O alcance orgânico é a galinha de ovos de ouro de qualquer criador de conteúdo digital. Afinal, o sonho de toda marca que está na internet é ser vista pelo maior número de pessoas possível. Especialmente sem pagar muito por isso. Porém, essa busca parece cada dia mais difícil e requer cada vez mais estratégia de quem trabalha online.
Mas afinal, o que é alcance orgânico?
O alcance orgânico é o número que corresponde à quantidade de pessoas que verão o conteúdo sem que você tenha pago por isso. Ou seja, são os seguidores que receberam a publicação no feed, usuários que a viram na aba explorar, quem recebeu por indicação de um amigo e assim por diante.
As redes sociais entregam os conteúdos de acordo com o perfil individual de cada usuário. Assim, como existe muito material produzido, a disputa para chamar atenção é grande. Logo, as marcas estão sempre procurando uma forma de se destacar.
A importância do alcance orgânico
Além de não gerar custos de patrocínio, o alcance orgânico passa mais credibilidade para o usuário que se depara com ele. Portanto tende a gerar maior interação.
Quando um conteúdo é visto de forma espontânea, o usuário tende a se identificar mais com o que está vendo e também possui maior confiança. Portanto, ele entende que aquele material foi indicado por conta interações com amigos ou com seus interesses principais. Dessa forma, as chances de usuários interagirem com a marca é muito maior do que através da publicidade paga.
Como melhorar seu alcance orgânico: 5 dicas que funcionam
1- Use geolocalização nos seu posts
As pessoas utilizam muito o Google e as redes sociais para buscarem serviços perto delas. Dessa forma, inserir a geolocalização nos seus posts é uma maneira de passar proximidade e se destacar na busca por região.
2- Saiba os melhores dias e horários para postar
Entender as métricas do seu negócio é fundamental para aproveitar as oportunidades certas. Saiba os dias e horários que seus seguidores estão mais ativos e utilize isso ao seu favor. Quando um conteúdo tem muitas interações logo nas primeiras horas que está online, a plataforma entende que ele é relevante e entrega para mais usuários.
3- Fique de olho nas métricas
Além de saber os melhores horários para postar, é importante observar as métricas do seu perfil. Veja quais posts fizeram mais sucesso, quais conteúdos geraram mais interações e não tenha medo de repetir a dose. Ou seja, observe o que seu público gosta de consumir e entregue o que eles querem!
4- Conheça seu público
Para entender suas métricas é preciso conhecer seu público como as palmas das mãos. Saiba quem são eles, a idade, classe social e tudo o que mais o que conseguir. Entenda seus gostos e interesses, você pode gerar conteúdos relevantes e que realmente agreguem valor. Resultado: engajamento.
5- Interaja!
Todo mundo gosta de receber atenção. Os usuários gostam de se sentir íntimos da marca e receberem experiências personalizadas. Então, responda e curta comentários, converse por mensagens e valorize qualquer tipo de interação. Redes sociais servem justamente para isso!
Agora que você viu nossas dicas, que tal colocar em prática? Aproveite também e veja: Como criar infoprodutos mais vendidos e faturar mais de 7 dígitos? Veja os 3 que mais vendem