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Podcast: o que é e como fazer um de qualidade em 5 passos

Podcast: o que é e como fazer um de qualidade em 5 passos

Você sabe o que é um podcast?

Em síntese, podcast é um conteúdo em áudio transmitido pela internet através de um arquivo ou streaming.

O formato do material é bem semelhante ao rádio, contudo, no podcast o conteúdo é criado sob demanda, além de ficar disponível para o ouvinte ter acesso no momento em que ele quiser.

O conceito de podcast é comumente atribuído ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, que em 2004 criou o primeiro agregador do formato.

De forma geral, a popularização do podcast é recente, e ocorreu/ocorre – em sua maior parte – devido à correria do dia a dia exigida pela vida urbana.

Isso porque, com menos tempo disponível a cada dia que passa, o podcast possibilita que as pessoas consumam conteúdo ao mesmo tempo em que desempenham outras tarefas.

Ou seja, no carro; no ônibus; ou na academia, é possível acompanhar o conteúdo que você deseja, de forma rápida e fácil.

Como ouvir um podcast?

É possível acompanhar os seus podcasts favoritos direto do seu smartphone, através de um agregador de podcasts; ou no computador.

Os aplicativos mais comuns para ouvir podcasts são:

No Android

  • Spotify
  • Orelo
  • Google Podcasts
  • Podcast & Radio Addict
  • Podcast Republic
  • Pocket Casts
  • Stitcher Radio

No iPhone

  • Spotify
  • Orelo
  • Podcast (nativo)
  • WeCast
  • Overcast
  • Stitcher Radio

Entre os aplicativos citados, o Spotify é o mais popular.

Como criar um podcast para a minha empresa?

Para criar um podcast para a sua empresa, você precisa:

1 – Planejar

Isto é, definir o objetivo que você quer alcançar e se atentar aos mínimos detalhes para encantar e fidelizar os ouvintes.

Nesse sentido, é importante levar em consideração:

1.1 – Público

Identificar o seu público é fundamental para definir a linguagem que você utilizará no seu podcast.

1.2 – Concorrência

Em síntese, ouvir os modelos de conteúdo da concorrência permite que você tenha mais ideias sobre o que produzir para o seu público.

1.3 – Tema

Assim como o formato (bate-papo; debate; entrevista; storytelling etc); definir o tema do seu podcast é essencial.

Dessa forma, procure focar em assuntos que você domine.

1.4 – Conteúdo

A princípio, criar um checklist de conteúdo para todo o episódio pode te ajudar a não esquecer de nada durante a gravação.

1.5 – Convidados

Se o formato do seu podcast for entrevista, escolher convidados que são referência no assunto que você irá tratar pode ser uma ótima forma de trazer autoridade para o seu programa.

1.6 – Ilustração

Como você já sabe, o podcast é em formato de som.

Dessa forma, é essencial que você crie cenários com a sua voz para que o público entenda a mensagem que você quer passar.

1.7 – Personalidade

Em suma, aspectos como o tom de voz; jargões; e brincadeiras criam a sua personalidade.

Isso porque essas características são a forma com que o público te identifica.

1.8 – Frequência

A frequência ajuda a engajar e a manter a audiência conectada ao seu conteúdo.

Desse modo, escolha dias fixos da semana e mantenha um calendário consistente para publicar.

1.9 – CTA

De forma geral, o CTA precisa direcionar o seu ouvinte, de forma simples, a realizar uma ação.

Nesse sentido, depois de definir o momento do convite para a ação, use frases como “acesse o nosso site para encontrar mais informações” etc.

1.10 – Página

Seja um site, ou uma Landing Page, é muito importante que você crie uma página para receber os seus ouvintes.

Dessa forma, crie sua própria identidade visual para recepcionar o seu público da melhor forma.

1.11 – Roteiro

O roteiro é essencial na hora de gravar o seu podcast, pois ele não permite que você se perca no assunto.

Contudo, não se prenda totalmente a ele, deixe o papo fluir naturalmente.

1.12 – Voz

Manter a garganta hidratada é uma ótima forma de manter a sua voz firme durante a gravação do seu podcast, ainda mais se ele for longo.

Por isso, beba bastante água.

1.13 – Treino

Treinar a gravação, usando até o próprio celular, é importante para se autoavaliar e notar, assim, os aspectos que precisam melhorar.

2 – Gravar

Agora, é o momento de colocar o planejamento em prática.

Dessa forma, para começar a gravar, se dirija a um ambiente silencioso e com uma boa acústica.

Feito isso, fique atento aos seguintes detalhes:

2.1 – Microfone

Se você usar microfone headset, procure deixá-lo acima ou abaixo da boca, para minimizar sopros e ruídos durante a gravação.

Contudo, caso você queira mais qualidade, existem microfones profissionais que podem ser mais úteis, basta fazer uma pesquisa para encontrá-los.

2.2 – Ambiente

Como foi dito anteriormente, fique atento ao isolamento acústico para evitar ruídos externos e também ao controle de reverberação.

2.3 – Softwares

Como o podcast não exige muita complexidade para gravação e edição, o software mais indicado é o Audacity, que é um software livre profissional, disponível para Windows, Linux e Mac.

No entanto, se você optar por realizar os seus episódios em vídeo – tendência no Brasil desde 2021 – é possível gravar usando o Google Meet ou o Zoom, para depois editar e disponibilizar o áudio nas plataformas de podcast e o vídeo no seu canal no Youtube, por exemplo.

3 – Editar

A princípio, se você nunca editou um arquivo de áudio, o processo pode ser difícil, mas nós vamos te ajudar.

Existem algumas técnicas que facilitam a edição.

Mas, antes de tudo, para evitar problemas, é importante verificar se você tem guardado um backup do arquivo de áudio da gravação original.

Feito isso, vamos às ferramentas de edição:

3.1 – Audacity

Para ajustar a qualidade do áudio, vá ao menu “efeitos” e, de acordo com a necessidade, aplique os seguintes ajustes:

  • Amplificar: aumentar o volume do som;
  • Redução de ruído: eliminar ruídos do ambiente e do microfone;
  • Compressor: diminuir a diferença para nivelar os picos altos e baixos;
  • Normalizar: aumentar ao máximo todos os picos de áudio sem perder qualidade;
  • Equalização: ajustar os graves e os agudos.

Caso não fique bom, você pode voltar para as configurações anteriores, usando a combinação do teclado CTRL+Z.

Além disso, se você quiser usar múltiplas pistas para edição com efeitos, vinhetas e vozes, basta ir no menu Arquivo/Importar/Áudio ou usar a combinação do teclado CTRL + SHIFT + I e selecionar o respectivo áudio para adicionar uma nova pista de edição.

3.2 – Outros sites úteis para criar podcasts

  • Audio Archive
  • Free Music Archive
  • Audionauti
  • Scott Buckley
  • Soundboard
  • Freesound

Esses sites disponibilizam músicas e efeitos para serem adicionados ao seu projeto.

4 – Publicar

A princípio, para distribuir o seu podcast nas plataformas de áudio é necessário usar uma ferramenta de hospedagem e geração de feed RSS.

4.1 – Como publicar um podcast no Spotify (via Anchor)

O Anchor, que foi comprado pelo Spotify, é uma ferramenta que permite gravar, editar, hospedar e distribuir os episódios do seu podcast automaticamente nas principais plataformas de áudio.

Dessa forma, ao publicar usando o Anchor, geralmente alguns minutos são o suficiente para já estar disponível no Spotify (nas outras plataformas geralmente leva mais tempo).

Depois disso, é só divulgar.

4.2 – Como publicar no Soundcloud

Por sua vez, o Soundcloud é uma boa alternativa ao Anchor, pois ele possui opção para armazenamento gratuito de até 3 horas de áudio.

Além de contar com ferramentas de estatísticas de audiência, a plataforma permite comentários, e seguir e ser seguido, como o padrão de rede sociais.

Por fim, o próprio site tem um passo a passo completo, explicando detalhadamente como fazer todas as configurações.

5 – Vender

Depois de planejar; gravar; publicar; e divulgar o seu podcast, chegou a hora de receber os seus leads.

Nesse sentido, prepare uma página (site ou landing page) para que eles se sintam acolhidos.

Além disso, você também pode oferecer materiais exclusivos para ouvintes vips.

Feito isso, não se esqueça de se relacionar com os possíveis clientes para entender o que os interessa.

Só assim será possível oferecer algo que seja realmente relevante para eles.

Exemplos de podcasts para você se inspirar

1 – Vendas

  • Like A Boss
  • BóraVoar
  • Mentalidade Empreendedora
  • Man in the Arena
  • Do Zero ao Topo

2 – Marketing

  • Tribo de Marketing
  • Google Marketing em 2 Minutos
  • Braincast
  • De cabeça: Marketing Digital
  • Digitais do Marketing

3 – Jornalismo

  • Café da Manhã – Folha
  • Ao ponto
  • Durma com essa
  • O Mundo em meia hora
  • Giro 360
  • O Assunto

4 – Storytelling

  • Projeto Humanos
  • Não Inviabilize
  • Que História É Essa, Porchat?
  • Um Conto e Tanto
  • História Preta

5 – Tecnologia

  • Tecnocast
  • Ship It
  • Loop Matinal
  • Dev na estrada
  • Pod Programar

Perguntas frequentes

1 – O que é um podcast?

O podcast é um conteúdo em áudio transmitido pela internet através de um arquivo ou streaming.

O formato do material é bem semelhante ao rádio, contudo, no podcast o conteúdo é criado sob demanda, além de ficar disponível para o ouvinte ter acesso no momento em que ele quiser.

2 – Como fazer um podcast?

Em síntese, faça um bom planejamento; escolha um tema; escreva roteiros para os episódios; use um software para gravação e edição; e distribua nos agregadores de podcast e plataformas de streaming.

3 – Como ouvir um podcast?

É possível acompanhar os seus podcasts favoritos direto do seu smartphone, através de um agregador de podcasts; ou no computador.

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Fontes: Resultados Digitais; Trendings

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