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Balanced scorecard: o que é, como usar e quais as vantagens?

Balanced scorecard: o que é, como usar e quais as vantagens?

Balanced scorecard, que traduzido para o português é “indicadores equilibrados“, é apontado como um modelo de gestão estratégica.

Em princípio, esse modelo nasceu para desmistificar a visão de que a empresa necessita focar apenas nos indicadores financeiros para obter sucesso. 

Sendo assim, o BSC auxilia a definir estratégias e planejar de forma mais abrangente.

O que é o balanced scorecard?

A priori, o balacend scorecard permite mensurar o progresso da empresa em relação às metas de longo prazo. Nesse sentido, esse método percebe as métricas de negócios de forma balanceada e agrupadas em objetivos estratégicos.

Além disso, as métricas de negócio também possuem uma relação de causa e efeito entre elas.

Segundo os criadores da metodologia, David Norton e Robert Kaplan, o objetivo é definir metas e medir resultados. No entanto, eles não utilizam os tradicionais indicadores financeiros, de mercado ou faturamento.

Então, desde 1992, com a publicação do artigo “Balanced Scorecard: medidas que impulsionam o desempenho”, eles ganharam reconhecimento e respeito.

Para que serve o balanced scorecard?

O balanced scorecard proporciona um entendimento claro dos objetivos de sua estratégia. Dessa forma, a empresa consegue definir as iniciativas e estratégicas que devem ser executadas.

Além do mais, esse método proporciona uma clareza dos macro-objetivos da empresa. Da mesma maneira, essa clareza auxilia a empresa na hora de focar naquilo que realmente trará resultados.

Sendo assim, a organização também consegue medir os avanços com maior facilidade. Então, a mensuração aumenta os resultados da empresa.

Como aplicar o balanced scorecard na sua empresa?

O balanced scorecard é divido em quatro etapas:

 1. Traduzir a visão e estratégia 

A primeira etapa é traduzir a visão empresarial para uma estratégia adequada. Inclusive, todo o processo de adequação deve ser feito com todos os colaboradores da empresa.

Nesse sentido, inicie deixando claro a visão e estabeleça um consenso entre os colaboradores. Em seguida, altere a visão para uma estratégia concreta.

2. Comunicar e vincular 

É importante destacar a comunicação da equipe em relação ao plano de ação. Desse modo, eduque os funcionários sobre a metodologia e o plano de ação, assim melhorando o desempenho.

3. Planejar e fixar objetivos 

Agora, é preciso planejar os recursos necessários e traçar os objetivos. Da mesma forma, o controle do orçamento também auxilia no alcance do objetivo organizacional.

4. Feedbacks

Essa etapa é fundamental para o crescimento e aprendizado da empresa. Então, a aplicação de processos de feedbacks estratégicos para os colaboradores é algo indispensável.

Perspectivas do balanced scorecard

É importante saber o que se espera conseguir com a prática. Nesse sentido, existem quatro perspectivas.

1. Perspectiva financeira

A perspectiva financeira examina os impactos que as decisões estratégicas têm sobre as metas. Aliás, a empresa necessita ter objetivos financeiros a longo prazo.

Além disso, os indicadores financeiros possuem grande importância para demonstrar se a empresa está no caminho certo. Portanto, a organização deve observar o faturamento, lucratividade e o aumento do valor.

2. Perspectivas dos clientes

Essa perspectiva engloba o cenário da participação da empresa no mercado, além da satisfação dos clientes. Ademais, a perspectiva do cliente entende que é importante compreender a visão dos clientes sobre a empresa.

Desta forma, identificar os stakeholders e estabelecer os resultados que serão avaliados é essencial.

3. Perspectiva dos processos internos

A perspectiva dos processos internos detém como objetivo a qualidade interna. Desta maneira, ela leva em consideração os termos de inovação, operação e pós-venda.

Além do mais, essa qualidade pode ser vista nos indicadores de produtividade, custo e tempo de desenvolvimento.

4. Perspectiva do aprendizado e crescimento

Nessa perspectiva é levada em consideração a satisfação interna dos funcionários. Sendo assim, a empresa precisa avaliar e observar o engajamento, capacitação e satisfação dos colaboradores.

3 benefícios do uso do balanced scorecard

Com o tempo, os benefícios da prática começarão a aparecer na sua empresa. Tais como:

1. Aperfeiçoamento contínuo

O balanced scorecard é uma ferramenta de otimização de desempenho que nunca fica ultrapassado. Aliás, o mapa do método pode ser alterado conforme a necessidade da empresa.

2. Visão simplificada e intuitiva do planejamento

O balanced scorecard propicia uma visão simples e clara dos elementos importantes para o crescimento da empresa.

Inclusive, os colaboradores entendem com maior facilidade sobre as metas e objetivos futuros da organização. Portanto, esses fatores melhoram a comunicação interna da empresa, evitando problemas futuros.

3. Integração entre indicadores tangíveis e intangíveis

Em resumo, o balanced scorecard agrega pontos como a relação com os clientes e mercado. Além disso, ele leva em consideração o relacionamento interno com os colaboradores.

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B2C: O que é e as quais as vantagens do business-to-consumer?

Neuromarketing: Saiba tudo sobre esse conceito.

Kick Off: O que, como fazer e para que serve?

Fonte: Rock Content, Treasy, Resultados Digitais.

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