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Links recíprocos: a troca de links é uma boa estratégia para o seu site?

Links recíprocos: a troca de links é uma boa estratégia para o seu site?

Os links recíprocos são a troca de links entre sites com o objetivo de beneficiar o SEO e a autoridade da página de cada proprietário.

No entanto, se essa troca não ocorrer de forma natural, talvez ela não seja uma boa ideia para o seu negócio.

Isso porque esse recurso pode acabar sendo uma forma de convencer os consumidores de que existe um relacionamento entre as partes envolvidas, quando não é o caso.

Dessa forma, para que os links recíprocos sejam parte de uma boa estratégia de Marketing Digital, é preciso que eles ocorram de maneira espontânea.

Quais são os benefícios dos links recíprocos?

Desde que sejam utilizados de forma correta, os links recíprocos:

1 – Melhoram a experiência do usuário

Por exemplo, se dentro de um post de um site, alguns termos ou ideias direcionarem para um conteúdo que explique e exemplifique um determinado assunto, o seu leitor/cliente terá acesso a informações complementares que podem ajudá-lo a solucionar sua dor.

Desse modo, além de melhorar a experiência do usuário que acessa o seu site, os links recíprocos geram maior confiança no seu conteúdo.

2 – Aumentam o tráfego do site

Ou seja, novos usuários são atraídos para a sua página, alcançando mais leads e gerando mais clientes.

Além disso, esse aumento de tráfego interfere no ranking da página de resultados, pois ele sinaliza os mecanismos de busca de que seu site está recebendo mais visitas.

3 – Geram autoridade de domínio

Por redirecionar o usuário para outras páginas que também possuem conteúdos relevantes, utilizar links recíprocos faz com que esses clientes em potencial confiem no seu site.

Além do mais, essa ação possibilita que o seu site suba posições nas páginas de resultados dos motores de busca, o que gera, acima de tudo, autoridade de domínio.

E as desvantagens?

Trocar links de forma descuidada pode ser ruim para o seu site, podendo gerar:

1 – Penalização do site pelo Google

Trocar links que gerem incômodo para os usuários, apenas com o objetivo de melhorar o SEO, sem nenhum relacionamento envolvido, vai contra as diretrizes documentadas do mecanismo de busca.

Dessa forma, o seu site pode ser penalizado pelo Google.

As possibilidades de penalização incluem fazer downgrade do site nos resultados de pesquisa; ou mesmo desindexar o site.

Por isso, não compre ou venda links; não utilize links recíprocos em excesso; não crie páginas de parceiros com conteúdo de qualidade inferior apenas para fins de troca de links; e não automatize o processo de geração de backlinks para seu site.

2 – Perda de confiança do mecanismo de busca

Quando você inclui vários links one-to-one em seu site, e o texto âncora de seus links não é relacionado ao seu conteúdo, você corre o risco de perder a confiança dos mecanismos de busca.

Nesse sentido, tome cuidado com os links recíprocos mal posicionados.

3 – Diminuição da autoridade do site

A autoridade do seu site pode ser comprometida se os links para sites externos que você for usar não forem relevantes para os seus clientes.

Por isso, sempre garanta que o conteúdo ao qual você vincula de forma recíproca seja relevante.

4 – Impulsionamento do SEO do seu concorrente

Evite vincular o seu site a um site concorrente, pois é possível que essa ação não crie um link recíproco e ainda gere riscos aos seus planos de otimização, impulsionando o SEO do seu concorrente.

Como usar os links recíprocos de forma correta?

1 – Faça links para conteúdos relevantes

O link recíproco precisa ter um encaixe natural para o seu site; ser relevante; e combinar com a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Dessa forma, além de melhorar a experiência do seu cliente, ele aumentará o engajamento e o SEO.

2 – Se certifique de que o conteúdo do link agregue valor

Ou seja, forneça valor real com conteúdo de qualidade de outro site.

Assim, evite focar apenas nos rankings de SEO e SERP.

Ao vincular o seu site a conteúdos que agregam valor para os seus clientes, ele se torna um recurso confiável.

3 – Analise as métricas de otimização do outro site

Para isso, utilize ferramentas como o Free Backlink Checker para localizar sites que devem ser priorizados.

Através da análise de métricas será mais fácil definir a quais sites será melhor se vincular.

4 – Construa relacionamentos autênticos

Isto é, conecte-se com outra fonte sem esperar nada em troca.

Escolher um link para o site porque ele oferece conteúdo relevante, além de oferecer valor para os seus clientes, solidifica um relacionamento autêntico com o seu parceiro.

5 – Identifique maneiras de construir potencial de backlinks

Crie backlinks por meio de promoção de conteúdo e guest blogging, por exemplo.

Isso pode, eventualmente, levar a links recíprocos.

6 – Evite links para sites concorrentes

Em síntese, você raramente receberá um link recíproco de um site concorrente.

Pelo contrário, você o levará a um ranking mais alto nos resultados de pesquisa.

Por isso, sempre confirme que quem você está vinculando não é um concorrente direto.

7 – Avalie as solicitações de links recíprocos

Antes de concordar com links recíprocos, verifique se é algo que se encaixa naturalmente no seu negócio.

Além disso, analise se essa troca oferecerá valor para os seus clientes, e se ela pode aumentar o tráfego do seu site.

Dessa forma, se, na sua percepção, o relacionamento for mutualmente benéfico, siga em frente.

Acima de tudo, é importante entender no que se está envolvido.

Nesse sentido, faça um bom planejamento e use os links recíprocos a seu favor.

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Fonte: Free Backlink Checker SEO Tool

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