O nômade digital é uma pessoa que trabalha online, e portanto não necessita de um escritório, cidade ou país exato. Nesse sentido, o profissional pode trabalhar em qualquer lugar que tenha conexão com a internet.
Em suma, esse estilo vida pode proporcionar muitas vantagens como financeiros e maior liberdade. Contudo, eles também enfrentam momentos de instabilidade e vida social fragilizada.
O que é o nômade digital?
O nômade digital é um profissional que trabalha online, onde não precisa estar em uma empresa para exercer sua função. Desse modo, não importa o lugar na qual a pessoa trabalha, basta ter uma boa conexão com a internet.
Além disso, o estilo de vida nômade digital consiste em ganhar dinheiro na internet e mudar para vários lugares. Contudo, nem todo viajante ou trabalhador digital se adequa nesse estilo.
Com o que o nômade digital trabalha?
O trabalhador nômade digital não precisa ter uma profissão específica. Ele precisa apenas produzir conteúdo na internet e viver em constante mudança de lugar.
No entanto, profissões como Design, Redator, Marketing digital ou Social mídia são mais fáceis de seguir este estilo. Portanto, algumas profissões também podem necessitar de programas específicos, chamadas de vídeos e outros.
Onde moram?
Em suma, os nômades digitais precisam basicamente de uma boa conexão á internet. Ou seja, não tem necessidade de cidades ou países específicos.
Contudo, lugares com a vida barata, internet rápida e boa infraestrutura são os melhores para esse estilo de vida. Por exemplo, temos países como Chiang Mai na Tailândia; San Diego nos Estados Unidos e Florianópolis no Brasil.
Quais são os pontos positivos em se tornar um nômade digital?
Um dos maiores pontos positivos é a vantagem de poder trabalhar de qualquer lugar, país ou cidade. Como dito anteriormente, o mais importante é o sinal de internet.
Além disso, as pessoas que tem esse estilo de vida, geralmente são mais felizes e contentes. Isso pelo fato de trabalharem com o que querem e de onde desejam.
Outro ponto é a escolha de horário para trabalhar, a pessoa acaba montando seu próprio cronograma.
Os benéficos financeiros também são um grande ponto positivo para os nômades digitais. No geral, as pessoas escolherem lugares baratos e com boa qualidade de vida.
E os pontos negativos?
Vida social
Pelo fato de estar sempre mudando de lugar, as vezes não dá tempo de consolidar amizades. Além disso, o fato de despedir das pessoas nem sempre é fácil.
Portanto, a construção de novas amizades e a o contato com as antigas é mais difícil.
Vida instável
Geralmente, os contratos não são permanentes, então precisa sempre procurar novos clientes. Ademais, a renda nunca é garantida, podendo ter meses com maior ganho e outros com menos.
Trabalho duro
As pessoas com esse estilo de vida precisam ter uma rotina de trabalhos dura. Sendo assim, não tem férias, feriado ou doença, a produtividade deve ser mantida.
Gostou de saber mais sobre os nômades digitais? leia também:
Inclusão digital: o que é e qual a importância?
Neuromarketing: Tudo sobre esse conceito.
Fonte: Nômades digitais, Cultura Inglesa Mg, Rock Content.