A empresa de artigos esportivos representada pela deusa da vitória é uma das maiores do mundo e patrocina atletas e clubes, alcançando um patamar inalcançável graças ao marketing da Nike. A marca é líder no segmento de calçados e vestuário esportivo, com um valor de mercado de cerca de 42.5 bilhões de dólares.
Fundada em 1964, a empresa sempre buscou se sobressair as demais, usando de novos recursos para a época e tendo ícones para representar a marca. Os pilares do marketing da Nike podem ser definidos em: Inovação; Velocidade; Direcionamento. Portanto, hoje nós vamos analisar o marketing da Nike e ver o que podemos aplicar! Vamos lá?
Origem da Nike
Em sua origem, há longos 58 anos atrás, a Nike se chamava Blue Ribbon Sports, e representava os esforços de Philip Knight e Bill Bowerman, em vender calçados de corrida de qualidade. De início a marca vendia os tênis da Onitsuka Tiger, porém, após vários anos de sucesso, a parceria chegou ao fim.
A Blue Ribbon Sports passou por um rebranding em 1971, passando a se chamar Nike. Além disso, um novo logo havia sido desenvolvido pela designer Carolyn Davidson. O famoso “Swoosh” entrou em cena e, após contratar uma empresa de marketing, os itens desenvolvidos pela Nike tomaram o mundo.
Quais são os produtos comercializados?
Como já foi dito, a empresa é líder no mercado de itens esportivos. Sendo assim, a Nike é responsável pelo design, marketing, desenvolvimento, fabricação e venda de calçados, roupas, acessórios e equipamentos esportivos. Além disso, a marca também tem linhas de vestuário e calçados casuais.
Quais são as estratégias de marketing da Nike?
1 – Marca forte
Após o rebranding, que aconteceu em 1971, uma parte considerável do marketing da Nike passou a ser em relação ao seu logo e novo nome. Nike ou Vitória, é o nome de uma deusa grega, que a empresa usa para representar sua mensagem principal: fazer o possível para chegar a vitória. Além disso, o logo Swoosh representa velocidade e as asas da vitória. O slogan “Just do It”, ou “Apenas Faça” em português, representa os consumidores com objetivos.
2 – Marketing da Nike: Inovação
Desde o início de sua história, quando nem era Nike, o objetivo era inovar com calçados esportivos de qualidade, que pudessem oferecer o melhor desempenho para os atletas. Sendo assim, esse objetivo não mudou nos dias atuais, já que o foco da empresa continua em inovar sempre nos seus produtos. A Nike já desenvolveu, e ainda desenvolve, diversas tecnologias para seus produtos, devido ao Nike Sport Research Lab.
3 – Experiência do cliente
Outro acerto do marketing da Nike está na experiência do cliente. O sistema de coleta de dados da empresa é vital para essa experiência, já que as mensagens e o conteúdo divulgado é único para cada consumidor. Além disso, a Nike acompanha toda a jornada do cliente, levando qualidade em todos os passos.
4 – Marketing da Nike: Diversificação
A empresa, atualmente, está presente em seis principais categorias, entregando produtos esportivos e casuais com a marca Jordan e nas esferas de corrida, basquete, futebol e treinamento. Portanto, a Nike tem mais de 600 produtos sendo vendidos simultaneamente, com mais de 500 mil variações. Essa grande presença faz parte do marketing da Nike, já que eles podem oferecer produtos para praticamente todo mundo que quiser comprar.
5 – Apoio de celebridades
A marca é famosa por patrocinar atletas, com sua colaboração mais famosa sendo com Michael Jordan. Os tênis esportivos e casuais que saíram dessa parceria, que se iniciou nos anos 80, são um sucesso até hoje, sendo vendidos por valores incríveis. Dessa forma, a marca também patrocina times e outros atletas, o que serve para constantemente elevar o status da marca.
Público-alvo da empresa
O público-alvo da Nike é qualquer pessoa que deseja um novo estilo de vida e que queira entrar em forma. Além, é claro, de atletas de praticamente todos os esportes possíveis. Dessa forma, a marca se apresenta como a solução para os problemas desse público, oferecendo todos os itens para que eles atinjam seu objetivo.
Atuação da marca no marketing digital
Nos últimos anos, a Nike está investindo mais e mais no mundo digital, para estar sempre a frente dos concorrentes em todos os âmbitos. Eles já declararam que a transformação digital era o próximo passo para se conectar ainda mais com seus clientes. Sendo assim, usando técnicas com inteligência artificial e aprendizado de máquina, a presença online da Nike é cada vez maior.
Quais lições tirar do Marketing da Nike?
1 – Defina sua marca e missão
Para a Nike, o rebranding acabou sendo um dos primeiros passos para o seu domínio mundial na categoria. Além disso, os ideais sobre esportes, força, movimento e “apenas faça” da marca, se tornou o slogan e a missão necessárias para elevar o status e representar exatamente o que a empresa quer passar para seus clientes. Sendo assim, defina a missão da sua marca e a apresente com clareza para os consumidores.
2 – Identifique seu público
Para qualquer marca, identificar e representar um público significa o seu crescimento. Dessa forma, trate de definir, através de uma pesquisa, exatamente qual o seu público, para que os próximos passos da sua empresa sejam dados com qualidade e eficácia.
3 – Implemente o “Just do It”
Ou seja, “apenas faça” o que for necessário no marketing da sua empresa. Muitos tem problemas em implementar as estratégias que lhe são apresentadas. Dessa forma, analise as opções que a equipe de marketing lhe fornece e escolha aquelas que vão lhe entregar os melhores resultados.
Dá pra aprender muito com essas empresas, não é mesmo? Então vamos conhecer mais essas aqui:
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Fontes: G4 Educação, BH1, Control + F5, CM School, Promdevelop