A Red Bull tem reconhecimento internacional, pela qualidade do seu energético e também pelo slogan “Red Bull te dá asas”, que surgiu graças ao poderoso marketing da Red Bull. A empresa surgiu na Áustria em 1987, sendo fundada por Dietrich Mateschitz, que certamente não esperava que seu marketing faria a empresa chegar onde chegou.
Atualmente, a empresa vende em média 8 bilhões de latinhas de energético anualmente. Além disso, o investimento em esportes, transitando entre esportes como skate, até os mais tradicionais como futebol e Fórmula 1, elevou o status da empresa. Ter seu nome como um sinônimo de vitória, já é um marketing por si só, não é mesmo? Então vamos lá conhecer tudo sobre a Red Bull!
Origem da Red Bull
A bebida Red Bull surgiu como um xarope na Tailândia, criado por Chaleo Yoovidhya. O objetivo da bebida era sanar o cansaço e manter o consumidor acordado mais tempo. O xarope não tinha uma marca, até que o austríaco Dietrich Mateschitz o experimentou em uma viagem e se certificou que funcionava. Ele propôs uma parceria ao dono do xarope, prometendo que levaria a bebida ao mundo.
A bebida realmente parecia mais um xarope que um refrigerante, portanto, Dietrich reformulou a bebida, manteve os ingredientes e adicionou a efervescência que estamos familiarizados hoje em dia. Como o mercado já estava dominado pela Coca-Cola e pela Pepsi à anos, a Red Bull precisou ser criativa para conquistar o seu espaço.
Quais são os produtos comercializados?
Atualmente, os produtos comercializados são as bebidas energéticas. Existe a receita original, conhecida apenas como Red Bull e também tem as edições especiais e saborizadas, como a edição de açaí e a com sabor de morando e pêssego. Além disso, existe também a edição sem açúcar. Apesar de não serem produtos, vale ressaltar que a Red Bull é dona de diversos clubes de futebol e também de outros esportes, espalhados em todo o mundo.
Quais são as estratégias de marketing da Red Bull?
1 – O início
Ao perceber que teria dificuldades em se lançar no mercado, Dietrich pensou em maneiras de se destacar. Sendo assim, ele primeiramente definiu o público-alvo, que é homens entre 20 e 30 anos. Depois, definiu de quais formas iria se comunicar com esse público e, por fim, partiu pra prática. De início, foi feita uma divulgação local em festas universitárias, onde eram distribuídas unidades da bebida, para que todos conhecessem.
2 – Marketing da Red Bull: Ascensão da marca
Como já foi apontado anteriormente, havia um domínio de mercado por parte da Coca-Cola e da Pepsi. Contudo, para além disso, essas marcas também dominavam os meios tradicionais de publicidade. Portanto, a estratégia de marketing da Red Bull passou a ser por associação. Sendo assim, se associou a pessoas e eventos que representavam a marca, como eventos de esportes radicais, envolvendo a marca com experiências cheias de adrenalina e velocidade.
3 – Mídia multiplataforma
Naquela época, as televisões não transmitiam os esportes radicais com qualidade. Assim, cimentando ainda mais o seu status de financiadora esportiva, a Red Bull tomou essa responsabilidade para si. Ganhando o título de “empresa de mídia multiplataforma”, eles se tornaram responsáveis pelo processo de produção dessas competições.
4 – Produção do produto
A produção do produto é um dos fatores que contribuiu para uma certa liberdade no momento de fazer o marketing. Com poucos ingredientes e um custo de produção baixo, a Red Bull resolveu terceirizar a produção das bebidas e focou todos os esforços no marketing. Além disso, foi assim que conseguiram desenvolver a estratégia de propagandas que não se parecem com propagandas. Ao contar histórias, sem o intuito de vender, a empresa conseguiu se conectar com os clientes e vendendo mesmo assim.
5 – Conexão com o público
A maneira com que a Red Bull consegue se conectar com o público é inegável. Isso porque, através das estratégias de marketing, a empresa acaba vendendo sonhos, não apenas bebidas energéticas. O investimento em esportes, as aventuras, são mais “vendíveis” que apenas a bebida. E assim, eles conseguiram atingir o topo.
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Fontes: Wikipédia, Cimatec, Unid, G4 Educação