Dentro do Marketing Digital, a taxa de conversão é a métrica utilizada para medir os resultados de uma estratégia. Ela pode ser usada de várias outras formas, seja como fonte de consulta para entender o desempenho de uma empresa; ou como termômetro para definir as metas de um time comercial. Além de mostrar a eficiência das suas ações, a taxa de conversão te ajuda a entender o seu negócio como um todo. Nesse sentido, ela pode ser calculada entre todas as etapas do funil de vendas.
Por que é importante?
A taxa de conversão é importante porque te ajuda a entender de forma precisa o resultado dos seus investimentos. A cada campanha, você poderá avaliar não só a quantidade de pessoas que converteram, mas a quantidade total de visitas também. Assim, é possível direcionar os esforços da sua equipe para o lugar certo.
Como calcular a taxa de conversão?
Para medir a conversão entre cada estágio do funil de vendas, podemos levar em consideração três critérios: visitantes para leads; leads para oportunidades; e oportunidades para clientes. Contudo, não há problemas se a sua empresa achar interessante “quebrar” o funil em mais etapas, ou até mesmo reduzi-lo.
Como calcular a taxa de conversão?
Para exemplificarmos de forma prática, imagine que um site com o volume de visitantes em 14.000 acessos teve 800 formulários preenchidos em determinado período. Nesse caso, a taxa de conversão seria calculada da seguinte forma:
Como calcular a taxa de conversão?
Acessos: 20.000 Número de conversões: 800 Cálculo: 800/14.000 = 5,71% Desse modo, a taxa de conversão de visitantes para leads desse site seria de 5,71%.
Como saber se a taxa está boa?
É relativo dizer se um número de conversões é baixo ou não. No exemplo citado, pode-se perceber que mais de 90% dos acessos do site se perderam por algum motivo. Para que isso não ocorra, é preciso ficar atento ao que acontece com os visitantes que não convertem e entender a conversão de todo o funil.
Otimizando a taxa nos funis
É nessa etapa que os visitantes chegam ao site da sua empresa. Para aumentar a taxa de conversão do site, gerando tráfego e aumentando a quantidade de leads:
1 – Faça pesquisa de campo
Para melhorar a sua taxa de conversão em todo o funil de vendas, é preciso, antes de tudo, analisar cada uma de suas etapas.
Identifique de qual canal está vindo o tráfego e quais páginas estão sendo acessadas a partir dele, para adequar as estratégias da sua empresa à oferta e ao público-alvo. Além de aumentar a taxa de conversão, essa ação pode até diminuir o custo por lead.
1.1 – Otimize a taxa de cada canal
Melhore o design do seu site e a localização dos calls-to-action. Você também pode usar ferramentas de captura de lead, como o scrool-box e o exit-intent.
1.2 – Aumente o contato com os leads
Divida o tráfego de uma página em duas versões: a original e a “variante”. A “variante” é a página em que você mudará algum elemento para realizar o seu teste.
1.3 – Faça testes A/B
Nessa fase, você precisa manter os leads que você conseguiu engajados com a sua empresa. Dessa forma:
2 – Meio de funil
Determine os conteúdos para cada uma das etapas de compra e identifique em qual das etapas cada lead está para tratá-lo de acordo com ela. Assim, os leads terão um engajamento maior com a sua empresa.
2.1 – Defina a jornada de compra
A automação de marketing otimiza o processo de compra dos leads. Através dela, é possível entregar o conteúdo certo, para o lead certo, na hora certa, fazendo as vendas aumentarem e os custos diminuírem.
2.2 – Crie automações de marketing
De forma geral, entregar os leads qualificados para o time de vendas aumenta a eficácia e a produtividade do vendedor.
2.3 – Qualifique os leads
O próximo passo é filtrar quais leads realmente têm potencial para se tornarem clientes:
3 – Fundo de funil
Quanto maior for a velocidade de envio dos leads para as vendas, maior será o tempo que o vendedor terá para fazer uma abordagem mais personalizada, aumentando, assim, as taxas de conversão.
3.1 – Entregue os leads da melhor forma
Criar conteúdo de qualidade para as suas páginas (ou blog), pode ajudar os vendedores a contornar as objeções e, desse modo, gastar menos tempo com explicações. As automações de marketing são muito úteis, pois auxiliam o vendedor a nutrir os leads de acordo com as objeções de venda apresentadas.
3.2 – Use conteúdo para ajudar