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Press kit: saiba o que é e aprenda como fazer um de sucesso

O press kit, ou kit de imprensa é um conjunto de materiais criados com o objetivo de apresentar uma empresa, produto, ou serviço para a mídia. Esse recurso é uma estratégia muito comum no marketing digital, e se orientada aos objetivos de uma marca, pode ser uma ação muito eficaz.

Isso porque o envio do kit para influencers e outros profissionais da imprensa, por exemplo, é capaz de gerar divulgações espontâneas com feedbacks positivos, que aumentam a visibilidade da empresa, e consequentemente, ampliam suas vendas.

Apesar de ser uma ferramenta de comunicação relativamente antiga, ela sobreviveu à era digital e agora possui uma abordagem diferente. Por isso é importante ter uma noção objetiva do que apresentar em um kit de imprensa, a fim de não desperdiçar recursos materiais, espaciais e financeiros.

Neste artigo você vai aprender mais sobre press kit, suas vantagens, em que situações é indicado investir neles, além de exemplos práticos e diferenças entre ele e o mídia kit. Aproveite a leitura!

O que é press kit?

Também conhecido como kit de imprensa, é um conjunto de materiais cuidadosamente selecionados e organizados, dados por uma empresa ou organização para jornalistas, blogueiros, influenciadores e outros membros da mídia. Ele tem o objetivo de facilitar a divulgação de informações relevantes sobre a empresa, produtos, serviços ou eventos.

Dentro de um, você encontrará o release, que é a carta de apresentação da empresa, além de demonstrativos do que aquela marca faz ou oferece, como amostras de produtos e qualquer outra informação que possa ser útil para a mídia ao escrever uma matéria ou resenha.

O objetivo principal é fornecer um pacote completo que facilite o trabalho dos profissionais de imprensa, ao mesmo tempo em que promove a empresa de forma positiva.

Quais são as vantagens de investir em press kit?

Investir em um kit de imprensa bem elaborado pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, como você confere a seguir:

Facilidade de acesso

O kit de imprensa reúne todas as informações importantes em um só lugar, ajudando no trabalho dos profissionais midiáticos, que podem encontrar tudo o que precisam de forma rápida e conveniente.

Visibilidade e exposição

Com um press kit, você aumenta as chances de ter sua marca mencionada em matérias e publicações, alcançando um público mais amplo e aumentando sua visibilidade.

Credibilidade e confiança

Um kit de imprensa profissional e bem organizado transmite uma imagem de credibilidade e confiança para a imprensa, o que pode resultar em uma cobertura mais positiva para a sua empresa.

Economia de tempo

Ao fornecer todas as informações necessárias antecipadamente, você economiza tempo dos jornalistas, que não precisam entrar em contato para solicitar informações adicionais. Isso aumenta as chances de sua empresa ser incluída em matérias e reportagens.

Controle da mensagem

Você tem a oportunidade de controlar a mensagem que deseja transmitir para a imprensa e o público em geral. Ao fornecer informações completas e bem elaboradas, você garante que sua empresa seja apresentada da maneira desejada.

Como fazer um press kit adequado?

Criar um kit de imprensa adequado é essencial para garantir que suas informações sejam apresentadas de maneira clara, atrativa e eficaz. Confira algumas dicas importantes:

1. Identifique seu público-alvo

Antes de começar a criar o seu, é importante identificar seu público-alvo. Quem são as pessoas ou organizações que você deseja alcançar? Isso ajudará a definir quais informações são mais relevantes e como apresentá-las.

2. Defina os elementos essenciais

Determine quais elementos são essenciais para seu press kit. Além dos releases, que não podem faltar, você pode incluir outros comunicados, fotos em alta qualidade, informações sobre produtos ou serviços, histórico da empresa, brindes e depoimentos são alguns dos itens comuns. Selecione as informações mais importantes e faça uma apresentação de forma clara e atraente, capaz de ficar na memória das pessoas.

3. Mantenha o design profissional

O design do seu kit de imprensa é fundamental para causar uma boa impressão. Por isso o mantenha clean, profissional e coerente com a identidade visual da sua empresa. Use imagens de alta qualidade, fontes legíveis e um layout organizado e atraente.

4. Inclua informações de contato

Se certifique de incluir informações de contato atualizadas, como telefone, e-mail e site da empresa. Isso facilitará o contato da imprensa caso tenham perguntas adicionais ou queiram agendar uma entrevista.

5. Revise e atualize regularmente

À medida que sua empresa evolui, é importante revisar e atualizar regularmente o seu press kit. Adicione novos produtos, informações e qualquer outra novidade relevante. Mantenha o seu sempre pronto para fornecer informações precisas e recentes.

Quando investir em press kit?

Investir em um pode ser vantajoso em diferentes momentos para a sua empresa. Veja algumas situações em que é recomendável considerar a criação de um press kit:

  • Lançamento de um novo produto: Se você está lançando um novo produto ou serviço, um press kit pode ajudar a gerar entusiasmo e interesse da mídia, aumentando a visibilidade e a cobertura.
  • Participação em eventos: Ao participar de feiras, conferências ou eventos importantes, ele pode facilitar o contato com a imprensa e garantir que sua empresa seja notada em meio a uma multidão de concorrentes.
  • Anúncio de novidades: Se você tem notícias relevantes sobre a sua empresa, como aquisições, parcerias estratégicas, prêmios ou lançamentos de campanhas inovadoras, essa abordagem pode ajudar a divulgar tais informações de forma eficaz.

Exemplos de press kit

Boca Rosa: o press kit de milhões

Bianca Andrade da Silva, a Boca Rosa, é dona da marca de beleza Boca Rosa BeutySempre que anuncia algo novo, ela, que é conhecida como a Rainha dos press kits, dá um jeito de inovar. Isso porque, além de ações de marketing fortíssimas, ela costuma enviar kits de imprensa extremamente memoráveis.

Em entrevista ao site Meio & Mensagem, Bianca Andrade afirmou: “Enquanto influenciadora, eu sabia qual press kit me cativava e eu fiz a mesma coisa com a minha marca. Eu não pago para as pessoas postarem, eu as surpreendo”. Como exemplo, podemos citar o de lançamento da linha pele Boca Rosa Beauty By Payot:

Press kit: saiba o que é e aprenda como fazer um de sucesso

A mala rosa contava com todos os 10 tons de bases da linha, cinco tons de corretivo e três tons de pó facial. Além do press release em forma de catálogo apresentando os produtos.

Em primeira mão, ele foi enviado apenas para influenciadoras. Contudo, ao notar o grande sucesso do “mimo”, a empresária resolveu realizar um sorteio para presentear uma de suas seguidoras. O feedback foi extremamente positivo e gerou uma série de divulgações espontâneas para a marca.

Aymoré

A empresa do ramo alimentício resolveu homenagear os mineiros em uma campanha divertida e bem humorada, onde trocou os nomes de seus produtos de Aymoré para “Uaimoré”.

Nesse lançamento, a empresa enviou alguns press kits a influenciadores e figuras públicas contendo o release da campanha junto com alguns biscoitos em uma caixa forrada com palha, e o nome “Uaimoré” impresso nas embalagens.

Nike

Durante o ano de 2010, a empresa criou os novos uniformes da Seleção Brasileira de futebol utilizando aproximadamente 8 garrafas pets na composição de cada camisa. Para destacar isso na campanha de lançamento, a peça de vestuário foi enviada em press kits criativos e inovadores: dentro de uma garrafa!

Além da camisa na garrafa, o kit ainda acompanhava um pendrive com todas as informações essenciais para  a divulgação da iniciativa pela mídia.

Qual é a diferença entre press kit e mídia kit?

Embora sejam frequentes os usos dos termos “press kit” e “mídia kit” como sinônimos, eles se referem a duas ferramentas de comunicação diferentes entre si.

Isso porque o primeiro é voltado principalmente para a divulgação midiática, e fornece informações para jornalistas, blogueiros e influenciadores. Seu objetivo é facilitar a propagação de notícias e informações sobre a marca em foco.

Por outro lado, o mídia kit tem como público os anunciantes e patrocinadores em potencial. Ele fornece informações sobre o público da marca, seu alcance, estatísticas e oportunidades de publicidade que um veículo de comunicação, como um blog ou canal no YouTube oferece.

Ambas as ferramentas são importantes em uma estratégia de comunicação eficaz e podem se complementar na busca por resultados ainda melhores, mas se referem a públicos e finalidades diferentes.

Conclusão

O press kit é uma ferramenta essencial para se comunicar com a mídia. Criar um kit de imprensa adequado pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, desde aumentar a visibilidade até transmitir uma imagem de credibilidade. Portanto sempre lembre-se de revisar e modificar regularmente o seu para mantê-lo sempre atualizado. Agora você está pronto para aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta de comunicação corporativa!

Se você gostou desse conteúdo, deixe nos comentários o que achou. Aproveite e compartilhe com outras pessoas que estão em busca de inovação e divulgação personalizada para suas empresas, mostre como o essa estratégia pode ajudá-las nessa jornada!

Fontes: Rock Content Cortex Intelligence Shopify Doity Atletis

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