O Market Share é a porcentagem que corresponde à relevância atribuída a uma empresa dentro do mercado em que ela atua.
Nesse sentido, ela pode representar vários aspectos, como:
- O valor de mercado;
- O volume de vendas;
- Ou até mesmo a parcela de um público que prefere determinada marca.
Para que serve o Market Share e por que ele é tão importante?
A cada dia que passa, o mundo dos negócios está mais concorrido, o que gera uma grande disputa entre os concorrentes por uma fatia maior do mercado.
Dessa forma, é necessário acompanhar o Market Share para ter um bom indicativo da eficiência das ações da sua empresa, sejam elas relacionadas ao Marketing, ou ao planejamento estratégico.
Como foi dito anteriormente, o Market Share pode representar vários aspectos.
Desse modo, existem diversas formas de avaliá-lo.
Por exemplo, quando a porção do mercado representa o público que consome os seus produtos e serviços, o dado a ser avaliado é a penetração da marca.
Por outro lado, quando a porção do mercado representa o volume de vendas, o dado a ser avaliado é o número de usuários.
A análise possibilita que a sua empresa saiba como posicionar diante da pressão da concorrência. Além de gerar incentivos para que a sua equipe mantenha o foco nas metas da empresa.
Como calcular o Market Share?
Existem algumas maneiras para fazer o cálculo do Market Share, confira três delas a seguir:
1 – Público-alvo
Para calcular o Market Share de acordo com o público-alvo, basta cruzar os dados internos da base de clientes, com estudos demográficos e estatísticas publicados por órgãos como o IBGE.
2 – Faturamento
Por sua vez, para calcular o Market Share de acordo com o faturamento, é preciso dividir a receita da empresa pela receita total do seu setor de atuação no período.
No entanto, a receita total de alguns setores é uma informação difícil de conseguir, o que pode dificultar o cálculo.
Nesse sentido, o recomendado é fazer estimativas ou encomendar estudos para conseguir um cálculo minimamente preciso.
3 – Valor de mercado
Para calcular o Market Share de acordo com o valor de mercado, divida o valor de mercado da sua empresa pelo valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor.
4 – Penetração da marca
Por fim, como a penetração da marca é um fator mais subjetivo, o recomendado é que a sua empresa promova enquetes e entrevistas com os consumidores de forma autônoma.
Como aumentar o Market Share da minha empresa?
Para aumentar o Market Share da sua empresa:
1 – Melhore o relacionamento com o cliente
Ofereça uma experiência positiva aos seus clientes, essa é ótima estratégia para se sobressair no mercado.
Isso porque as impressões geradas pela empresa têm o poder de influenciar o comportamento dos consumidores, sendo capaz até de impulsionar as vendas de um negócio.
2 – Crie novas campanhas de Marketing
Use as estratégias de Marketing Digital para atrair novos clientes.
Além de ser uma ótima forma de divulgar o que a empresa tem para agregar ao mercado, também é um meio de aumentar o reconhecimento da marca.
3 – Invista em inovação
Ou seja, desenvolva produtos e serviços inovadores.
Seja criativo na hora de solucionar problemas.
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