Com ROI e payback você consegue entender melhor como funciona suas aplicações, e como receber mais investindo pouco. Além disso, percebe quais estratégias estão dando mais certo e quais precisam de ajuste. Através dessas métricas é possível entender quais ações geram mais retorno e quanto tempo determinada atividade demora para se pagar. Além disso, com os resultados das análises, você direciona uma maior parcela do investimento para estratégias mais eficazes.

O que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês para “Return On Investment”, que significa “retorno sobre o investimento”. É usado por profissionais do marketing para determinar qual o retorno para cada real gasto. Ao calcular o ROI, fica mais fácil determinar se uma campanha foi positiva ou negativa para seu negócio.

O que é Payback?

O payback significa tempo de retorno de investimento. Através do cálculo é possível determinar quanto tempo uma campanha vai levar para se pagar. Esse cálculo é um pouco mais complexo que o do ROI, porém, oferece uma resultado mais eficaz em médio e longo prazo.

Quais as diferenças?

Os dois cálculos são usados para determinar o retorno que a empresa vai ter através do investimento. O ROI é o retorno direto sobre o investimento. Ele é usado para verificar se vale a pena investir em tal ação. Já o payback calcula o tempo do retorno. Portanto, calcula o tempo que vai levar para o valor investido ser recuperado.

Como calcular ROI e Payback?

Para calcular o ROI, você deve saber os custos da campanha e qual a receita gerada. Com isso em mãos, você precisa aplicar as informações na fórmula: ROI = (receita – custo)/custo

ROI

Você executou uma campanha do Google Ads que custou R$8 mil. A receita gerada foi de R$30 mil. Portanto, através da fórmula, é possível determinar que o ROI foi 2,75 vezes maior que o investimento inicial.

Exemplo:

Para calcular o payback você precisa saber o valor inicial do investimento e qual o ganho dentro de um determinado período de tempo. O período é determinado por você, portanto, é só aplicar a fórmula: Payback = Investimento inicial/ganhos em um período determinado

Payback

Digamos que você investiu R$50 mil e, mensalmente, você tenha um lucro de R$7 mil. Ao aplicar na fórmula, o resultado será 7. Portanto, essa é a quantidade de meses necessários para você reaver o investimento inicial.

Exemplo:

 Por que acompanhar as métricas?

Utilizar esses cálculos nos seus negócios vai te ajudar a investir menos e ganhar mais. Esses medidores também ajudam a alinhar as expectativas com a realidade, já que vão te ajudar a saber quanto investir em determinada estratégia e determinar quais foram ou não bem-sucedidas.