

De forma geral, a taxa de conversão está relacionada ao número de vendas realizadas a partir das campanhas de Inbound Marketing. Aqui, é importante entender que o estudo do tráfego qualificado envolve números quantitativos e qualitativos ao mesmo tempo. Desse modo, os KPIs do marketing são valiosos nessa análise.

4 – Taxa de conversão