As diferenças entre SEO e SEM podem confundir até os mais experientes na área do marketing. Contudo, elas, na verdade, são bem simples. O SEM (Search Engine Marketing) é o marketing para mecanismos de busca. Ou seja, é um método que paga para aparecer nos resultados de pesquisa. Já o SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para os mecanismos de busca. Sendo assim, é um meio que usa métodos para deixar o seu conteúdo o mais orgânico possível. Dessa forma, o conteúdo aparecerá nos resultados de pesquisa sem precisar de um boost monetário.

SEM: Search Engine Marketing

O Search Engine Marketing é uma estratégia de otimização em buscadores como Google e Bing. Porém, diferente do SEO, o SEM usa estratégias pagas para alcançar o topo. Ele também é conhecido como pay-per-click ou PPC.

Busca orgânica

Essa estratégia é focada em buscar resultados de forma orgânica, sem o auxílio de métodos pagos. Contudo, ela pode se mostrar um pouco mais complicada que os links patrocinados. Isso porque demora para que os buscadores indiquem o seu conteúdo. Por conta da grande concorrência pelos primeiros lugares, muitos preferem usar o SEM.

Links patrocinados

O Google Ads é uma excelente plataforma pra quem está buscando resultados rápidos. Ao selecionar a palavra-chave desejada e configurar o anúncio, o seu conteúdo já vai aparecer no topo, acima dos resultados orgânicos. Apesar da eficiência e rapidez, é bom lembrar que essa é uma estratégia paga. Portanto, é preciso ter os recursos necessários.

SEO: Search Engine Optimization

O Search Engine Optimization é um sistema de técnicas que faz com que seu conteúdo seja divulgado de maneira orgânica. Usada por profissionais do marketing, essa estratégia aumenta a relevância do seu site. Diferente dos links patrocinados, ela demora um pouco mais para mostrar resultados.

SEO on-page

O SEO on-page se refere ao que você pode fazer para otimizar o conteúdo dentro da sua própria página. Ou seja, o próprio conteúdo textual, escolha de palavras-chave, URL, usabilidade, design responsivo e outros aspectos do site. Todos os itens influenciam diretamente no rankeamento, portanto, devem ser otimizados.

SEO off-page

O SEO off-page diz respeito aos métodos usados fora de seu site. Por mais que você não tenha total controle sob o que acontece fora do seu site, existem meios de fortalecer o SEO off-page. Algumas são: Link building, acontece quando outros sites inserem o link do seu conteúdo no conteúdo deles, ou seja, o recomendam.

SEO off-page

Co-marketing, onde você cria relações com outros sites parceiros, e pode fazer conteúdos em conjunto. Guest post, que consiste em criar conteúdo para outro site ou blog, o que gera visibilidade para sua marca.

Diferenças entre SEO e SEM

Além de uma estratégia usar links patrocinados e a outra ser feita de maneira orgânica, os conteúdos SEM são mais fáceis de serem testados, já que as plataformas de anúncios oferecem dados e resultados com mais eficácia. Os testes para SEO também são importantes, mas não são tão eficazes.

Diferenças entre SEO e SEM

Além disso, o SEM oferece resultados imediatos, porém momentâneos, ou seja, precisa ser feito com regularidade e muito investimento. Já o SEO, quando feito da maneira correta, apresenta resultados duradouros para sua página.

E as semelhanças?

Ambos os métodos aumentam a visibilidade de sua página. Elas também ajudam a compreender melhor seu público e também direcionam um tráfego de qualidade para sua página. O uso de palavras-chave também é essencial nas duas estratégias. Ao completar testes e pesquisas, é possível descobrir as melhores palavras-chave para cada estratégia.

SEO ou SEM? Qual é a melhor?

Você precisa saber de alguns pontos para definir a melhor estratégia pro seu negócio. Primeiramente, é preciso saber quais são seus objetivos e em quanto tempo deseja alcançá-los. Se for algo mais imediato, o SEM é recomendado. Agora, se for algo a longo prazo, o ideal é focar no SEO. O ideal, na verdade, é uma combinação bem trabalhada entre SEO e SEM.

E o CPC? O que é?

CPC significa “custo por clique”. Essa sigla é uma tradução literal da PPC, ou seja, “pay-per-click”. Ao divulgar através das plataformas de anúncios, você paga por cada clique no seu anúncio. Esse é o método de pagamento usado pelo Google Ads e permite que você descubra exatamente quantas pessoas clicaram no seu anúncio.