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E-mail marketing para vendas

8 dicas de e-mail marketing para vender muito mais

O e-mail marketing para vendas é caracterizado pela troca de e-mails entre a empresa e o consumidor. Ou seja, a empresa comunica os clientes sobre novidades, ofertas e muito mais através dos e-mails.

Essa estratégia é muito eficaz para manter um relacionamento duradouro com o cliente, fidelizar e aumentar as taxas de conversão. E, consequentemente, aumentar os lucros da empresa.

Além disso, apesar de tentador, não é necessário enviar uma mensagem todos os dias. Por isso, vamos te explicar melhor sobre a estratégia e dar mais dicas como essa! Vem com a gente!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing consiste em uma estratégia de disparo de e-mails para uma lista de clientes específica. Geralmente esses disparos são automatizados, ou seja, são feitos por ferramentas. Essa estratégia tem o objetivo de informar os clientes sobre novidades, ofertas e outras informações acerca da empresa.

Nos primórdios da internet, o e-mail era literalmente isso, uma forma de aproximar as pessoas com cartas eletrônicas. Contudo, com o tempo, as empresas acabaram extrapolando e enviando e-mails em demasia. Dessa forma, estratégias de e-mail marketing para vendas foram criadas, para manter uma relação saudável com os clientes através desse canal. Sendo assim, vamos te explicar melhor como usar dessa aplicação sem incomodar os clientes.

8 dicas de como vender mais com o e-mail marketing

1 – Foque no título

O primeiro objetivo é fazer com que o cliente se interesse e abra o seu e-mail. Portanto, o título é a primeira coisa com que você deve se preocupar. Busque nos seus títulos trazer os benefícios do seu produto. Sendo assim, ao invés de colocar “vendemos TV”, coloque “veja um jogo praticamente dentro do estádio”. Isso faz com que a pessoa já saiba do que se trata o assunto e também se interesse pela qualidade do produto.

2 – Segmente a sua base

O fundamental aqui é entregar seu conteúdo para o público certo. Sendo assim, conforme sua lista de contatos vai crescendo, você consegue segmentar ela por interesses. Dessa forma, os e-mails serão enviados para os clientes certos, evitando que alguém se desagrade das mensagens constantes.

3 – Crie um cronograma

Para que se certifique da venda através do e-mail é preciso que você faça um cronograma coerente. Dessa forma, para que o cliente percorra toda a jornada de compra é preciso que ele tenha acesso à todas as informações. Sendo assim, execute um cronograma de envios que faça o primeiro contato, informe o essencial e finalize com conteúdo indispensável.

4 – Faça testes

Algo que certamente deve ser feito são os testes. Para se certificar de que está seguindo o caminho certo é preciso testar as cores, fontes, títulos e outros elementos do e-mail. Sendo assim, você pode dividir sua base em duas partes e enviar e-mails com elementos diferentes, mas o mesmo conteúdo, e avaliar qual trará o maior retorno.

5 – Personalize seu e-mail

Clientes num geral gostam de se sentir valorizados. Sendo assim, quando você personaliza um e-mail para cada cliente, as chances de interações e conversões aumentam. O segredo do e-mail marketing para vendas é a empatia. Dessa forma, se certifique de personalizar suas mensagens e aumentar seu engajamento.

6 – Envie e-mails na quantidade certa

Um ponto importante no e-mail marketing é enviar os e-mails na quantidade certa. Ou seja, você não deve enviar com tanta frequência, que faça os clientes saírem de sua lista. Porém, também não deve enviar com um espaço muito grande de tempo entre eles, já que isso pode fazer com que sua marca seja esquecida.

7 – Ofereça conhecimento

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para criar um vínculo com o cliente. Sendo assim, é importante que você envie e-mails oferecendo conhecimento sobre a sua área de atuação. Isso faz com que o usuário entenda como você pode ajudá-lo.

8 – Invista em e-mails simples

Invista na simplicidade. Isso é, faça e-mails humanizados e simples, que façam com que o cliente se sinta mais perto de sua empresa. Uma boa opção é enviar um e-mail em nome do CEO, assim que o cliente se cadastrar, lhe dando as boas-vindas e assegurando o seu compromisso com o cliente.

Benefícios de vender por meio do e-mail marketing

Apesar do crescimento constante do uso de redes sociais para o marketing, os sites e os e-mails continuam sendo formas de divulgação muito usadas. Dessa forma, é preciso entender que o e-mail marketing para vendas tem um grande alcance e, consequentemente, uma grande taxa de retorno.

Além disso, o e-mail marketing é muito flexível. Ou seja, você pode usar de imagens, gifs, textos e outros elementos para fazer com que sua mensagem seja entregue com eficácia. O e-mail também é um canal próprio, com a lista de clientes se tornando uma ativo para sua empresa. Isso porque, com os e-mails você depende apenas de você, já nas redes sociais você precisa trabalhar com a plataforma.

Quais são os tipos de e-mail marketing?

– E-mail promocional

Esse é o tipo mais comum de e-mail marketing. Sua função é promover produtos e serviços, visando a aquisição por parte dos clientes. Esse tipo costuma ter uma abordagem mais comercial, com ofertas e descontos.

– Newsletter

As newsletters nada mais são que os boletins de notícias. Portanto, esse tipo de e-mail é enviado de forma periódica, e informa sobre temas de sua empresa.

– E-mail sazonal

Esse tipo de e-mail marketing usa datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães, e até mesmo o aniversário do cliente. Assim, os conteúdos enviados são de maneira personalizada e segmentada por público.

– E-mail marketing de boas-vindas

Esse é o tipo de e-mail enviado para os clientes que acabaram de se cadastrar em sua base. Aqui se tem o objetivo de fazer com que o cliente avance na jornada de compra e tenha mais informações sobre os produtos e serviços.

– E-mail marketing para e-commerce

Nessa categoria o foco é na conversão de clientes e na reversão de abandono de carrinho. Ou seja, é aquele e-mail enviado após o cliente deixar vários itens no carrinho on-line.

– E-mail para clientes inativos

Aqui os clientes já cadastrados em sua base de dados, mas que estão sem consumir há muito tempo, tem um foco maior. Sendo assim, os e-mails enviados geralmente convidam o cliente a conhecer as novidades e voltar a consumir.

– Automação de e-mails

A automação de e-mails é caracterizada pelo envio de e-mails de acordo com as ações do cliente dentro do seu site. Apesar do envio ser automático, você pode personalizar o conteúdo desses e-mails.

E aí, gostou de saber mais sobre essa estratégia? Então fique de olho nesses artigos:

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Fontes: Rock Content, Digilandia, Creative Bizz, Agendor

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