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Market Share: O Que É, Para Que Serve e Como Calcular o Seu

Market Share: O Que É, Para Que Serve e Como Calcular o Seu

O Market Share é a porcentagem que corresponde à relevância atribuída a uma empresa dentro do mercado em que ela atua.

Nesse sentido, ela pode representar vários aspectos, como:

  • O valor de mercado;
  • O volume de vendas;
  • Ou até mesmo a parcela de um público que prefere determinada marca.

Para que serve o Market Share e por que ele é tão importante?

A cada dia que passa, o mundo dos negócios está mais concorrido, o que gera uma grande disputa entre os concorrentes por uma fatia maior do mercado.

Dessa forma, é necessário acompanhar o Market Share para ter um bom indicativo da eficiência das ações da sua empresa, sejam elas relacionadas ao Marketing, ou ao planejamento estratégico.

Como foi dito anteriormente, o Market Share pode representar vários aspectos.

Desse modo, existem diversas formas de avaliá-lo.

Por exemplo, quando a porção do mercado representa o público que consome os seus produtos e serviços, o dado a ser avaliado é a penetração da marca.

Por outro lado, quando a porção do mercado representa o volume de vendas, o dado a ser avaliado é o número de usuários.

A análise possibilita que a sua empresa saiba como posicionar diante da pressão da concorrência. Além de gerar incentivos para que a sua equipe mantenha o foco nas metas da empresa.

Como calcular o Market Share?

Existem algumas maneiras para fazer o cálculo do Market Share, confira três delas a seguir:

1 – Público-alvo

Para calcular o Market Share de acordo com o público-alvo, basta cruzar os dados internos da base de clientes, com estudos demográficos e estatísticas publicados por órgãos como o IBGE.

2 – Faturamento

Por sua vez, para calcular o Market Share de acordo com o faturamento, é preciso dividir a receita da empresa pela receita total do seu setor de atuação no período.

No entanto, a receita total de alguns setores é uma informação difícil de conseguir, o que pode dificultar o cálculo.

Nesse sentido, o recomendado é fazer estimativas ou encomendar estudos para conseguir um cálculo minimamente preciso.

3 – Valor de mercado

Para calcular o Market Share de acordo com o valor de mercado, divida o valor de mercado da sua empresa pelo valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor.

4 – Penetração da marca

Por fim, como a penetração da marca é um fator mais subjetivo, o recomendado é que a sua empresa promova enquetes e entrevistas com os consumidores de forma autônoma.

Como aumentar o Market Share da minha empresa?

Para aumentar o Market Share da sua empresa:

1 – Melhore o relacionamento com o cliente

Ofereça uma experiência positiva aos seus clientes, essa é ótima estratégia para se sobressair no mercado.

Isso porque as impressões geradas pela empresa têm o poder de influenciar o comportamento dos consumidores, sendo capaz até de impulsionar as vendas de um negócio.

2 – Crie novas campanhas de Marketing

Use as estratégias de Marketing Digital para atrair novos clientes.

Além de ser uma ótima forma de divulgar o que a empresa tem para agregar ao mercado, também é um meio de aumentar o reconhecimento da marca.

3 – Invista em inovação

Ou seja, desenvolva produtos e serviços inovadores.

Seja criativo na hora de solucionar problemas.

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Aproveite e confira: O que é Marketing de Relacionamento e por que ele importa?

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