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Marketing para supermercados: 28 estratégias para vender mais

Marketing para supermercados: 28 estratégias para vender mais

Sabemos que o marketing é essencial para qualquer negócio, e no ramo dos supermercados não é diferente. Com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso se destacar e conquistar o público-alvo. Por isso, vamos falar sobre marketing para supermercados e como implementar estratégias eficientes para vender mais.

Algumas dessas estratégias são de conhecimento comum de diversas áreas do marketing, como a segmentação de clientes, a criação de uma comunicação visual e até mesmo a presença nas redes sociais.

No entanto, existem algumas particularidades voltadas especificamente ao marketing para supermercados, como a necessidade de expor os produtos de maneira atrativa para o consumidor e o uso de promoções relâmpago e descontos.

Algumas das dicas que traremos ao longo da nossa lista são: marketing dos sentidos, psicologia dos preços, criação de um relacionamento, investimento em SEO local, comunicação visual e até técnicas de neuromarketing.

Continue lendo e aprenda a fazer seu supermercado se destacar da concorrência!

28 estratégias de marketing para supermercados para vender mais

1. Tenha seus objetivos definidos e claros

É muito importante definir seus objetivos em grau de importância com o que você deseja atingir no momento, pois só assim é possível otimizar ao máximo os resultados e obter um bom retorno de seu investimento.

Para isso, pense no que você deseja conseguir primeiro: alcançar um público novo, expandir sua presença online, aumentar a autoridade da sua marca, redução de custos, desenvolver produtos próprios, fidelizar clientes etc. Com isso, você define melhor o caminho a percorrer para alcançar suas metas.

2. Amplifique o tamanho dos carrinhos e cestas

Ofereça carrinhos e cestas mais amplos e em boas condições para os clientes, de forma a facilitar as compras e o deslocamento do consumidor pela loja.

Você pode não saber, mas carrinhos e cestas pequenos dão a sensação de que o cliente já comprou mais do que o suficiente, e isso pode fazê-lo desistir da compra ou ir embora.

quando são maiores, aparentam estar vazios, e por isso o consumidor continua comprando, por sentir que ainda falta algo.

3. Adote uma organização estratégica

Organize suas prateleiras de produtos de maneira estratégica, a fim de motivar o consumo. Você pode achar bobagem, mas quando o cliente adulto entra em um corredor, os produtos na linha de seus olhos serão os primeiros a chamarem a atenção. No caso de crianças, posicionar doces, cereais e chocolates embaixo é a receita do sucesso.

4. Marketing para supermercados: Invista em música

Sabia que tocar música ambiente pode ter um efeito poderoso nas compras?

De acordo com um estudo de 1966, de Cain-Smith & Curnow, até o volume de uma música pode influenciar no fluxo de consumidores, afetando não apenas suas emoções, mas a quantidade de itens que este leva para casa.

Isso porque, enquanto músicas altas e animadas fazem as pessoas ficarem mais agitadas e se moverem mais rápido, abaixar o volume e tocar melodias mais lentas acaba influenciando no aumento do consumo.

E as pesquisas relatam que até mesmo músicas mais tristes podem influenciar nas compras de maneira positiva. Knörfele, em 2011, mostrou que a combinação de sucesso envolve notas menores e baixo tempo, ou seja, canções tristes.

E qual o motivo do sucesso dessa estratégia? Induzir a sensação de tristeza pode, sobretudo, levar o consumidor a buscar felicidade e satisfação pessoal por meio das compras.

5. Utilize o marketing dos sentidos

Ative a memória de seus clientes com os gatilhos certos. O que isso significa? Crie um ambiente agradável para todos os sentidos do consumidor, de forma a despertar sensações positivas que estimulem a compra.

Como isso funciona? Criar uma atmosfera com aromas (naturais ou com borrifadores) pode funcionar para abrir o apetite do cliente em um corredor de alimentos, afinal, o olfato é um poderoso ativador de memórias, sentimentos e vontades.

Um iluminação bem feita e boa aparência dos produtos podem funcionar como um poderoso gatilho para a visão, conduzindo o consumidor a levar algo “apetitoso”, inclusive se trouxer atrelado à sua aparência alguma oferta.

E para arrematar, oferecer degustações podem, além de trazer ao cliente um prazer imediato, é responsável por levar as pessoas a comprarem por impulso, seja pela sensação experimentada na amostra, ou por verem outros desfrutando do mesmo deleite.

6. Crie um relacionamento com o consumidor

Ofereça mais do que produtos, entregue conteúdos valorosos para a sua clientela, de forma presencial ou online, que o diferencie da concorrência e construa uma conexão entre seu negócio e o público-alvo.

Ofertar descontos, bom atendimento e até degustações, muitos já fazem. Então como fazer diferente?

Forneça sugestões de combinações de produtos, dê benefícios e informações sobre valores nutricionais do que você vende, ensine truques para a casa ou receitas, entre outros.

Esse é um tipo de marketing que você pode fazer tanto no estabelecimento físico, quanto em vídeos ou páginas em seu website, e ampliar os canais pelos quais o cliente pode acessar seu conteúdo de valor.

7. Use a psicologia das cores

Você pode não saber, mas estamos o tempo todo sendo influenciados pelas grandes marcas de alguma forma, em um nível subconsciente.

Isso porque, a maioria delas utilizam uma técnica chamada psicologia das cores. Ela funciona em diversos aspectos do marketing, e para supermercados não é diferente.

Com a intenção de despertar emoções pontuais, como abrir o apetite ou ativar o senso de urgência, as cores presentes em um estabelecimento físico em cartazes, corredores, símbolos, etc., e ambientes virtuais, em botões, textos e anúncios, entre outros devem estar ali por uma razão: efetivar a compra.

Use, porém, esse conhecimento com cuidado, pois o exagero pode acabar gerando o efeito oposto do desejado.

8. Marketing para supermercados: Aposte no senso de escassez

Deixar lacunas propositais nas prateleiras cria a sensação de que muitos clientes estão adquirindo aquele produto, então só pode ser porque ele possui muita qualidade e é bastante cobiçado.

Além disso, essa estratégia deixa os produtos mais acessíveis e fáceis para o consumidor pegá-lo.

Essa facilidade, além de ser benéfica para o cliente, também pode criar uma associação positiva com seu estabelecimento, e fazê-lo passar mais tempo nele, já que produtos que caem ou são difíceis de pegar só geram irritação e estresse.

9. Invista na iluminação ambiente

Lembra quando falamos do marketing dos sentidos? Pois é, criar uma iluminação estrategicamente pensada pode garantir que mais compras sejam efetivadas. Mas isso é mesmo possível?

Nós costumamos comer também com os olhos, por isso, um espaço com produtos que pareçam frescos e saborosos, como a padaria, o açougue ou a área de feira, com a iluminação adequada, acabam atraindo a nossa atenção, nos levando a adquirir mais do que buscávamos inicialmente.

10. Crie preços estrategicamente pensados

Você já ouviu falar na psicologia dos preços? Então, é quando a mudança em um valor nos leve a pensar que estamos diante de uma oportunidade única.

A gente explica: Valores quebrados, como aqueles terminados em “99” acabam por fazer nosso cérebro ignorar de forma subconsciente os números da direita, consequentemente fazendo com que pensemos que o produto está mais barato do que realmente está.

No entanto, a psicologia dos preços não se resume a isso. Também se trata de criar promoções atreladas à formas de pagamento, parcelamentos, compras por quantidade, comparativo do preço antigo em contraste com o novo, conceder descontos em finais de mês, entre outros.

Utilizar essas estratégias podem levar o seu público a consumir mais em seu supermercado.

11. Aproveite ocasiões sazonais

Manter um calendário de ofertas para datas comemorativas é uma ótima forma de impulsionar suas vendas. Isso porque datas festivas, período de férias, estações e outros eventos marcantes são extremamente atrativos para os consumidores.

Mas não se limite apenas ao calendário anual comum. Inove, pesquise datas menos conhecidas e crie promoções únicas, que além de atraírem os consumidores, vai educá-los com informações ricas e ofertas inesquecíveis.

Por exemplo: no primeiro domingo de junho de todo ano acontece o Dia do vinho, data comemorada a nível nacional, e você pode aproveitá-la para criar ofertas na compra dessa bebida, ou até fornecer descontos no dia do professor, entre outras ideias que podem despertar o interesse e a curiosidade dos consumidores.

12. Marketing para supermercados: Faça corredores mais estreitos

Calma, não estamos sugerindo que os corredores sejam intransitáveis, mas torná-los estrategicamente mais estreitos faz a circulação de pessoas ser mais lenta e cuidadosa.

Por esse motivo, assim como no tráfego congestionado das cidades, ficar “preso” em um corredor dá mais tempo para o consumidor prestar atenção ao que tem ao redor, e funciona muito bem.

Porém, não abuse da estratégia: estreitar demais os corredores pode torná-los intransitáveis e gerar estresse e irritação, que culminará na desistência das compras.

13. Mantenha os corredores mais longos

Aliado com a estratégia descrita acima, corredores mais longos levam os consumidores a verem mais produtos e percorrerem um espaço maior, acabando por gerar uma possível compra por impulso.

Isso porque o cliente não planejava encontrar determinados produtos, mas a organização estratégica destes (mantendo a coerência de consumo e não simplesmente enchendo de produtos aleatórios) pode acionar algum gatilho e levar o consumidor a comprar.

14. Posicione bem os produtos essenciais

Quando o cliente entra em um supermercado, é quase sempre em busca de produtos essenciais. Por esse motivo, entregar o produto de imediato vai fazer a pessoa comprar e sair.

Para evitar que isso aconteça e o cliente permaneça mais tempo no estabelecimento (e por consequência, adquira mais itens), posicione esses produtos longe da entrada, de forma a motivar o consumidor a andar pela loja, entrando em contato com mais itens e promoções, e assim, acabar levando mais coisas.

15. Crie um ambiente agradável

Causar no cliente uma sensação de aconchego e acolhimento é um dos melhores investimentos de marketing que você pode fazer para o seu estabelecimento.

Isso porque gerar no consumidor uma lembrança positiva da sua loja transformará a compra em um momento agradável, melhorando a experiência do seu público.

Exemplos que podem gerar essa sensação de espaço acolhedor são: manter o ambiente limpo, organizado, cheiroso e bem iluminado; fornecer bom atendimento por meio de colaboradores bem treinados; criar promoções irresistíveis; promover oportunidades exclusivas para clientes fiéis; entregar produtos de qualidade e procedência seguras; manter os alimentos bem identificados; inserir sinalizações de corredores e produtos precisas, entre outras ações.

16. Marketing para supermercados: Invista na comunicação visual

Utilizando o marketing dos sentidos, melhore ao máximo a presença da sua marca por meio de estratégias visuais. Antes mesmo que o cliente chegue até a sua loja, deixe clara a sua autoridade e seriedade enquanto empresa.

Mantenha painéis e outros letreiros de sua marca bem iluminados, bem posicionados e limpos. A higienização adequada e a boa aparência mostram que a sua marca se leva a sério.

Isso porque, se a aparência da sua identidade visual possuir defeitos e sujidade, o cliente entenderá que sua marca não dá a mínima para a própria imagem, e se a empresa é tratada assim, o que será dos produtos?

17. Criatividade e capricho nos cartazes

Criar cartazes é algo que faz parte da identidade dos supermercados, não é? Isso porque eles possuem uma maneira única de captar a atenção dos clientes e conduzirem à compras realizadas por impulso. Seja dentro ou fora do estabelecimento, eles cumprem sua função com sucesso.

Por conta de sua diversidade e composições, podem explorar diversos aspectos do neuromarketing, como a psicologia dos preços e das cores, além de poderem conter imagens e outras informações de valor, tanto na área interna quanto externa do supermercado.

Para não criar uma sensação oposta ao consumo, evite cartazes com erros ortográficos, sujeiras, rasgos ou qualquer outro aspecto que sugira descaso do estabelecimento.

18. Posicione produtos para vendas conjuntas

A estratégia, também chamada de ‘venda casada’ se refere ao ato de adicionar dois produtos para que sejam adquiridos juntos.

Algumas formas de fazer isso são: ofertar descontos na compra de dois produtos diferentes juntos, ou induzir o cliente a comprar, de maneira espontânea, dois produtos diferentes.

Exemplos desses tipos de venda são: agregar bebidas alcóolicas e pertences para churrasco ou feijoada (no caso de produtos relacionados); ou até produtos sem conexões diretas, mas que possam se conectar dentro de um contexto específico (seja em um dia da semana ou época do mês), como chocolates e absorventes em finais de semana.

19. Invista em Tecnologias

A tecnologia avança mais a cada dia, e está por todos os lados. Investir em modernizar seu estabelecimento não apenas mostra que você está acompanhando as tendências como também se preocupa em oferecer comodidade e facilidade para seus clientes.

Além disso, algumas tecnologias inclusive vão reduzir significativamente retrabalhos e custos com tarefas que poderiam ser resolvidas em menos tempo. Confira alguns exemplos:

    • Etiquetas eletrônicas: com a ajuda de um software, o gestor do supermercado consegue gerir de forma rápida e fácil a troca de preços e até mesmo a criação de promoções temporárias ao longo do dia.
    • Autoatendimento: criar caixas de autoatendimento para clientes que compram poucos produtos pode agilizar as vendas em períodos de pico, pois melhora o fluxo de clientes e permite que o consumidor efetue o pagamento de forma autônoma. E de forma a evitar furtos, basta inserir câmeras na área e manter um colaborador de prontidão para inibir ações negativas e auxiliar consumidores menos experientes.
    • Vitrines virtuais: outra forma de expandir a presença do seu negócio é com a utilização de vitrines virtuais. Funcionam como um mercado digital, como pontos estratégicos em locais alheios ao da sua loja, e permitem que clientes comprem produtos com o aplicativo do supermercado no celular e recebam a aquisição diretamente no endereço cadastrado. O mesmo pode ser implementado no website do supermercado.

20. Marketing para supermercados: Não Apresse o cliente

Deixar relógios à mostra em um supermercado é a coisa mais contraproducente a se fazer. Isso porque o objetivo do estabelecimento é manter o cliente andando pelos corredores por mais tempo, já que é assim que ele poderá comprar por impulso.

Ter relógios visíveis vai fazer o consumidor perceber a passagem do tempo e isso pode até interromper sua compra. O mesmo vale para vidros e janelas que mostram o ambiente fora da loja, evite tê-los pelo lugar, uma vez que o céu age como um relógio natural.

21. Os mais vendidos com razão

Verifique semanalmente quais seus produtos com maior taxa de saída e diminua o preço deles. Com outros produtos, aumente o valor de forma proporcional, e divulgue os preços baixos de seus itens mais vendidos.

Essa estratégia funciona como uma isca para atrair clientes, que terão a sensação de que seu supermercado como um todo é mais barato que a concorrência, e passarão a frequentá-lo.

Porém, deve haver cuidado ao adotar essa prática, já que o aumento de valores deve ser em itens cuidadosamente escolhidos e ainda assim, eles não devem ficar muito acima do valor da concorrência, de forma a manter as vendas fluindo.

22. Seja onipresente

Esteja presente onde o seu cliente estiver, ou o máximo que conseguir com a estratégia omnichannel. Oferecer conveniência e facilidade nas compras é essencial para satisfazer e fidelizar o consumidor.

Invista na criação de outros canais para que seu público sempre tenha como adquirir seus produtos, seja por meio de aplicativo, website ou vitrines virtuais em pontos estratégicos, ofereça sua presença além da loja física.

23. Compare, comprove e melhore

Utilize uma ferramenta de benchmarking para obter informações relevantes sobre o marketing da sua empresa e analisar a concorrência.

Esse recurso te permite comparar suas estratégias com a de seus concorrentes e assim desenvolver um plano de negócios mais efetivo para conseguir atrair, conquistar e converter cada vez mais clientes.

24. Marketing para supermercados: Realize pesquisas

Crie e estabeleça uma presença não apenas local, como também digital, realizando pesquisas de opinião com seus clientes para criar engajamento e consequentemente melhorar a sua marca.

Com o mundo cada vez mais digitalizado, ofereça mais de um canal para a realização das pesquisas, como as redes sociais, que permitem estreitar ainda mais os laços com seus consumidores.

25. Crie um programa de fidelidade

Crie um programa de fidelidade cadastrando clientes e oferecendo descontos, brindes e outros benefícios exclusivos.

Seguem alguns exemplos:

    • Programa de pontos: após acumular uma quantidade determinada, o consumidor pode efetuar o resgate dos pontos em forma de cashback ou itens específicos;
    • Gamificação: após atingir determinada quantidade de indicações de novos clientes para baixar o app do supermercado ou de compras realizadas, o cliente sobe de nível e tem acesso a descontos progressivos;
    • Eventos: ao cumprir determinados requisitos de compra pelo estabelecimento no aplicativo, site ou na loja, como adquirir produtos de uma categoria ou marca específica, o cliente ganha um brinde, desconto ou um item extra gratuitamente.

26. Invista em SEO Local

Cadastre seu estabelecimento no Google Meu Negócio e, desse modo, torne seu supermercado pesquisável na internet para as pessoas que estão próximas dele, na mesma região ou cidade.

Além de aparecer no Google Maps, sua empresa passa a ranquear nos resultados de busca local, ganhando mais visibilidade.

27. Invista também em sua autoridade online

Estar presente e vender em múltiplos canais é bom, mas é ainda melhor oferecer uma experiência única para o seu público em todos esses meios.

Implemente a otimização para SEO em todos os seus canais digitais, e se destaque da concorrência mantendo suas páginas sempre responsivas, suas redes sociais sempre relevantes, seus conteúdos sempre segmentado, otimize seu aplicativo para dispositivos móveis diversos e não abra mão da cibersegurança.

Afinal, o cliente vem sempre em primeiro lugar, e se você estabelece uma relação de confiança com ele, sua autoridade cresce, e a importância da sua marca também.

28. Ofereça várias opções de pagamento

Oferecer opções para os consumidores efetuarem seus pagamentos pode ser um atrativo diferencial em seu estabelecimento, principalmente meios que incentivem a compra, como a utilização de cartões de crédito, programas de pontos e até mesmo a possibilidade de parcelamentos.

Isso porque, mesmo que o cliente não tenha consigo o dinheiro em espécie, ele optará por comprar de imediato ao invés de voltar depois.

Conclusão

Nesse artigo, você conheceu 28 valiosas dicas de como impulsionar suas vendas com poderosas estratégias de marketing para supermercados.

Comente conosco então o que achou dessa leitura e compartilhe com outros interessados em aumentarem suas vendas e em destacarem seus estabelecimentos diante da concorrência.

Fonte: Listenx Pricefy MercadApp Helio Print Rock Content

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