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Marketing inclusivo

Marketing inclusivo: descubra como é essa estratégia

Cada vez mais, o marketing inclusivo e, por consequência, a inclusão social, se fazem mais necessários em nossa sociedade. Sabendo disso, várias estratégias estão em desenvolvimento, para que essa inclusão esteja mais presente dentro das marcas. Ainda há um longo caminho a se percorrer, mas o marketing inclusivo faz sua parte para que se alcance o objetivo de inclusão.

Esse modelo de marketing é muito importante nos dias atuais, já que se celebra cada vez mais a diversidade em todo o mundo. Dessa forma, tanto a sociedade quanto os negócios podem ganhar ao adicionar a inclusão social em seus projetos. Então, vamos lá entender tudo sobre essas estratégias?

O que é o marketing inclusivo?

Como já ressaltamos, o marketing inclusivo é uma modalidade do marketing focada em criar conteúdo e divulgá-lo para todos os indivíduos. Ou seja, o conteúdo será feito independente de suas características comportamentais, demográficas, geográficas ou qualquer outro tipo de segmentação. Sendo assim, é uma tentativa de demonstrar que sua empresa servirá a todos, independente de:

  • gênero
  • idioma
  • renda
  • sexualidade
  • idade
  • religião
  • habilidade
  • etnia

Definir o seu público-alvo é importante para sua empresa, principalmente no momento de divulgar seu conteúdo. Porém, essa segmentação muitas vezes se baseia em estereótipos. Caso seu público note que você está fazendo uma divisão forçada, que não leva em consideração a inclusão social, isso pode significar más notícias para seu negócio.

Como colocar em prática?

1 – Tenha uma equipe diversa

Não adianta investir em marketing inclusivo se essas pautas não forem defendidas dentro da sua empresa. Ou seja, se você não focar em diversidade dentro da própria empresa, tudo será em vão. Além disso, formar uma equipe com diferentes experiências, costumes e opiniões pode enriquecer o debate e trazer outras visões para seu negócio. Você também pode investir em ações de conscientização para seus funcionários. Assim, a visão de inclusão será dividida por todos.

2 – Faça abordagens inclusivas

Existem diversos pontos a serem debatido quando se falar em abordagem inclusiva. Dessa forma, um dos pontos que as empresas podem fazer um esforço maior é em como abordar o público em seu conteúdo. É possível usar pronomes neutros e também modificar algumas metáforas que podem ser ofensivas. Além disso, você pode incluir áudios com a leitura do seu conteúdo e também vídeos em libras.

3 – Cuide da identidade visual

Assim como no mundo real, o mundo digital muitas vezes é julgado na primeira impressão. Sendo assim, busque ser inclusivo nos layouts, imagens e em seus anúncios. Geralmente a maioria das empresas usa imagens de homens e mulheres brancos e magros. Portanto, busque incluir pessoas com características distintas, como idade, deficiências, culturas, sexo, peso ou cor da pele, por exemplo.

4 – Pesquise a opinião do seu público

Durante as pesquisas de satisfação entre os seus consumidores, você pode fazer algumas perguntas em relação a inclusão social. Esses insights podem te ajudar a entender melhor o seu público e, além das ideias da equipe interna, podem te ajudar nas próximas estratégias de marketing.

Importância de aplicar o marketing inclusivo

Esse tipo de marketing não faz diferença apenas para a empresa, mas também para o consumidor. O mundo atual, infelizmente, ainda lida com muitos problemas sociais. Portanto, é importante que todos façam a sua parte. Esse tipo de marketing proporciona identificação e a felicidade das pessoas. Em retorno, as empresas podem ter mais lucros, já que estará comunicando e recebendo engajamento de um maior número de pessoas.

Quais são as vantagens?

Essa iniciativa produz impacto tanto dentro quanto fora da empresa. Sendo assim, as maiores vantagens de se usar o marketing inclusivo são:

  • Identificação dos clientes, que leva a uma fidelidade e um relacionamento mais duradouro;
  • Reconhecimento da marca, que ajuda na conquista de novos clientes;
  • Mais oportunidades, em relação a parcerias com pessoas importantes na internet.

Exemplos de empresas que utilizam marketing inclusivo

Nubank

A empresa é referência em marketing digital e, acima disso, marketing inclusivo. Além disso, eles fazem esforços internos, com políticas que abraçam pessoas LGBTQIA+.

Natura

Em 2020, a Natura lançou uma campanha com o ator Thammy Miranda, o que causou uma grande polêmica na época. Porém, apesar dos comentários negativos, as ações da empresa cresceram cerca de 6,7% na Ibovespa.

Dove

A Dove está constantemente fazendo campanhas inclusivas, para melhorar o futuro, e remediar os próprios erros do passado. Uma campanha que merece menção é a “Beleza Fora da Caixa”, que valoriza diversos aspectos raciais e estéticos.

Vale a pena investir no marketing inclusivo?

Certamente é importante para você e para sua empresa investir nessa estratégia. Além das vantagens já comentadas, o marketing inclusivo também ajuda a melhorar a sua imagem em relação a concorrência, podendo conquistar clientes que se sentem ignorados por outras marcas.

Diferenças entre marketing inclusivo e marketing de nicho

Muitos podem confundir esses dois tipos de marketing. Contudo, o marketing de nicho tem como objetivo fazer anúncios para um público em específico, como mulheres ou estudantes, por exemplo. Já o marketing inclusivo tem como objetivo fazer anúncio para todos os tipos de pessoas.

E aí, conseguiu entender tudo sobre o conceito? Então se liga nesses artigos:

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Identidade visual: o que é, qual é a importância e como criar?

Fontes: Voitto, Digital House, Enotas, Atrevo Digital

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