Podcast é um conteúdo em áudio transmitido pela internet através de um arquivo ou streaming. O formato do material é bem semelhante ao rádio, contudo, no podcast o conteúdo é criado sob demanda, além de ficar disponível para o ouvinte ter acesso no momento em que ele quiser. A popularização do podcast é recente, e ocorreu/ocorre – em sua maior parte – devido à correria do dia a dia exigida pela vida urbana.

Como criar um podcast

Defina o objetivo que você quer alcançar e se atentar aos mínimos detalhes para encantar e fidelizar os ouvintes. Considere:

1 – Planejar

1.1 – Público

Identificar o seu público é fundamental para definir a linguagem que você utilizará no seu podcast.

Ouvir os modelos de conteúdo da concorrência permite que você tenha mais ideias sobre o que produzir para o seu público.

1.2 – Concorrência

Assim como o formato (bate-papo; debate; entrevista; storytelling etc); definir o tema do seu podcast é essencial. Procure focar em assuntos que você domine.

1.3 – Tema

Criar um checklist de conteúdo para todo o episódio pode te ajudar a não esquecer de nada durante a gravação.

1.4 – Conteúdo

Se o formato do seu podcast for entrevista, escolher convidados que são referência no assunto que você irá tratar pode ser uma ótima forma de trazer autoridade para o seu programa.

1.5 – Convidados

O podcast é em formato de som. Dessa forma, é essencial que você crie cenários com a sua voz para que o público entenda a mensagem que você quer passar.

1.6 – Ilustração

Aspectos como o tom de voz; jargões; e brincadeiras criam a sua personalidade. Essas características são a forma com que o público te identifica.

1.7 – Personalidade

Ajuda a engajar e a manter a audiência conectada ao seu conteúdo. Escolha dias fixos da semana e mantenha um calendário consistente para publicar.

1.8 – Frequência

O CTA precisa direcionar seu ouvinte a uma ação. Após definir o momento do convite, use frases como “acesse nosso site para encontrar mais informações” etc.

1.9 – CTA

Seja um site, ou uma Landing Page, é muito importante que você crie uma página para receber os seus ouvintes.

1.10 – Página

O roteiro é essencial na hora de gravar o seu podcast, pois ele não permite que você se perca no assunto. Contudo, não se prenda totalmente a ele, deixe o papo fluir naturalmente.

1.11 – Roteiro

Manter a garganta hidratada é uma ótima forma de manter a sua voz firme durante a gravação do seu podcast, ainda mais se ele for longo.

1.12 – Voz

Treinar a gravação, usando até o próprio celular, é importante para se autoavaliar e notar, assim, os aspectos que precisam melhorar.

1.13 – Treino

Agora, é o momento de colocar o planejamento em prática. Para começar a gravar, se dirija a um ambiente silencioso e com uma boa acústica. Fique atento a:

2 – Gravar

Se você usar microfone headset, procure deixá-lo acima ou abaixo da boca, para minimizar sopros e ruídos durante a gravação.

2.1 – Microfone

Fique atento ao isolamento acústico para evitar ruídos externos e também ao controle de reverberação.

2.2 – Ambiente

Como o podcast não exige muita complexidade para gravação e edição, o software mais indicado é o Audacity, que é um software livre profissional, disponível para Windows, Linux e Mac.

2.3 – Softwares

Se você nunca editou um arquivo de áudio, o processo pode ser difícil, mas nós vamos te ajudar. Existem algumas técnicas que facilitam a edição. Mas, antes de tudo, para evitar problemas, é importante verificar se você tem guardado um backup do arquivo de áudio da gravação original.

3 – Editar

Para ajustar a qualidade do áudio, vá ao menu “efeitos”. De acordo com a necessidade, aplique os seguintes ajustes: Amplificar: aumentar o volume do som; Redução de ruído: eliminar ruídos do ambiente e do microfone; Compressor: diminuir a diferença para nivelar os picos altos e baixos;

3.1 – Audacity

Normalizar: aumentar ao máximo todos os picos de áudio sem perder qualidade; Equalização: ajustar os graves e os agudos. Caso não fique bom, você pode voltar para as configurações anteriores, usando a combinação do teclado CTRL+Z.

3.1 – Audacity

Audio Archive; Free Music Archive; Audionauti; Scott Buckley; Soundboard; Freesound; Esses sites disponibilizam músicas e efeitos para serem adicionados ao seu projeto.

3.2 – Outros sites úteis para criação

4 – Publicar

Comprado pelo Spotify, o Anchor é uma ferramenta que permite gravar, editar, hospedar e distribuir os episódios do seu podcast automaticamente nas principais plataformas de áudio. Ao publicar usando o Anchor, geralmente alguns minutos são o suficiente para já estar disponível no Spotify. Depois disso, é só divulgar.

4.1 – Publicar no Spotify (via Anchor)

Uma boa alternativa ao Anchor, ele possui opção para armazenamento gratuito de até 3 horas de áudio. Além de contar com ferramentas de estatísticas de audiência, a plataforma permite comentários, além de seguir e ser seguido. O próprio site tem um passo a passo completo, explicando detalhadamente como fazer todas as configurações.

4.2 – Como publicar no Soundcloud

Depois de planejar; gravar; publicar; e divulgar o seu podcast, chegou a hora de receber os seus leads. Prepare uma página (site ou landing page) para que eles se sintam acolhidos. Além disso, você também pode oferecer materiais exclusivos para ouvintes vips. Não se esqueça de se relacionar com os possíveis clientes para entender o que os interessa.

5 – Vender