Factoring é um sistema direcionado para pequenas e médias empresas, no qual elas podem vender seus créditos. Ademais, esses créditos precisam ser resultantes a vendas a uma empresa de Factoring.
Sendo assim, após receber os créditos futuros, as empresas adquirem um maior poder de negociação nas compras corporativas. Portanto, ele oferece solução na hora que as pequenas e médias empresas precisam de capital.
O que é factoring?
Em suma, alguns especialistas consideram o Factoring uma espécie de operação financeira. Nesse sentido, a empresa pode levantar recursos através da antecipação das dívidas.
Aliás, essa antecipação das dívidas é realizada por meio da venda de direitos creditórios. Além disso, as empresas consideradas Factor não se estabelecem como instituições financeiras.
Da mesma forma, tais empresas podem funcionar normalmente sem qualquer tipo de autorização do Banco Central. Assim, as organizações que detém o foco de financiar os empreendimentos mediante do factoring são as agências de fomento.
Por outro lado, o sistema gera riquezas que são reguladas pela Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac). Nesse sentido, elas mantêm a estabilidade estudantil e a segurança jurídico-operacional nessas operações.
Então, a finalidade do Factoring é evitar conflitos e estimular a aquisição creditícia.
Quais são os tipos de factoring que existem?
1. Factoring Convencional
Sobretudo, o modelo convencional é o mais comum entre os tipos de Factoring. Ademais, a empresa Factor consegue a duplicada de uma venda à prazo, custeando o valor à vista.
Em resumo, o Factoring convencional proporciona a compra dos direitos creditórios de uma empresa.
2. Factoring Maturity
Nesse modelo, o Factor é responsável pela administração de contas da empresa. Sendo assim, as contas a pagar e receber ficam sob o comando da empresa fomentadora.
3. Trustee
De antemão, o tipo Trustee é a junção do Factoring convencional e do maturity. Portanto, a empresa fomentada também desempenha a função de gestão financeira.
4. Exportação
O modelo de Factoring de Exportação é mediado por duas empresas de factoring. Além disso, as empresas defendem os interesses das empresas encontradas em cada país constado na transação.
Inclusive, ele envolve a exportação de bens ou serviços.
6. Matéria-prima
Aqui, a empresa Factoring opera como intermediaria da cliente, empresa fomentada e os fornecedores de matéria-prima.
Desse modo, o Factor paga à vista o fornecedor, a fim de garantir o direito futuro de receber o reembolso do valor correspondente. Além do mais, podem colher o reembolso com os lucros colhidos da transformação da matéria-prima.
7. Com recursos
Em princípio, é obrigatório o reembolso adiantado, isso caso o devedor não cumpra com os deveres.
8. Sem recursos
O risco do inadimplemento é total do Factor. Dessa maneira, o Factor deve sustentar sozinho as consequências.
Como funciona o factoring?
O factoring possui três partes diferentes que constituem o seu processo:
- o Factor: a pessoa que compra o crédito;
- o Aderente: quem cede os seus haveres em troca do adiantamento da quantia;
- o Devedor: indivíduo que fez a compra e deu origem ao crédito.
Em primeiro lugar, a operação só é formalizada quando o Factor assina um contrato de fomento mercantil com o Aderente. Além do mais, no contrato está pontuado as condições gerais e o fator de compra.
No entanto, a negociação começa quando o Aderente comercializa seu produto ou serviço ao Devedor. Logo depois, a organização negocia o crédito com o Factor.
Então, após a aquisição do título, a fomentadora informa sobre a compra e as formas que acontecerão as cobranças. Por fim, o devedor quita a dívida com o Factor, assim encerrando todo o procedimento.
Quais as vantagens do factoring?
Uma das maiores vantagens desse modelo é a antecipação de crédito. Nesse sentindo, a empresa recebe à vista pelas vendas realizadas a prazo, sem precisar de empréstimos bancários.
Além disso, algumas modalidades de factoring permitem que o empreendedor não tenha problemas com a falta de pagamento do cliente. O Factor possui a obrigação de lidar com os procedimentos de cobrança.
Do mesmo modo, o empresário contém maior vantagem ao comprar o material, isso pelo fato de ser à vista. Então, essa facilidade permite que o empresário consiga preços mais baixos e maiores quantidades de material.
Ademais, o factoring não incide cobranças de juros. Portanto, o empreendedor acaba possuindo maior disponibilidade para focar em outras áreas da empresa.
Como utilizar o factoring?
Sobretudo, as operações de factoring podem ser realizadas apenas com pessoas jurídicas. Aliás, a vários fatores que são levados em consideração quando determinam o fator de compra.
Em suma, os valores são diferentes para cada transação e empresa.
Leia também:
Infoproduto: Como criar e lucrar? Veja os mais vendidos.
O que são gatilhos mentais? Como usar, exemplos e dicas.
B2C: O que é e quais as vantagens business to consumer?
Fontes: Rock Content, Suno, CHC Advocacia.