O endomarketing é mais uma ferramenta usada para fortalecer os vínculos entre a empresa e os funcionários. Um ambiente de trabalho agradável pode se tornar o sonho de qualquer trabalhador. Dessa forma, a rotatividade se torna menor, porque o contratado se sente valorizado dentro do seu trabalho. O local se torna mais atrativo. Consequentemente, atrairá cada vez mais profissionais qualificados para a empresa.

“Endo” vem de “dentro”, e “marketing” é o conjunto de ações a fim de comunicar. Assim, endomarketing são estratégias voltadas para dentro da empresa. O maior foco são os funcionários que nela trabalham. Ou seja, as ações internas têm como objetivo passar uma boa imagem da instituição para os empregados.

O que é Endomarketing?

A estratégia de endomarketing não está restrita ao marketing. A intenção é criar uma relação humanizada entre todas as partes. É aí que entra o RH, que pensa junto com o marketing ações benéficas para esta comunhão. A estratégia pode transitar nas diversas possibilidades, como reuniões para escuta, cursos de capacitação, eventos, etc.

EM, Junção RH e Marketing

Porque usar o Endomarketing?

Ter muita rotatividade em sua empresa pode ser um ponto negativo. O endomarketing diminui este fluxo, pois é criado um ambiente de trabalho justo e motivador. Assim, o funcionário que se sente prestigiado pela organização não vai querer pedir demissão.

Redução de turnover

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A partir do momento em que se estimula o diálogo e a escuta dentro da empresa, os funcionários se sentem mais valorizados. Poder se expressar é gratificante! Assim, o resultado deste comportamento é mais motivação. Ter uma organização que se preocupa com o conforto de cada um é sinônimo de pro atividade.

Motivação dos funcionários

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Uma ação é consequência da outra! Quando a equipe se sente motivada, a produtividade aumenta. A tendência, portanto, é entregar mais serviços de qualidade.

Potencialização da produtividade

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É comum ver a queda de produtividade quando o trabalho é estressante. Pensando nisso, são criadas estratégias de atenção.

Qualidade e bem-estar no trabalho

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Com tudo em ordem e tarefas distribuídas, o clima se torna outro na organização. O respeito intensifica o desempenho.

Relação harmoniosa

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O bem estar físico e mental fideliza os colaboradores à empresa. Então, se sentir abraçado pela organização faz com que as pessoas passem adiante suas impressões.

Fidelidade dos colaboradores

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Estratégias de Endomarketing

Essa é uma das implementações mais importantes do endomarketing. O pote de ouro da eficácia de qualquer plano está na conversa. Ouça seus funcionários! Dessa maneira é possível identificar ideias que trazem melhorias, discuti-las em conjunto e aplica-las no ambiente de trabalho.

Comunicação interna

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É sempre bom trazer novos olhares e novos horizontes. Então, fique atento à sua equipe e traga pessoas especializadas para pensar junto com todos. Os momentos de troca de conhecimento podem ajudar a estruturar melhor os caminhos pessoais de cada um. O crescimento é único e intrasferível, por isso é fundamental estimular sempre.

Traga palestrantes para sua empresa

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Faça com que seus colaboradores se sintam em casa. Nesse sentido, é preciso integrá-los à empresa e promover interação uns aos outros. Uma opção é promover momentos recreativos. Festas, momentos de partilha, encontros descontraídos pós trabalho, são boas alternativas. Estes momentos criarão vínculos de amizade e afeto na empresa.

Dinâmica de integração

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De tempos em tempos é sempre bom avaliar a satisfação dos funcionários. Dê espaço para que eles se expressem e sugiram melhorias nas condições de trabalho. Depois de analisar os resultados da pesquisa, não deixe de respondê-los. Conversar pode estar prevenindo situações negativas. Além de solucionar problemas presentes.

Pesquisa interna

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O mais comum ao realizar um contrato é oferecer vale transporte, alimentação e plano de saúde. Seja mais criativo e inove os benefícios ofertados pela empresa. Negocie parcerias ou conceda mimos em lugares como: salão de beleza, dia de massagem, academia. Outra opção é abrir as portas para a família no trabalho.

Olhe as necessidades básicas

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Buscar novos pessoas é uma missão muito cuidadosa. Às vezes, o próprio colaborador tem alguém para indicar. Se essa pessoa é fiel a sua empresa, ele com certeza não vai indicar uma pessoa ruim. Então, você está depositando confiança e abraçando uma sugestão dada. Portanto, antes de recrutar, abra a caixinha de indicações na sua equipe.

Atenda às indicações

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A partir do momento em que se estimula autonomia e sentimento de pertencimento, o funcionário vai fazer de tudo para crescer. Portanto, o ideal é gerar oportunidades para eles dentro da organização. Quando surgir uma vaga dê uma olhada se essa vaga pode ser preenchida por alguém que já faça parte da equipe.

Crie planos de carreira

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Não custa nada elogiar um trabalho bem feito e muito menos agradecer a dedicação. Portanto, na primeira oportunidade, ressalte os pontos positivos das atividades desempenhadas. Ação gera reação! Se o respeito e reconhecimento vem de cima, logo este hábito começa a se multiplicar na empresa.

Seja grato com os colaboradores

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Qualifique os seus funcionários. Faça com que eles executem com excelência suas funções. Para isso, é necessário capacitação. Portanto, ofereça oficinas de treinamento. Ofertar conhecimento é uma maneira de dar instrumentos para criar planos de carreira. Não adianta pensar no futuro sem abrir espaço para os estudos.

Faça treinamentos

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Por maior que seja a equipe, há sempre um ou dois funcionários que se destacam. Essa é uma ótima oportunidade de apresentar os resultados da equipe. Portanto, o espaço de mérito funciona como um estimulo para outros trabalhadores da empresa. É muito melhor dar tudo de si quando se tem certeza de que seu esforço será reconhecido.

Dê mérito

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Hoje a imagem comanda tudo. Então, faça vídeos interativos para se comunicar melhor com a empresa. Assim é muito mais fácil transmitir uma mensagem. Sem contar que viraliza muito mais rápido! Você pode contar a história da empresa e passar os objetivos da organização através do Youtube, WhatsApp, Instagram e etc.

Use as novas mídias

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Endomarketing nada mais é que “relações”. Pensando nisso, não podemos deixar de fora as relações públicas. Portanto, esteja atento as movimentações na comunidade, na imprensa, na política. Ou seja, esteja sempre bem informado. O mundo empresarial gira dentro de outro mundo muito maior e delicado.

Relações públicas

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Uma maneira de demonstrar interesse às questões humanas é abrir cursos e palestras à comunidade geral. Afinal, as pessoas que atuam na sua empresa são um reflexo do que acontece lá fora. Portanto, não deixe de incluir este universo e dar oportunidades de crescimento para a população. Este ato pode plantar boas sementes na empresa.

Eventos abertos a comunidade

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Não pense que somente os colaboradores e comunidades precisam de conhecimento. Os donos da empresa e suas lideranças tem a obrigação de manter-se atualizados. O ideal é marcar presença nos workshops de assuntos de interesse da organização. Ou até mesmo buscar algum especialista da equipe para compartilhar o conhecimento.

Mantenha-se em constante estudo

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Essa dica de endomarketing é sucesso para abrir as fronteiras da comunicação. Os eventos comerciais aproximam ainda mais os clientes dos funcionários da empresa. Promover um evento uma vez por ano é ideal para concretizar mais este vínculo. Um bom jeito é premiar os destaques do mês. Clientes e funcionários.

Eventos comerciais

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