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Marketing da Starbucks: como a marca conquistou o mundo?

Se você assiste filmes, séries ou apenas esteve presente na internet nos últimos anos, então você está familiarizado com a cafeteria Starbucks. Essa onipresença no mundo virtual faz parte do grande marketing da Starbucks, que elevou o nível da cafeteria em todo o planeta.

Por mais incrível que possa parecer, a marca e consequentemente a cafeteria já existem há mais de 50 anos. Com sede em Seattle, Washington, a Starbucks é a maior rede de cafeteria de todo o planeta. Além disso, é responsável pelo crescimento do interesse nesse segmento. Então, vamos lá conhecer mais sobre a marca?

Origem da Starbucks

A primeira loja da franquia foi fundada em 1971, por três sócios: os professores Jerry Baldwin e Zev Siegel, e o escritor Gordon Bowker. Os três eram apaixonados por café, e decidiram montar um espaço que vendia grãos especiais, torrados na hora e importados. O negócio de vender cafés e expressos só surgiu anos depois, quando Howard Schultz entrou em cena e comprou a empresa dos donos originais. Portanto, o resto, como dizem, é história.

Quais são os produtos comercializados?

Como já falamos, o objetivo original da Starbucks era vender grãos de café especiais, que pudessem ser moídos na hora. Contudo, depois de um tempo, eles passaram a vender as bebidas prontas, com cafés expressos, frappuccinos e outros. A rede também vende chás, sanduíches, salgados e sobremesas. Além disso, Schultz tinha por objetivo vender uma boa experiência em suas lojas.

Quais são as estratégias de marketing da Starbucks

1 – Espaço e localização

Como dito anteriormente, além dos produtos exclusivos, a Starbucks também vende a experiência. Isso faz parte da visão da empresa, que busca entregar um espaço aconchegante, onde os consumidores podem relaxar e se conectar uns com os outros. Essa visão permanece desde a criação até o presente momento na empresa.

2 – Personalização dos produtos

O ambiente pensado no conforto do público não é a única vantagem competitiva do marketing da Starbucks. Durante sua história, a empresa transformou um simples café em uma experiência, onde você pode misturar diversos sabores e personalizações possíveis, para que sua bebida fique exatamente como você deseja.

3 – Consistência

Atualmente, a franquia administra mais de 30 mil lojas ao redor do mundo. Um dos diferenciais da marca é se adaptar a cultura e ao gosto de cada um dos países em que está. Contudo, fazem isso sem perder a sua identidade e sua consistência na qualidade dos produtos. A experiência de compra nas lojas é consistente através de todas as unidades da franquia.

4 – Reputação da marca

A reputação é uma das coisas mais importantes para o marketing da Starbucks. Sendo assim, para elevar a reputação da marca, eles investem pesado na divulgação de conteúdos éticos. Dentre eles, o principal é sobre a conscientização em relação responsabilidade ambiental. Portanto, a marca apoia agricultores locais e faz questão de divulgar a origem de suas matérias-primas.

5 – Marketing de mídia social

O que podemos chamar de revolução no marketing da Starbucks acabou acontecendo em 2005, quando decidiram investir em peso nas redes sociais. Desde então, a presença online da marca é constante, com eles aproveitando tudo que está em alta para divulgar os seus produtos.

Público-alvo da empresa

Logo após definir o ideal da empresa, de servir bons cafés e conforto, Schultz fez uma pesquisa de mercado, para definir o seu público-alvo. Sendo assim, acabou se definindo que o público-alvo da Starbucks seriam clientes de todos os sexos, com residência em centros urbanos, na faixa etária de 25 a 45 anos, preocupados com a saúde, com consciência de classe e em busca de um local tranquilo para relaxar.

Quais lições tirar dessas estratégias?

1 – Visão da empresa

É importante definir a base na qual você fundou a sua empresa. É essa visão inicial que servirá como um guia para suas futuras ações. Além disso, definir uma visão serve como um incentivo, para cumprir com tudo que você imaginou.

2 – Personalização

Personalizar e oferecer diversos produtos e opções para seus clientes pode ser o que fará com que você se destaque no seu ramo de atuação. Sendo assim, busque entender até onde você pode ir e o que pode oferecer para seus clientes.

3 – Consistência

A consistência é um ponto importante para qualquer empresa que deseja um relacionamento duradouro com os seus clientes. Dessa forma, faça pesquisas e descubra o que está dando certo em seu negócio, para você permanecer nesse bom caminho.

4 – Marketing Ético

A sinceridade do marketing ético pode te ajudar a justificar os seus valores e a se destacar entre os concorrentes, que optam por não divulgar detalhes sobre a produção dos itens.

5 – Redes sociais

Como você provavelmente já sabe, as mídias sociais se tornaram canais importantes para o marketing digital. Sendo assim, essas redes podem ser usadas para divulgar os seus produtos e envolver o público, criando uma relação entre eles e sua marca.

E aí, conseguiu entender saber tudo sobre o marketing da Starbucks? Então se liga nesses artigos:

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Fontes: Squeeze Growth, G4 Educação, Villa Café, U.Coffee, Mundo do Marketing

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