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Métricas de Redes Sociais: o que é e como analisar as 9 principais

Métricas de Redes Sociais: o que é e como analisar as 9 principais

As métricas de redes sociais são indicadores de desempenho.

Nesse sentido, elas são utilizadas para medir a eficácia das estratégias de marketing de uma empresa nas redes sociais.

Através das métricas, também é possível calcular o retorno dos investimentos feitos, assim como analisar o impacto dos leads em cada um dos canais, e desenvolver um planejamento estratégico para novas campanhas.

Dessa forma, para desenvolver um bom planejamento estratégico para as campanhas da sua empresa, é essencial que você saiba identificar quais são as principais métricas de cada rede social, e como analisá-las.

Mas, calma, a gente te ajuda!

Onde encontrar as métricas das redes sociais?

Muitas redes sociais possuem o próprio Analytics, e isso permite que você faça a análise de métricas sem a ajuda de uma ferramenta externa.

1 – Facebook

A ferramenta de análise do Facebook é chamada de Facebook Insights.

Para acessá-la, abra o seu perfil e clique na aba “informações”.

Em seguida, você será redirecionado para uma página que contém a visão geral das suas principais métricas.

A partir daí, você pode escolher qual você quer analisar primeiro.

Para isso, basta clicar na opção de sua preferência.

2 – Twitter

Para acessar o Analytics do Twitter, basta clicar no seu perfil e, em seguida, escolher a opção “Estatísticas”.

A ferramenta é muito completa.

Através dela você consegue conferir a performance de cada tweet seu.

Além disso, você ainda pode comparar o seu público com o de outros perfis (como o de seu concorrente), para conferir se as pessoas que seguem os dois perfis realmente têm interesses semelhantes ou não.

3 – Instagram

O Instagram Insights ainda é básico, mas disponibiliza algumas métricas mais específicas que são importantes, como cliques no site.

Para acessá-lo, basta acessar o menu direito superior e clicar na aba “Informações”.

Pronto, agora é só acompanhar os indicadores fundamentais para compreender o desempenho de suas estratégias de marketing.

4 – Linkedln

Através do Analytics do Linkedln, além de poder ver a performance de cada uma das suas publicações, você também pode ver a demografia dos seus seguidores.

Para acessar a ferramenta, basta abrir a página da empresa que você gerencia no Linkedln.

No entanto, é importante lembrar que a análise de página é visível apenas para administradores de página ou, no mínimo, pessoas com acesso de “analista”.

5 – YouTube

Para acessar o Analytics, abra o YouTube e toque na sua foto de perfil.

Em seguida clique em “Seu canal”. (Se estiver no computador, clique em “Youtube Studio”).

Agora, no menu do meio, toque em “Estatísticas”.

Pronto, agora você pode explorar bastante essa ferramenta, pois ela é bastante completa.

6 – Pinterest

Abra o aplicativo do Pinterest no seu dispositivo e entre na sua conta business do Pinterest.

Em seguida, toque na sua foto do perfil no canto inferior direito da tela para ir para o seu perfil.

Toque no ícone de barra de gráfico no canto superior direito.

Por fim, selecione Analytics.

A ferramenta, assim como a de outras redes, te dá métricas gerais de alcance e do crescimento do perfil.

9 métricas de redes sociais essenciais para acompanhar

Agora que você já sabe onde encontrar as métricas das principais redes sociais, nós separamos 9 métricas que não podem faltar na sua análise.

1 – Alcance

O alcance é uma métrica que precisa ser acompanhada diariamente.

É ela que vai te mostrar quantas pessoas você está atingindo com o seu conteúdo.

No entanto, é necessário analisá-la com outras métricas de apoio, como por exemplo, o engajamento.

2 – Engajamento

Por sua vez, o engajamento é a métrica que mede a interação do público com o seu perfil.

Dessa forma, fatores como número de curtidas, comentários e compartilhamentos, são levados em consideração.

É uma das métricas mais importantes, por isso, nunca esqueça de analisá-las.

3 – Curtidas ou likes

Embora essa métrica não tenha tanta relevância, se comparada a anterior, é interessante analisá-la.

4 – Compartilhamento

A métrica de compartilhamento é essencial para acompanhar o desempenho da sua conta.

Através dela, você pode verificar a quantidade de postagens compartilhadas com outros usuários.

5 – Salvamentos

Essa métrica pode te mostrar o quanto as pessoas gostaram do seu conteúdo.

Afinal, se um usuário salvou a sua publicação para encontrá-la facilmente mais tarde, quer dizer que, de algum modo, o seu conteúdo é relevante.

6 – Comentários

Os comentários nas publicações são importantes instrumentos de medida relacionados com as interações.

Dessa forma, é uma métrica essencial.

7 – Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica que mostra o total de visitantes que chegaram até o site da empresa a partir das mídias.

Isso facilita a análise e tomada de decisão.

8 – Clique

O clique, conhecido também como CTR (Click Through Rate), indica a taxa de cliques obtidos em anúncios feitos em cada mídia.

Essa métrica é importante porque, a partir dela, você consegue avaliar se o público está clicando em seu conteúdo e interagindo com ele.

9 – Número de seguidores

Analisar a quantidade de crescimento dos seguidores em sua página é importante para guiar as ações da sua empresa.

Por fim, fique atento às métricas de vaidade.

Números impressionam, mas não geram resultados verdadeiros para sua empresa.

Nesse sentido, faça a análise de métricas em redes sociais com o foco nas métricas corretas, pois elas irão direcionar melhor o seu planejamento.

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Aproveite e confira: O Guia Completo para a Foto de Perfil Perfeita nas Redes Sociais

Fonte: Pinterest

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