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Endomarketing

O que é endomarketing? Entenda e engaje seus colaboradores (15 estratégias)

O endomarketing é mais uma ferramenta usada para fortalecer os vínculos entre a empresa e os funcionários. Um ambiente de trabalho agradável pode se tornar o sonho de qualquer trabalhador.

Dessa forma, a rotatividade se torna menor, porque o contratado se sente valorizado dentro do seu trabalho. O local se torna mais atrativo. Consequentemente, atrairá cada vez mais profissionais qualificados para a empresa.

O que é Endomarketing?

Para iniciar, vamos entender o que é endomarketing. “Endo” vem de “dentro”, e “marketing” é o conjunto de ações a fim de comunicar, criar, entregar e trocar ofertas.

Tendo esta definição em mente, endomarketing são estratégias voltadas para dentro da empresa. Sendo assim, o maior foco são os funcionários que nela trabalham.

Ou seja, as ações internas têm como objetivo passar uma boa imagem da instituição para os empregados. Com um local de trabalho mais harmônico, o diálogo fica mais fácil. A entrega é mais sincera e isso influencia na imagem projetada para fora da empresa.

Endomarketing, Junção RH e Marketing

A estratégia de endomarketing não está restrita somente ao marketing em si. Este processo vai muito além do que uma troca comercial entre empresa, produto, público e funcionário.

Sendo assim, a intenção é criar uma relação humanizada entre ambas as partes. Portanto, a tática se aplica em todos os setores da instituição, desde os funcionários até os proprietários do negócio.

É aí que entra o RH. O departamento de recursos humanos pensa junto com o marketing ações benéficas para construir esta comunhão.

Assim, a estratégia pode transitar nas diversas possibilidades. Cursos de capacitação, reuniões para escuta, eventos, feedback positivo, entre várias outras opções.

Pode parecer besteira para algumas empresas, mas esse cuidado pode ser o diferencial para se destacar no mercado.

Porque usar o Endomarketing na sua empresa?

A lista de benefícios é enorme, mas vamos mostrar os principais motivos para começar a trabalhar a estratégia na sua organização:

1- Redução de turnover

Ter muita rotatividade em sua empresa pode ser um ponto negativo.

O endomarketing diminui este fluxo, pois é criado um ambiente de trabalho justo e motivador. Assim, o funcionário que se sente prestigiado pela organização não vai querer pedir demissão.

Portanto, o bem estar e a qualidade de trabalho é com certeza um desses critérios mais importantes.

2- Motivação dos funcionários

A partir do momento em que se estimula o diálogo e a escuta dentro da empresa, os funcionários se sentem mais valorizados. Poder se expressar é gratificante!

Assim, o resultado deste comportamento são colaboradores mais motivados. Ter uma organização que se preocupa com o conforto de cada um é sinônimo de proatividade.

3- Potencialização da produtividade

Uma ação é consequência da outra! Quando a equipe se sente motivada, a produtividade aumenta. A tendência, portanto, é entregar mais serviços de qualidade.

4- Qualidade e bem-estar no trabalho

É muito comum ver a queda de qualidade quando o espaço de trabalho é estressante. Para melhorar esta realidade, o endomarketing cria estratégias de atenção ao funcionário.

Portanto, atentar-se às necessidades individuais é priorizar dentro da organização a saúde mental do funcionário.

5- Relação harmoniosa

Com a casa em ordem e as tarefas devidamente distribuídas, o clima se torna outro na organização. As relações de respeito estabelecidas intensificam o desempenho. Além de melhorar os resultados.

Contudo, não há nada melhor para a autoestima da equipe do que ver as atividades feitas gerando frutos.

6- Fidelidade dos colaboradores

A junção do bem estar físico e mental, das relações harmônicas e da motivação fideliza os colaboradores à empresa. Então, se sentir abraçado pela organização faz com que as pessoas passem adiante suas impressões.

15 Estratégias de Endomarketing na empresa

Agora que sabemos quais os benefícios do endomarketing para as organizações, prepare-se para as pesquisas. Vamos visualizar algumas estratégias:

1- Comunicação interna

Essa é uma das implementações mais importantes do endomarketing.

O pote de ouro da eficácia de qualquer plano está na conversa. Aprenda a ouvir os seus funcionários! Dessa maneira é possível identificar ideias que trazem melhorias, discuti-las em conjunto e aplica-las no ambiente de trabalho.

2- Traga palestrantes para sua empresa

É sempre bom trazer novos olhares e novos horizontes. Então, fique atento às necessidades da equipe e traga pessoas especializadas para abordarem estes assuntos.

Os momentos de troca de conhecimento podem ajudar a estruturar melhor os caminhos pessoais de cada um. O crescimento é único e intrasferível, por isso é fundamental estimular sempre que possível o ato de sonhar.

Os funcionários estarão, por fim, se tornando autônomos de suas próprias vidas. Ajudá-los a organizar as ideias, colocar objetivos e dispor deste auxilio é importante para a caminhada junto a empresa.

3- Dinâmica de integração

Faça com que seus colaboradores se sintam em casa. Nesse sentido, é preciso integrá-los à empresa e promover interação uns aos outros.

Uma opção é promover momentos recreativos. Festas, momentos de partilha, encontros descontraídos pós trabalho, são boas alternativas. Estes momentos criarão vínculos de amizade e afeto na empresa.

4- Pesquisa interna

De tempos em tempos é sempre bom avaliar a satisfação dos funcionários. Dê espaço para que eles se expressem e sugira melhorias nas condições de trabalho.

Depois de analisar os resultados da pesquisa, não deixe de respondê-los. Conversar pode estar prevenindo situações negativas futuras. Além de solucionar problemas presentes.

5- Olhe as necessidades básicas dos funcionários

O mais comum quando realizamos um contrato é oferecer vale transporte, alimentação e plano de saúde. Seja mais criativo e inove os benefícios ofertados pela empresa.

Portanto, negocie parcerias ou conceda mimos em lugares como: salão de beleza, dia de massagem, academia. Outra opção é abrir as portas para a família no trabalho. Ou, se possível, oferecer home office.

Flexibilidade é outra palavra certeira para conquistar o coração do colaborador.

6- Atenda às indicações dos colaboradores

Buscar novos contratados é uma missão muito cuidadosa. Às vezes, o próprio colaborador tem alguém para indicar. Se este funcionário é fiel a sua empresa, ele com certeza não vai indicar uma pessoa ruim.

Dessa forma, você está depositando confiança e enaltecendo a sugestão dada. Portanto, antes de recrutar, abra a caixinha de indicações na sua equipe e veja o que pode render.

7- Crie planos de carreira

A partir do momento em que se estimula a autonomia e o sentimento de pertencimento, o funcionário vai fazer de tudo para crescer. Portando, o ideal é continuar gerando oportunidades para eles dentro da organização.

Quando surgir uma vaga dê uma olhada se essa vaga pode ser preenchida por alguém que já faça parte da equipe.

Assim, é possível estimular competições saudáveis onde todos possam mostrar suas habilidades para o cargo.

8- Seja grato com os colaboradores

Não custa nada elogiar um trabalho bem feito e muito menos agradecer pela dedicação. Portanto, na primeira oportunidade, ressalte os pontos positivos das atividades desempenhadas.

Ação gera reação! Se o comportamento de respeito e reconhecimento vem de cima, logo este hábito começa a se multiplicar na empresa.

9- Faça treinamentos

Qualifique os seus funcionários. Faça com que eles executem com excelência suas funções. Para isso, é necessário capacitação. Portanto, ofereça oficinas de treinamento.

Ofertar conhecimento é uma maneira de dar instrumentos para criar planos de carreira. Não adianta pensar em uma perspectiva futura para os funcionários sem abrir espaço para os estudos.

10- Dê mérito

Por maior que seja a equipe, há sempre um ou dois funcionários que se destacam. Essa é uma ótima oportunidade de apresentar os resultados da equipe.

Portanto, o espaço de mérito funciona também como um estimulo para outros trabalhadores da empresa. É muito melhor dar tudo de si quando se tem certeza de que seu esforço será reconhecido.

11- Use as novas mídias

Hoje em dia a imagem comanda a comunicação. Planeje vídeos interativos para se comunicar melhor com a empresa.

Dessa forma, é muito mais fácil transmitir uma mensagem. Sem contar que viraliza muito mais rápido!

Portanto, você pode, por exemplo, contar a história da empresa e passar os objetivos da organização. Youtube, WhatsApp, Instagram estão ai para serem utilizados.

12- Relações públicas

Endomarketing está relacionado diretamente com “relações”. Pensando nisso, não podemos deixar de fora as relações públicas.

Portanto, esteja atento as movimentações na comunidade, na imprensa, na política. Ou seja, esteja sempre bem informado. O mundo empresarial gira dentro de outro mundo muito maior e delicado.

Contudo, existem vários canais para manter-se conectado ao o que acontece fora da empresa. Essas plataformas são perfeitas para estabelecer comunicação com todos os tipos de públicos.

13- Eventos abertos a comunidade

Uma maneira de demonstrar interesse às questões humanas é abrir cursos e palestras à comunidade geral. Afinal, as pessoas que atuam na sua empresa são um reflexo do que acontece lá fora.

Portanto, não deixe de incluir este universo e dar oportunidades de crescimento para a população. Este ato pode plantar sementes e retornar em forma de profissionais qualificados para empresa.

14- Mantenha-se em constante estudo

Não pense que somente os colaboradores e comunidades precisam de conhecimento. Os donos da empresa e suas lideranças tem a obrigação de manter-se atualizados.

Assim, o ideal é marcar presença nos workshops de assuntos de interesse da organização. Ou até mesmo buscar algum especialista da equipe para compartilhar seu conhecimento com todos.

15- Eventos comerciais

Essa dica de endomarketing é sucesso para abrir ainda mais as fronteiras da comunicação. Os eventos comerciais aproximam ainda mais os clientes dos funcionários da empresa.

Portanto, promover um evento uma vez por ano é ideal para concretizar mais este vínculo. Uma boa forma é premiar clientes e funcionários de destaque do mês. Ou, se possível todos da equipe.

Sendo assim, o endomarketing nos oferece diversas estratégias para aplicar na empresa. Torne as relações mais afetivas e expanda o conceito de “comunicação”. Marketing é muito mais do que oferta e produto

Então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: O que é Google Adwords? Conheça e aprenda a criar a sua conta

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