Início » Live no Instagram: como fazer e dicas para engajar
Live no Instagram: como fazer e dicas para engajar

Live no Instagram: como fazer e dicas para engajar

Para alcançar mais público e gerar engajamento, plataformas de conteúdo têm apostado na realização de lives, e foi nesse contexto que surgiu a live no Instagram. Criado em 2016, o Instagram Live é o recurso de transmissão ao vivo que tem se tornado um dos principais meios de criação de conteúdo na rede.

A ferramenta dispõe dos seguintes pontos positivos:

  • Proporciona uma troca rápida e humanizada com o seu público;
  • Desperta um senso de urgência para novidades vindas do seu perfil;
  • Aproxima os seus espectadores da sua marca;
  • Aumenta o engajamento do seu perfil/marca.

Além disso, é um investimento de baixo custo e que te oferece retornos positivos. Deseja saber um pouco mais dessa ferramenta? Continue conosco! 

O que é a live no Instagram?

A live no Instagram é uma ferramenta de interação ao vivo. Esse recurso foi criado em 2016, e vem se popularizando a ponto de se tornar um dos grandes meios de produção de conteúdo atualmente.

Essa popularidade se deve, essencialmente, ao fato de os usuários verem nela uma possibilidade de interação cada vez mais próxima, que com certeza rende ótimos frutos. Logo,  é uma forma de estar interagindo bem de pertinho com os seus seguidores, respondendo perguntas, por exemplo, em tempo real.

Essa ferramenta surge, então, como uma espécie de extensão do Instagram Stories, um recurso que permite postagens de vídeos e fotos instantaneamente.

Como fazer uma live no Instagram?

Para realizar uma live no Instagram siga o passo a passo:

  • Passo 1: abra o aplicativo do Instagram e clique no ícone “+” na parte superior do app;
  • Passo 2: aparecerá uma lista com várias opções. Selecione a “Transmitir ao vivo”;
  • Passo 3: a câmera ficará disponível e você deverá clicar no ícone redondo para gravar;
  • Passo 4: pronto! É só usar a ferramenta.

Quais são os equipamentos necessários para fazer uma live de qualidade?

Agora que sabemos o que é uma live no Instagram e como realizá-la, que tal verificar quais equipamentos necessários para uma live de qualidade? Confira:

1- Celular

O celular é o primeiro equipamento necessário para realizar uma live no Instagram. E algumas configurações são necessárias para transmitir uma live com boa qualidade. São elas:

  • Câmera: A câmera precisa ter uma boa imagem e estar bem posicionada. É importante estar atento ao uso das câmeras frontal e traseira.
  • Desempenho: Em síntese, o seu aparelho deve ter um bom processador; memória RAM de pelo menos 2gb; e armazenamento.
  • Bateria: Se o celular estiver conectado à energia durante a transmissão, garanta que o cabo não esteja com mal contato. Por outro lado, se a live for iniciada sem o celular estar conectado à energia, fique atento para o celular não descarregar durante a transmissão.

2- Iluminação

Aproveite a luz natural para gravar a sua live. Sendo assim, dê preferência para ficar do lado da janela, e não na frente, assim a luz irá iluminar o seu rosto. Além disso, não fique de costas para uma janela, pois isso causa contraluz.

Se você optar pela iluminação artificial, softboxs, painéis de led e ring lights são boas opções de iluminação.

3- Microfone

Além dos microfones embutidos no celular, existem microfones externos que podem melhorar a qualidade da sua live.

Por exemplo, o microfone lapela, que não precisa de um operador de microfone, e o áudio captado é somente aquele que a pessoa está falando. Isso pode te ajudar a se comunicar com mais clareza, evitando sons indesejados.

Uma outra opção é o microfone de mesa, recurso muito bom para quem está fazendo a live pelo computador. Embora seja um pouco mais caro, esse tipo de microfone tem a qualidade muito superior.

4- Conexão com a internet

Por fim, uma internet de qualidade pode garantir que a sua live não ficará caindo ou travando. Por isso, certifique-se de estar conectado a uma boa rede para uma live sem interrupções.

Como usar recursos importantes da live no Instagram?

Para utilizar a ferramenta, basta saber explorar todos os seus recursos.

Confira alguns deles:

1- Convidar outras contas

A princípio, para convidar outras contas para participar da sua live, basta clicar no ícone de dois rostos que ficam posicionados no canto inferior direito da sua tela.

Em seguida, uma solicitação será enviada ao contato selecionado que poderá entrar instantaneamente na transmissão.

2- Filtrar comentários

Para acionar esse recurso, vá em configurações > privacidade > comentários.

Em seguida, você encontrará a opção de habilitar a ocultação de comentários ofensivos e também o filtro manual.

O filtro manual permite que você especifique frases e palavras que você queira ocultar.

Dessa forma, é possível impedir comentários indesejado durante a transmissão.

3- Fixar comentários

Para fixar algum comentário importante durante a live, basta clicar em cima e segurar.

Logo, para desafixar, é só fazer o mesmo comando.

4-Desabilitar comentários

Se você não quiser que as pessoas comentem na sua live, é possível desabilitar os comentários.

Nesse sentido, basta clicar nos três pontinhos na barra de comentários e selecionar a opção “desativar comentários”.

Caso desista, é possível habilitar novamente os comentários a partir da mesma ação.

5- Compartilhar perguntas feitas no Stories

Esse é um recurso que ficou disponível recentemente, e que pode ser usado para selecionar algumas perguntas feitas anteriormente nos stories, as quais você deseja responder ao vivo para os seus seguidores.

6- Duração da live

A duração máxima permitida é de 60 minutos. No entanto, você é quem vai definir como administar esse tempo dentro do seu planejamento. O mais importante, aqui, é evitar lives muito curtas, tá bom?

7- Compartilhe imagens

Durante a live, você pode clicar no quadrado presente na parte inferior da tela para compartilhar com os seus seguidores imagens do seu celular.

8- Faça live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo

Para fazer a live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo, você precisará baixar OBS Studio e fazer os ajustes necessários. Essa ferramenta está disponível apenas para computador.

Com essa estratégia, você poderá alcançar um número maior de pessoas.

7 dicas infalíveis para fazer uma boa live e engajar mais

Para engajar mais a sua live, confira algumas dicas:

1- Divulgue com antecedência

Ou seja, faça posts – tanto no feed, quanto nos stories – divulgando o dia e horário da live.

Desse modo, os seus seguidores podem se programar para não perder o seu conteúdo.

Além disso, essa é uma boa forma de atrair pessoas que ainda não te seguem.

2- Faça parcerias

Lives com convidados são ótimas para ter mais conteúdo e engajar o público. Por isso, encontre pessoas que possam acrescentar algo ao tema que você irá tratar.

3- Monte um roteiro

Montar um roteiro é uma ótima forma de se organizar. Pois, através dele, é possível conduzir melhor a live e também transmitir exatamente a mensagem que quer passar ao público.

4- Abra para perguntas

Além de aproximar os seguidores da sua marca, as perguntas são uma ótima forma de entender o que eles precisam. Dessa forma, programe sempre um momento para as perguntas dos seguidores.

5- Salve a live no Instagram

Salvar a transmissão é importante para que, quem não conseguiu assisti-la ao vivo, possa vê-la depois.

Além disso, essa também é uma forma de documentar o seu conteúdo.

6- Invista em uma boa iluminação

Realize testes antes da live para verificar se a imagem estará clara e nítida para os seus seguidores durante a transmissão.

7- Utilize filtros

Confira uma lista de filtros que possam te ajudar durante a transmissão.

E aí, viu como é simples?

Por que fazer lives no Instagram?

Não restam dúvidas de que as lives funcionam como um importante meio para fazer marketing, não é? Isso fica evidente nos pontos abaixo:

  • Aumenta engajamento do perfil/marca;
  • Uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o seu público;
  • A maioria dos usuários preferem vídeos;
  • Troca rápida e humanizada com o público;
  • Investimento de baixo custo.

Viu só quantos benefícios justificam a participação desse recurso no seu planejamento de marketing? Não deixe de usá-lo!

Aproveite e confira: Links recíprocos: a troca de links é uma boa estratégia para o seu site?

Fonte: Neil Patel, Hotmart. Voxel digital, Instagram

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *