SEO local é o conjunto de técnicas utilizadas para otimizar os mecanismos de busca levando em consideração a geolocalização. Ao utilizar essas estratégias, a sua empresa pode se tornar uma referência na sua região e atrair novos clientes sem precisar investir dinheiro em mídia.

O que é SEO local?

O SEO local abrange estratégias de otimização para buscadores com foco nas pesquisas que contêm um componente geográfico. Quando um usuário busca por negócios e inclui uma região nos termos de pesquisa, o algoritmo de busca local é acionado, e isso modifica a forma como o Google apresenta os resultados.

O que é SEO local?

A localização do usuário entra como um fator essencial para filtrar e classificar os resultados. Com o aumento das buscas mobile, o componente geográfico se tornou mais importante para o Google. Para otimizar o seu negócio para essas buscas, o SEO local deve evidenciar onde ele está localizado e quais regiões atende.

Vantagens do SEO local

Ajuda a posicionar a empresa entre os concorrentes da região. Ela tende a ser mais conhecida e a ter resultados melhores.

1 – Aumenta a visibilidade na região

Se o seu negócio estiver otimizado com o SEO local, ele vai aparecer entre as primeiras posições e terá mais chances de ser a opção escolhida.

2 – Incentiva a tomada de decisão

Os consumidores partem do pressuposto de que, se o negócio está no topo do ranking, é porque ele conquistou a confiança do público e do buscador.

3 – Aumenta a autoridade do local

Pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar do seu negócio podem encontrá-lo em uma busca pela sua área de atuação.

4 – Atrai novos públicos

Fatores de rankeamento

O critério de proximidade diz respeito à distância do negócio em relação ao usuário ou ao termo de local que ele digita na busca. O Google entende que os resultados mais relevantes para ele são aqueles mais próximos.

1 – Proximidade

O destaque é o nível de popularidade de um negócio na sua região. Para avaliar esse critério, o Google analisa não apenas a popularidade da marca na web, mas também no mundo offline. Quanto mais avaliações e classificações positivas a empresa receber, mais chances ela tem de aparecer bem posicionada.

2 – Destaque

O critério de relevância considera a correspondência entre o negócio e o termo que o usuário pesquisou. Fatores como a categoria em que ela se classifica e as palavras-chave que são inseridas na sua descrição são muito importantes.

3 – Relevância

Como fazer SEO local?

 Quando um usuário pesquisa por negócios locais no Google, muitas vezes ele só quer uma informação rápida. Invista na otimização da página de resultados para que ela apresente todas as informações sobre a empresa, tudo isso sem precisar acessar o site.

1 – Pense mais em resultados

Preencher todos os dados da sua empresa no Google Meu Negócio pode ser determinante para a tomada de decisão dos consumidores. Quanto mais completo o seu cadastro estiver, mais confiança do Google você conquista. No entanto, é necessário manter esses dados atualizados para informar o público corretamente.

2 – Se atente ao Google Meu Negócio

As avaliações online mostram o que outros clientes pensam sobre o negócio. Elas são muito importantes para a tomada de decisão dos consumidores. Para o rankeamento do Google, essas avaliações também são essenciais. Assim, quanto mais avaliações e notas positivas ele receber, melhores posições tende a conquistar.

3 – Incentive as avaliações de clientes

Conquistar backlinks e citações de outros sites de qualidade gera confiança e autoridade para o seu negócio. No entanto, é importante que os dados da empresa estejam corretos. A prioridade são os dados de NET: nome; endereço; telefone.

4 – Ganhe links e citações de marcas

É muito importante que o usuário possa acessar o site de qualquer dispositivo. O Google valoriza os sites que oferecem uma boa experiência mobile. Por isso, se você quer aparecer bem posicionado nos resultados orgânicos das buscas locais, precisa ter páginas responsivas.

5 – Tenha um site responsivo

Ou seja, produza conteúdos relacionados à sua região. Para fazer Marketing de Conteúdo focado na sua região, uma boa dica é fazer uma pesquisa de palavras-chave que atendam às buscas locais na sua região.

6 – Faça Marketing focado na região