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Community manager: o que é e o que faz esse profissional?

Atualmente, as redes sociais mudam a forma como nos conectamos e comunicamos uns com os outros. E é aí que entra o community manager, que ajuda na construção e gerenciamento da relação entre as empresas e as pessoas. Ou seja, esse profissional é o que faz a mediação entre o público e a empresa nas redes sociais.

Esse é um profissional de grande valor para as empresas, principalmente pelo fato que já apontamos: as redes sociais mudam a forma como nos conectamos. Além disso, atualmente, quem consegue se comunicar bem com os clientes através das redes, acaba se sobressaindo a seus concorrentes. Então, vamos lá conhecer mais sobre esse profissional?

O que é e o que faz um community manager?

Em uma tradução livre, ‘community manager’, que vem da língua inglesa, significa ‘gerente da comunidade’, no bom e velho português. Sendo assim, esse é o profissional que gerencia e faz a ligação entre uma organização e seu público. É esse profissional que vai buscar criar uma presença marcante e a confiança do público em sua marca.

Além das competências que já comentamos, um community manager cria, planeja, gerencia e monitora os resultados da marca que representa. Portanto, é responsável por criar e manter relacionamentos saudáveis e duradouros com o público para que, eventualmente, esses possam se tornar defensores de sua marca.

Qual é a importância desse profissional para a marca e para a empresa?

O community manager tem um papel essencial dentro de uma empresa. Cada dia que passa as redes sociais estão se tornando mais importantes nas estratégias digitais. Portanto, ter um profissional que entender profundamente essas redes, e trabalhará para criar o melhor público possível para sua empresa é de extrema importância.

Certamente diluir as funções em uma equipe também é uma opção. Contudo, ter um profissional habilitado, focado apenas em pensar e desenvolver um conteúdo que fará com que sua marca tenha seguidores fiéis, pode ser um diferencial que colocará sua marca acima dos concorrentes. Esse profissional:

  • Gera relações de confiança com o público
  • Cria conversas e conversões para sua empresa
  • Leva conhecimento sobre serviços, produtos e sobre a filosofia empresarial
  • Contribui para a autoridade, reconhecimento e fortalecimento da marca
  • Enxerga novas oportunidades de negócios e parcerias

Habilidades e competências

Acima de qualquer coisa, um community manager precisa ser um bom comunicador. Sua principal função é criar e gerenciar uma comunidade online, e certamente isso não será possível se ele não for um comunicador nato. A moderação também é importante. O profissional deve solucionar os problemas dos clientes e não criar mais.

Esse deve ser um profissional versátil, tendo pelo menos um pouquinho de conhecimento em todas as áreas básicas da comunicação como Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Pode parecer muita coisa, mas essas habilidades são que separam um profissional completo de um que não vai te ajudar tanto assim. Outras capacidades apreciadas são:

  • boa adaptação com novas tecnologias;
  • visão completa dos concorrentes e do mercado;
  • empatia para lidar com o público;
  • criatividade e proatividade;
  • paixão pela marca e produtos que defende.

O que é precisa para se tornar um community manager?

Como falamos anteriormente, é preciso ter pelo menos um pouco de conhecimento em todas as áreas básicas da comunicação. Isso porque, não existe exatamente um curso a ser feito para essa função, já que ela surgiu apenas de uma necessidade do mercado.

Contudo, é importante ressaltar que pessoas com formação em áreas da comunicação, como publicidade, relações públicas ou jornalismo tem mais chances de ser contratado. Caso você seja formado em administração, também terá mais oportunidades na área.

Qual a diferença entre community manager e social media?

Um community manager é responsável por toda a comunicação da empresa. Ou seja, cria e alimenta a comunidade, e se comunica em todos os sentidos possíveis. O social media se resume a fazer postagens da marca nas redes sociais, sendo responsável apenas por essas redes.

E aí, se interessou por essa área? Então vamos conhecer mais sobre as redes sociais:

Qual é a frequência de postagem ideal nas redes sociais?

Os segredos do Marketing nas Redes Sociais para alcançar o sucesso

SMO: o que é e como otimizar seu conteúdo nas redes sociais

Fontes: Iebs, Etus, Conexorama, Movidesk, Mlabs

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